IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA É VÍTIMA DE MENTIRAS

Tempos atrás mudamos nosso conceito sobre a IASD. De seita passamos a considerá-la como Igreja que age como seita. Depois de muitas pesquisas, chegamos a essa conclusão, embora respeitemos nossos irmãos em Cristo que ainda adotam nosso pensar anterior. No texto a seguir, mostraremos que os apologistas cristãos brasileiros deveriam pedir desculpas à IASD por terem espalhado mentiras a respeito de nossos irmãos adventistas. Quais seriam estas mentiras?

A primeira grande mentira dos apologistas cristãos brasileiros contra a IASD consiste em espalhar a falsa informação de que o Arcanjo Miguel dos TJs e da IASD constituem a mesma heresia contra a pessoa de Jesus. Isto é uma calúnia absurda, malvada. Enquanto o Arcanjo Miguel dos TJs é um Jesus criatura, com natureza angelical, o Arcanjo Miguel é apenas um título honorífico para a pessoa Divina de Jesus, tão Deus quanto o Pai e o Espírito Santo. Para a IASD, Deus usou como anjos (mensageiros) os próprios anjos, os pastores nas Igrejas da Ásia (Apocalipse 2 e 3) e até o próprio Jesus, como o Anjo do Senhor, em suas cristofanias antes de sua encarnação. De todos estes anjos (mensageiros), quem é o ARC anjo, ou o maior e mais importante mensageiro? Jesus! É nesta acepção que Jesus é Arcanjo para a IASD. E esta concepção, embora discordemos dela, não anula em nada a divindade de Jesus, segundo a IASD. Assim diz uma das Literaturas da IASD:
➧ "Do exposto se deduz que o nosso conceito de Miguel, como outro título pra o Senhor Jesus Cristo, difere amplamente das ideias dos que ensinam que Miguel é apenas um ser angélico criado e não o verbo Eterno de Deus. Em contraste direto com esta cristologia depreciativa, os adventistas do sétimo dia sustentam que Jesus é "o próprio Deus da mesma substância que o Pai" - coigual, coexistente e coeterno com Deus o Pa. Cremos que jamais houve tempo em que Cristo não existisse. Ele é Deus para todo o sempre, tendo vida "original, não emprestada, não derivada". [1]
Com isso em mente, perguntamos: Será que os apologistas cristãos, depois de uma confissão dessas, não deveriam pedir perdão à IASD por difamá-la e acusá-la de apregoar um falso Jesus-Miguel igual ao dos TJs? Como somos cristãos praticantes, pedimos nossas sinceras desculpas à IASD por nossos textos e palestras em que cometemos o pecado de espalhar mentiras neste respeito. Não quisemos mentir, mas apenas confiamos em apologistas mal intencionados, incapazes de reconhecer o erro por pura falta de humildade. Perdão IASD!

Outra injustiça cometida pelos maus apologistas cristãos contra a IASD foi espalhar descaradamente que para a IASD Satanás é um corredentor de Cristo. Para a maioria dos Cristãos, tanto o bode expiatório (o que é morto) e o emissário (o que é enviado para o deserto) são figuras de Cristo. Para a IASD, apenas o bode expiatório representa Jesus morrendo e levando os nossos pecados em sentid expiatório; para a IASD, quando o Sumo Sacerdote sacrificava o bode expiatório e enviava o bode emissário para o deserto, este bode emissário representa o diabo LEVANDO os pecados da humanidade. Mas levando em que sentido? É aqui onde os apologistas cristãos no Brasil são injustos com a IASD. Simplesmente acham que a IASD, ao considerar o bode emissário como figura de Satanás levando os pecados da humanidade constitui heresia de perdição, pois equivaleria ensinar Satanás como corredentor de Cristo. Mas será que a IASD ensina exatamente assim? A resposta é não! De acordo com nossas pesquisas, a IASD ensina que Satanás leva A CULPA dos pecados de toda a humanidade, mas NÃO NO SENTIDO EXPIATÓRIO, pois Jesus é o bode expiatório. Para a IASD, Satanás não é o bode expiatório e, sendo assim, ele não pode ser corredentor de Cristo. Sobre isso, a IASD oficialmente se pronuncia:
➧ "No tocante à minha culpa, Cristo morreu por meus pecados. (Romanos 5:8) Ele foi traspassado pelas minhas transgressões e tomou sobre Si as minhas iniquidade. (Is 53) Assumiu as minhas responsabilidades, e somente o Seu sangue pode purificar-me de todo pecado. (1Jo 1:7) A Expiação pelos meus pecados é efetuada unicamente pelo sangue derramado por Cristo. E no que diz respeito ao pecado de Satanás e sua responsabilidade, não lhe é provida nenhuma salvação. Ele precisa ser castigado por causa da responsabilidade que lhe coube. [...] Do mesmo modo, Satanás é o principal responsável no grande crime do pecado e sua responsabilidade cairá sobre sua própria cabeça. O peso esmagador de sua responsabilidade nos pecados do mundo inteiro - tanto dos justos como dos ímpios - incidirá sobre ele. [...] Satanás não faz expiação pelos nossos pecados, mas ele terá de sofrer finalmente o castigo retribuidor por sua responsabilidade nos pecados dos homens, tanto dos justos como dos injustos. Os adventistas do sétimo dia rejeitam, portanto, inteiramente qualquer ideia, sugestão ou inferência de que Satanás seja em certo sentido ou medida o portador de nossos pecados. Esse pensamento nos causa horror, e é terrivelmente sacrílego. Tal conceito é uma pavorosa deturpação da eficácia de Cristo e Sua salvação, e transtorna toda a gloriosa provisão de salvação unicamente por meio de nosso Salvador." [2]
Com tal declaração oficial a IASD, não seria atitude desonesta afirmar que a IASD ensina Satanás como corredentor de Cristo? É óbvio que seria! Pois para a IASD, Satanás jamais será o portador de nossos pecados, ou seja, não é ele quem leva os pecados em sentido expiatório, mas os leva na acepção de LEVAR A CULPA por eles! Será que os maus apologistas cristãos serão homens para pedir perdão à IASD ou tentarão pinçar frases da literatura adventista, dora do contexto, para mentir e caluniar contra a IASD, fazendo parecer que ensinam o que JAMAIS ENSINARAM E ATÉ DEPLORAM?

Quanto a nós, não concordamos com a IASD em nenhuma de suas crenças acima. Não cremos que Jesus seja o Arcanjo Miguel e muito menos que Satanás seja o bode emissário. Mas não consideramos de modo algum tais crenças como heresia que rebaixa a pessoa de Cristo, afinal de contas os mesmos ensinos foram apregoados por verdadeiros homens de Deus, como Matthew Henry, Calvino e até teólogos dos séculos 20 e 21. São erros de interpretação que não rebaixam em nada a pessoa de Cristo.

Portanto, devido a estas mentiras espalhadas por maus apologistas, queremos declarar aqui nosso repúdio à mentira e à calúnia, característica de quem segue ao diabo, por sinal. Se quiserem considerar a IASD como seita, que o façam por outros ensinos, mas não por estes mencionados acima. - Fernando Galli.


[1] Questões Sobre Doutrina, p. 93.Tatuí-SP : Casa Publicadora Brasileira, 2008.
[2] Ibdem, pp. 289, 290.

Comentários

  1. Irmão, é muito bom ver um apologista dizendo tais verdades, todos tem o direito de discordar do que quiserem, mas eu como adventista fico extremamente sensibilizado por mentiras divulgados por esses "doutores em seitas". Paz e Graça, espero um dia lhe conhecer nos céus!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seus comentários devem contem no máximo 1000 caracteres

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)