TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DETONANDO FRÁGIL ARGUMENTO DELAS COM BASE NO TEXTO DE JOÃO 1:3.

Leiamos o texto na TNM edição 2015: "Todas as coisas vieram a existir por meio dele, e sem ele nem mesmo uma só coisa veio a existir. O que veio a existir" - João 1:3.

"ARGUMENTO" JEOVISTA:

No afã de tentar provar que a frase "sem Jesus, nem mesmo uma só coisa veio a existir" prova que Jesus é uma criatura, o argumento jeovista diz:
"Imagine que você diga sobre sua esposa: “sem ela, nada nesta casa foi comprado”, ou ainda “sem ela, nada do que eu tenho na vida foi conquistado” Por que você diria “sem ela” se você sempre tivesse estado “com ela”?
Justamente, a expressão “sem ele” indica que Deus esteve sozinho – e que nada do que foi feito se fez enquanto Deus estava sozinho, isto é, ‘sem o Logos’."
RESPOSTA CRISTÃ - Permita-me confessar que, se fosse esse o caso (visto que não encontramos qualquer episódio onde há tal afirmação da parte de Deus para com o Logos e sim o registro do Apóstolo João em seu prólogo com objetivo de exaltar o mesmo) obviamente eu diria: "sem ela, nada nessa casa foi comprado" — com relação a minha esposa — admitindo minha dependência para com a mesma para adquirir as coisas na casa, e ou, qualquer outra coisa na vida. Mas será que Deus teria dependido de uma criatura para criar tudo? Logo, a analogia jeovista é uma falácia de falsa comparação, pois põe em pé de igualdade a relação entre marido e esposa com a relação entre Pai e Filho na criação de todas as coisas. 

Sobre minha esposa, eu diria "sem ela" para destacá-la! Distingui-la de tudo que foi comprado ou adquirido por NÓS. E que isso não seria possível sem a mesma. 

A expressão "sem ele" (em Jo.1:3) ratifica o fato de que Esse estava com Deus antes de tudo que veio a existir ter sido criado/feito. Nada foi de fato criado sem o Logos.

É ululante a verdade de que o Logos — como bem expresso nesse verso — não pode ter sido o intermediário da criação de si mesmo (v.3), considerando ser impossível alguém ser criado ou "nascido" sem vir a existência (leia atentamente o verso 3 na TNM - 2015). 

Afirmar que "o Verbo nasceu (foi gerado/criado) antes de tudo que veio a existir" devido o mesmo, como Messias, ser chamado 'primogênito de toda criação' (cf. Cl.1:15), é, com todo apreço, um absurdo lógico violentamente anacrônico, sem qualquer compromisso com a razoabilidade e harmonia para com a revelação Bíblica concernente ao assunto, uma vez entendido que qualquer idéia de literalidade com respeito a sua "primogenitura" compreende o aspecto Messiânico encarnacional e ressurreição, — haja vista tal demonstração e confirmação  da herança adquirida por Aquele que, sem o qual, nenhuma existência possível tornar-se-ia um fato — por ser Ele a base ideal de toda subsistência, a fonte original e esfera de atividade como elemento condicional da vida de tudo que é criação (Colossenses 1:15-17), fazendo assim uma clara alusão ao projeto primordialmente prescrito pela Divindade Trina para manifestação no tempo oportuno, a saber, Sua ressurreição (cf. Salmos 89:27; Mateus.1:20; Atos 13:33; Hebreus 1:5; Gálatas 4:4; Efésios 3:8,9; 1 Pedro 1:20; João 1:3; Hebreus 1:2). Postulados que  primogenitura messiânica compreende o evento encarnacional como profetizado a respeito (Sl.89:26) e não a eternidade, nem tão pouco "o princípio" descrito no prólogo de João (v. 1:1). Aliás, sugerir a hipótese de um Deus maior gerando outro deus menor seja lá o de for soa forçosa e deliciosamente gnóstico. 

Perceba que o apóstolo, divinamente inspirado, nos assegura que: "sem ele (fora dEle, independente dEle... NÃO DEPOIS DELE), nem mesmo UMA SÓ coisa veio a EXISTÊNCIA"... E na TNM é acrescido: "o que veio a existir". Ora, isso exclui definitivamente o Logos de tudo aquilo que veio a ser (existir), não sendo Ele parte do que foi feito, mas o princípio causal de tudo que foi criado, destarte, sempiterno — como uma das pessoas na Eterna Divindade Triúna, YHWH (Deuteronômio 6:4; Isaías 43:10; 1 Coríntios 8:6; Atos 20:28; 5:3,4; João 1:1; 20:28, etc..)

Assim, respondendo a pergunta jeovista de forma mais simples - Por que você diria “sem ela” se você sempre tivesse estado “com ela?" - teríamos: PELO SIMPLES FATO DE QUE O LOGOS SEMPRE ESTEVE COM DEUS E NUM CERTO PONTO DESSE RELACIONAMENTO DEUS DECIDIU CRIAR, e nada do que Ele criou, o fez SEM O LOGOS. — Brício Lube, IPB de Teixeira de Freitas BA.
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* Lembrando que marido e mulher são da mesma natureza. Ambos são humanos e, portanto, criaturas. A comparação jeovista é tão medíocre que compara a relação interdependente de duas criaturas, em que uma depende da outra para adquirir algo, com a relação entre o Criador e uma suposta criatura, onde o Criador não dependeria em nada de sua criatura. Se essa comparação não se preta nem para ajudar o próprio argumento jeovista, quão mais terrível seria para apoiar o argumento cristão. Outro erro gritante da comparação é que põe um relacionamento eterno ao lado de um que não é eterno. homem precisou casar para se tornar o marido, e a mulher também para se tornar esposa. Mas nada na Bíblia ensina que Deus se tornou Pai com o criação do Logos. 

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