TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - ZOMBANDO DE ANALOGIAS SOBRE A TRINDADE!

Extraído de um Site de um apologista TJ Vagabundo virtual e anônimo.

Um certo vagabundo virtual TJ publicou no site dele uma matéria zombando de analogias ou comprações que nossos irmãos zelosos fazem para tentar "explicar" a doutrina da Trindade. Desde a foto no topo até a argumentação do apologista TJ, até que ponto esse embusteiro vendedor de bambu luminoso e metido a teólogo tem razão em nos criticar?

Em primeiro lugar, a foto no topo mostra uma tríade. No mundo pagão, as nações representavam seus deuses falsos, em muitos casos, na forma de três deuses distintos em uma só imagem. Todavia, essa crençã nada tem a ver com a verdade bíblica de que há um Deus que coexiste e subsiste em Três Pessoas distintas. A fé cristã não apregoa três deuses. Nenhuma confissão de fé nossa ensina tal absurdo. Assim como Satanás apregoou a existência de deuses, deturpando o Ser do Verdadeiro Deus, assim também deturpou a doutrina da Trindade, apregoando tríades, já que nada se compara com esta verdade sobre Deus. Assim, quando esses arianos modernos nos acusam de crem em deuses de três cabeças estão nada mais nada menos do que zombando da fé cristã e ensinando pessoas através de mentiras, prática típica de filhos de Satanás, o pai da mentira. - João 8:44.

Em segundo lugar, é verdade que muitos de nossos irmãos zelosos buscam uma explicação sobre a Trindade e fazem comparações com elementos da natureza. Uns comparam a Trindade com os estados da água, outros com o trevo de três folhas, entre outros. Embora bem intencionados, tais irmãos acabam sendo imprecisos, pois nada na natureza se assemelha à Trindade. E é sobre isso que os hereges zombam de nós. Em vez de buscarem questionar nossa opinião oficial, atacam as opiniões de leigos, e acabam combatendo uma caricatura da Trindade. Veja, por exemplo, um trecho da matéria do supracitado malfeitor e zombador:


Deixando de lado, então, a patifaria de gente que se esconde atrás do anonimato, vamos ver o que nossa literatura cristã oficial afirma sobre tais analogias. Sobre elas, um de nossos teólogos renomados, Wayne Gruden, afirma:

Wayne Gruden, Manual de Teologia, p. 111. 

Enquanto os filhos das trevas combatem opiniões populares e imprecisas sobre a doutrina da Trindade, para ficar mais fácil para eles a refutação, nossa literatura oficial já ensina há muito tempo que as analogias "trinitarianas" não são corretas.

Enquanto os hereges afirmam que cremos em Três Deuses, e nos tacham de ser triteístas, veja o que oficialmente nossa literatura teológica afirma:

  1. "Trindade. Termo que designa um só Deus em três Pessoas." - Enciclopédia Histórico-|Teológica da Igreja Cristã : em um volume, página 576, Volume 3. São Paulo: Vida Nova, 2009.
  2. "Trindade. [...] Mas esta doutrina está implícita no testemunho dado pelas Escrituras quanto à verdadeira e completa divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mantendo uma distinção de pessoas; em outras palavras, há três pessoas em um único Deus." - Dicionário Bíblico Wycliffe, páginas 1967, 1968. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
  3. "TRINDADE. Termo que designa os três membros do Deus Triúno: Pai, Filho e Espírito Santo.  [...] Em toda a Bíblia, Deus é apresentado como o Pai, o Filho e o Espírito Santo - não três "deuses", mas três pessoas em um único Deus. (v.  Mt 28:19; 1Co 16:23, 24; 2Co 13:13)."- Dicionário Bíblico Tyndale, página 1806. Santo André: Geográfica Editora, 2015.
  4. "Trindade. A Igreja define a Trindade de Deus como a crença que em Deus existem três pessoas, que subsistem numa única natureza." - MACKENZIEJohn L. Dicionário Bíblico, página 866. São Paulo : Paulus, 1983.
  5. "Uma das melhores definições de Trindade que eu conheço é a de Warfield: "Existe apenas um Deus único e verdadeiro, mas na unidade da divindade existem três pessoas co-eternas e co-iguais, da mesma substância, mas de subsistência distinta"." - RYRIE, Charles C. Teologia Básica ao Alcance de Todos, página 61, 62. São Paulo: Mundo Cristão, 2004.
  6. "Historicamente, a Igreja formulou a doutrina da Trindade em razão do grande debate a respeito do relacionamento entre Jesus de Nazaré e o Pai. Três Pessoas distintas - o Pai, o Filho e o Espírito Santo são manifestadas como Deus, ao passo que a própria Bíblia sustenta com tenacidade o Shema judaico: "Ouve, ó Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR". (Dt 6:4)". - Horton, Stanley M. Teologia Sistemática - Uma Perspectiva Pentecostal, página 158. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
  7. "O Pai não é o Filho, [...] O Filho não é o Espírito Santo. [...] O Espírito Santo não é o Pai. [...] O Pai é o Deus único. O Filho é o Deus único. O Espírito Santo é o Deus único." - FERREIRA, Franklin & MYATT, Allan. Teologia Sistemática: uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual, páginas 183, 184. São Paulo: Vida Nova, 2007.
  8. "O único ser divino subsiste em três pessoas, Pai, Filho e Espírito. Esta proposição nada acrescenta aos fatos em si, pois os fatos são: (1) Que há um Ser Divino; (2) O Pai, o Filho e o Espírito são divinos. (3) O Pai, o Filho e o Espírito são pessoas distintas." - HODGE, Charles. Teologias Sistemática, páginas 334, 335. São Paulo: Hagnos, 2001.
  9. "Podemos definir a doutrina da Trindade do seguinte modo: Deus existe eternamente como três pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo - e cada pessoa é plenamente Deus, e existe um só Deus[...] Em certo sentido a doutrina da Trindade é um mistério que jamais seremos capazes de entender plenamente. Podemos, todavia, compreender parte de sua verdade resumindo o ensinamento das Escrituras em três declarações: 1. Deus é três pessoas. 2. Cada pessoa é plenamente Deus. 3. Há um só Deus." GRUDEN, Wayne. Teologia Sistemática : Atual e Exaustiva, páginas 165, 169. São Paulo : Vida Nova, 1999.
  10. "Pode-se discutir melhor, e resumidamente, a doutrina da Trindade em conexão com várias proposições que constituem um epítome da fé professada pela Igreja sobre esses pontos. a. Há no Ser Divino apenas uma essência indivisível. Deus é um em seu ser essencial, ou seja, em sua natureza constitucional. [...] b. Neste único Ser divino há três Pessoas ou subsistências individuais, o Pai, o Filho e o Espírito Santo." - BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática, página 83. 3a. Edição. São Paulo : Cultura Cristã, 2009.
  11. "Ponto de partida: Cultuamos Deus na Trindade e a Trindade na unidade, sem nunca confundir as pessoas nem separar as substâncias." [...] Embora exista um só Deus, ele existe em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo." - STURZ, Richard J. Teologia Sistemática, páginas 172, 176. São Paulo : Vida Nova, 2012.
  12. "Há três tipos distintos, porém, inter-relacionados, de evidência: a evidência a favor da unicidade de Deus - Deus é um; a evidência de que há três pessoas que são Deus; finalmente, as indicações ou, ao menos, aos sugestões da "triunidade" [...] 2. A divindade de cada uma das três pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo - deve ser assegurada. Cada um é qualitativamente igual. O Filho é Divino da mesma forma e na mesma medida que o Pai, e isso também se aplica ao Espírito Santo. [...] 4. A trindade é eterna. Sempre houve três - Pai, Filho e Espírito Santo - e todos eles foram divinos." - ERICKSON, Millard J. Teologia Sistemática, página 317.
  13. "A doutrina da Trindade pode expressar-se  nas seguintes seis afirmações: 1. Há na Escritura três que são reconhecidos como Deus. 2. Estes três são descritos de tal modo que somos compelidos a concebê-los como pessoas distintas. 3. Essa tripessoalidade de natureza divina não é simplesmente econômica e temporal, mas imanente e eterna. 4. Essa tripessoalidade não é triteísmo; pois enquanto haja três pessoas, há apenas uma essência. 5. As três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo são iguais. 6. Inescrutável, embora nao autocontraditória, essa doutrina fornece a chave de todas outras doutrinas." - STRONG, Augustus Hopkins. Teologia Sistemática, página 452, Volume 1. São Paulo : Hagnos, 2003.
Portanto, quem nos acusa de ser tristeístas não passa de impostor e caluniador, e não devemos perder nosso tempo com imitadores de Satanás. - Pr. Fernando Galli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

A IMPORTÂNCIA DE SUPORTARMOS UNS AOS OUTROS