TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - 342A. MUDANÇA DE ENSINO: O TERCEIRO CÉU E O PARAÍSO DE 2 CORÍNTIOS 12:4 - O QUE SÃO


Já estava achando falta dos lampejos de luz do "jeová-TJ"! Mas como todo ano acontece, uma nova luz do verdadeiro-deus-TJ para o Corpo Governante. Anteriormente, os TJs criam que o terceiro céu e o paraíso de 2 Coríntios 12:2-4 se referiam a:
1a. Luz - "Portanto, parece que a referência ao “terceiro céu” indica um grau superlativo de arrebatamento no qual se teve esta visão. Note a maneira em que palavras e expressões são repetidas três vezes em Isaías 6:3; Ezequiel 21:27; João 21:15-17; Revelação 4:8, evidentemente com o fim de expressar uma intensificação da qualidade ou ideia." - Estudo Perspicaz, p. 493. Volume 1.
1A. Luz - "Arrebatada até o “terceiro céu” (veja CÉU, I [Terceiro Céu]), a pessoa que teve a visão entrou no “paraíso” e ouviu palavras inefáveis. Pode-se depreender que esse paraíso observado em visão podia referir-se a uma condição espiritual existente entre o povo de Deus, como se deu no caso do Israel carnal, do fato de que a congregação cristã também era o “campo de Deus em lavoura”, seu vinhedo espiritual, arraigado em Cristo Jesus e produzindo frutos para o louvor de Deus. (1Co 3:9; Jo 15:1-8) Como tal, substituíra a nação de Israel no favor de Deus. (Veja Mt 21:33-43.) A visão de Paulo, no entanto, deve logicamente ter tido aplicação a uma época futura, de modo a constituir uma ‘revelação’. (2Co 12:1) Uma apostasia havia de se manifestar na congregação cristã e já operava nos dias de Paulo; resultaria numa condição semelhante à de um campo ressemeado com joio. (Mt 13:24-30, 36-43; At 20:29; 2Te 2:3, 7; compare isso com He 6:7, 8.) Assim, parece razoável que a visão que Paulo teve do paraíso não se aplicaria enquanto este fosse o caso, mas evidentemente se relacionaria com a época da “colheita”, quando os cristãos genuínos seriam ajuntados pelos ceifeiros angélicos e usufruiriam ricas bênçãos e prosperidade espiritual concedidas por Deus." - Estudo Perspicaz, p. 175. Volume 3. 
Em outras palavras, anteriormente se cria que o "terceiro céu" seria uma forma de se dizer que Paulo teve uma forma superlativa de arrebatamento, pois o número 3 indica ênfase. E o paraíso referia-se ao paraíso espiritual que as TJs usufruem enquanto os 144 mil estão sendo ajuntados, equivalendo a colheita. Então, esse paraíso se refere a situação ATUAL DO POVO TJ.

Mas a luz brilhou, e agora este terceiro céu sofreu uma pequena mudança e o paraíso também. Vejamos:
2a. LUZ - "O “terceiro céu” de 2 Coríntios 12:2 provavelmente ´ é o Reino governado por Jesus e pelos 144 mil, também chamado de “novos céus” em 2 Pedro 3:13. Esse céu ´ é o “terceiro” porque o Reino ´ é um tipo de governo ´ único; ´ é o melhor que existe." - A Sentinela Dezembro de 2018, Edição de Estudo, p. 8. 
2a. LUZ - O “paraíso” para onde Paulo foi “arrebatado” na vis ˜ ão provavelmente se refere (1) ao Paraíso que vai existir na Terra, (2) ao paraíso espiritual que vai existir naquela ´ época, muito maior do que o paraíso espiritual que existe hoje e (3) ao “paraíso de Deus” no céu. Todos eles vão existir ao mesmo tempo no novo mundo." - A Sentinela Dezembro de 2018, Edição de Estudo, p. 8.
Em outras palavras, a mudança foi a seguinte: O terceiro céu é "terceiro" por ser superior, e não mais por ser uma forma superlativa de arrebatamento. Refere-se ao governo ou reino de Deus para os 144 mil nos céus. E o paraíso, em vez de ser sinônimo de terceiro céu, não mais significa o paraíso espiritual que supostamente já ha entre as TJs, mas a três tipos de paraísos diferentes que existirão: O literal, na terra paradisíaca, o espiritual que existira entre os TJs que estiverem vivendo na terra para sempre e o paraíso celestial.

Para a igreja cristã, o paraíso é o próprio terceiro céu. São expressões sinônimas, referindo-se ao lugar para onde os mortos, como aquele ex-ladrão na cruz ao qual, naquele mesmo dia, foi levado, junto com Jesus. (Lucas 23:43) Paulo foi levado ao mundo além morte, chamado de terceiro céu ou paraíso, onde os que viveram aqui aguardam a ressurreição dos mortos! - Pr. Fernando Galli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

A FAMÍLIA INTERNACIONAL (OS MENINOS DE DEUS) - DENÚNCIA SOBRE A SEITA DO SEXO.