TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - O CORPO GOVERNANTE DESMENTE QUERUVIM SOBRE A PRONÚNCIA DO NOME JEOVÁ


O apologista Queruvim, TJ, caiu no conto do vigário de Nehemia Gordon, e passou a espalhar na internet que este judeu havia descoberto a pronúncia original do nome YHWH. Em contrapartida, o Corpo Governante TJ sempre afirmou que ninguém sabe qual a pronúncia exata do nome sagrado. Então, o Queruvim fez vídeos pedindo para que as enciclopédias fossem atualizadas pois já fora descoberto qual o pronúncia perdida. Andou insinuando que até mesmo o Corpo Governante TJ deveria se atualizar. Será que o Corpo Governante caiu nessa conversa fiada? Veja:

Se você assistir ao vídeo abaixo todo, perceberá que em momento algum o Corpo Governante TJ afirma que Nehemia Gordon está com a razão. E muito menos confirma que a pronúncia deva ser Yehovah, e não Yahvéh. Assista ao vídeo extraído do site oficial das TJs: www.jw.org/pt


Observe entre os minutos 8 e 12 que o membro do Corpo Governante afirma:
"Alguns eruditos acham que a pronúncia original era algo como Javé, e não Jeová. Já outros acham que talvez tenha sido Yehovah. Mas até que ponto é importante saber a pronúncia exata do nome hebraico original? Será que poderíamos acabar nos desviando do que realmente importa ao tentar saber a pronúncia? Antes de mais nada vamos explicar por que usamos a pronúncia Jeová. Será que é porque é o mais próximo da pronúncia original? NÃO! Nós usamos o nome Jeová porque é uma forma bem conhecida. [...] Não seria razoável fazer as pessoas pronunciar o mesmo nome exatamente do mesmo jeito em todas as línguas [...] Por isso não é necessário tentar pronunciar o nome divino exatamente da mesma forma que em hebraico. [...] Mas será que não deveríamos usar a pronúncia mais próxima do nome divino?  Como já dissemos, os eruditos não chegam a um acordo quanto a pronúncia exata." 
Portanto, é nisso que dá os TJs acreditarem num pseudo hebraísta que apregoa algo que nem a liderança mundial dele reconhece. Se eu ainda fosse TJ, eu faria questão de denunciá-lo aos anciãos da congregação local dele, para que ele fosse seriamente punido e até desassociado, pois ele comete um crime contra a seita dele: Ir adiante dos ensinos do Corpo Governante. Mas como não sou mais TJ, graças a Deus, espero que os TJs não sejam enganados por esse aventureiro fujão que se acovarda em debater comigo, pois sabe a surra de Bíblia que levaria.

Por fim, quero parabenizar o membro do Corpo Governante por sua honestidade em admitir que, como não se pode saber a pronúncia original já que os eruditos não chegam a um acordo sobre ela, o mais importante é usar a forma mais conhecida, e ainda disse que se preocupar com a pronúncia original (COMO ALGUNS ENGANADORES FAZEM) seria se desviar do mais importante. 

Queruvim, calaaaaadooooo!!!!! - Pr. Fernando Galli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

A FAMÍLIA INTERNACIONAL (OS MENINOS DE DEUS) - DENÚNCIA SOBRE A SEITA DO SEXO.