ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA - ELLEN G. WHITE SE ENCONTROU COM ENOQUE EM OUTRO PLANETA?
Sabemos que em lugar nenhum a Bíblia ensina a existência de vida em outros planetas, ou galáxias. Mas a falsa profetisa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ellen G. White, afirmou ter tido a seguinte experiência num diálogo interplanetário, conforme o livro dela Vida e Ensinos, páginas 96-98:
“O Senhor me proporcionou uma vista de outros mundos. Foram-me dadas asas, e um anjo me acompanhou da cidade a um lugar fulgurante e glorioso. A relva era de um verde vivo, e os pássaros gorjeavam ali cânticos suaves. Os habitantes do lugar eram de todas as estaturas; nobres, majestosos e formosos. Ostentavam a expressa imagem de Jesus, e seu semblante irradiava santa alegria, que era uma expressão da liberdade e felicidade do lugar. Perguntei a um deles por que eram muito mais formosos que os da Terra. A resposta foi:- Vivemos em estrita obediência aos mandamentos de Deus, e não caímos em desobediência, como os habitantes da Terra.Vi então duas árvores. Uma se assemelhava muito à árvore da vida, existente na cidade. O fruto de ambas tinha belo aspecto, mas o de uma delas não era permitido comer. Tinham a faculdade de comer de ambas, mas era-lhes vedado comer de uma. Então meu anjo assistente me disse:- Ninguém aqui provou da árvore proibida; se, porém, comessem, cairiam.”Então fui levada a um mundo que tinha sete luas. Vi ali o bom e velho Enoque que tinha sido trasladado. Em sua destra havia uma palma resplendente, e em cada folha estava escrito: "Vitória." Pendia-lhe da cabeça uma grinalda branca, deslumbrante, com folhas, e no meio de cada folha estava escrito: "Pureza", e em redor da grinalda havia pedras de várias cores que resplandeciam mais do que as estrelas, e lançavam um reflexo sobre as letras, aumentando-lhes o volume. Na parte posterior da cabeça havia um arco em que rematava a grinalda, e nele estava escrito: "Santidade." Sobre a grinalda havia uma linda coroa que brilhava mais do que o Sol. Perguntei-lhe se este era o lugar para onde fora transportado da Terra. Ele disse:- Não é; minha morada é na cidade, e eu vim visitar este lugar.Ele percorria o lugar como se realmente estivesse em sua casa. Pedi ao meu anjo assistente que me deixasse ficar ali. Não podia suportar o pensamento de voltar a este mundo tenebroso. Disse então o anjo:
- Deves voltar e, se fores fiel, juntamente com os 144.000, terás o privilégio de visitar todos os mundos e ver a obra das mãos de Deus.” - Vida e Ensinos, páginas 96-98.
Você acredita que para uma pessoa ser batizada na IASD ela precisa já ter lido um livro ou uma publicação de Ellen G. White?
Agora, quanto à visão:
- Onde a Bíblia ensina que pessoas fiéis a Deus, trasladadas, como Enoque, Elias, precisaram de asas para receberem essa bênção?
- Como pode uma senhora ter visto uma coroa que brilhava mais que o sol, ali mesmo para onde ela supostamente voou? Ela e as pessoas no local teriam sido torradas! Não parece mais um sonho?
- Como achar que Enoque, debaixo do pecado adâmico, teria ido para um planeta de sete luas, onde ali ninguém havia pecado? Onde a Bíblia ensina haver pessoas em outros mundos físicos, em carne e osso, sem pecado?
- E que heresia é essa de um anjo do Senhor, assistente dela, ter-lhe dito que "se ela fosse fiel" iria, com os 144 mil, visitar outros mundos? Onde a Bíblia ensina isso?
- E para que asas? Para impulsionar o voo no espaço sideral, onde há ausência de ar? Quem estuda a fundo a história dessa visão, confirmada em 1847, sabe muito bem que Ellen G. White estava se referindo ao planeta Júpiter e suas luas, conforme Joseph Bates, líder do movimento na época, admitiu. (Great Second Advent Movement, página 258) E em outros livros, ela descreveu as pessoas ali como altas, majestosas e formosas. Em Júpiter?
Mas talvez os adventistas me perguntem: Onde Ellen G. White disse que ela foi a Júpiter? No texto acima, quando analisado isoladamente, realmente não se disse, mas falou de outros mundos, o que não faz nenhuma diferença. Todavia, o esposo de Ellen G. White, James White, escreveu em seu livro, em 1847, que sua esposa havia sido levada a Júpiter, Saturno e a um outro que ele não menciona. Quer a prova disso? Só ver o PDF do livro, abaixo:
Mas e pelas Escrituras, há provas de que não há vida em outros planetas? Não diretamente, nessas palavras, mas:
Além de toda essa "estória" absurda, a IASD usa as palavras de E. G. W., de outro livro dela, como alerta para quem desacredita no que ela escreve (plagiando ou não). Observe:
![]() |
A Word To a Little FLock [Uma Palavra ao Pequeno Rebanho], página 27, JAMES WHITE. |
Aqui afirma: "Ela foi guiada para planetas como Júpiter, Saturno, e eu acho que a um outro. Após ela voltar da visão, ela pode dar uma clara descrição de suas Luas, etc. É bem sabido que ela nada conhecia de astronomia, e não podia responder uma pergunta em relação aos planetas antes de ela ter tido esta visão".Assim, mesmo que os adventistas digam que quem escreveu este livro foi o esposo de Ellen G. White, e não ela, por que ela nunca desmentiu isso? Segundo, mesmo que afirmem que, no texto não se diz que E.G.W. encontrou-se com Enoque em Saturno, mas afirme que ela esteve em outros planetas e numa outra ocasião encontrou-se com Enoque, que diferença isso faz? Terceiro, mesmo que me desafiem a provar não haver vida em outros mundos, respondo que o ônus da prova cabe a quem acusa, a quem inventa, a quem postula. O fato de os astrônomos encontrarem planetas no Universo que poderiam ser compatíveis com a Terra não serviu jamais de prova que haja pessoas majestosas vivendo por lá.
Mas e pelas Escrituras, há provas de que não há vida em outros planetas? Não diretamente, nessas palavras, mas:
- Gênesis 1:1 afirma que Deus criou os céus e a terra, mostrando que apenas um planeta foi criado para ter vida;
- O Salmo 115:16 afirma que os céus pertencem a YHWH, mas a terra [e não outros planetas] Ele deu aos filhos dos homens;
- A Bíblia jamais menciona vida em outros mundos, a não ser céu (mundo espiritual) e terra (mundo físico);
- A Bíblia menciona "novos céus e nova terra" (2 Pedro 3:13), Jesus fala sobre herdar o reino dos céus e a terra (Mateus 5:3, 5), mas nada de vida em outros mundos. E mesmo que Hebreus fale que Deus criou os "mundos" (no grego: aionas), isso não significa que esses mundos sejam habitados. Literalmente, Hebreus 1:2 e 11:3, usam aiônas com o significado de "séculos", "eras", melhor traduzido por "mundos".
- Por fim, uma visão de uma "profetisa" depender apenas de provas científicas por falta de evidências Bíblicas é uma grande incoerência!
Além de toda essa "estória" absurda, a IASD usa as palavras de E. G. W., de outro livro dela, como alerta para quem desacredita no que ela escreve (plagiando ou não). Observe:
“Ai de quem mover um bloco ou mexer num alfinete dessas mensagens. A verdadeira compreensão dessas mensagens é de vital importância. Os destinos das almas dependem da maneira em que são elas recebidas” (Ellen G. White, Primeiros Escritos, Editora Casa Publicadora, Tatuí – SP; 1995 – páginas 258, 259).
Com a maior tranquilidade, os cristãos verdadeiros podem mover o bloco, mexer no alfinete, na linha, no tricô inteiro daquilo que essa senhora escreveu. Nossa vida eterna depende só da graça de Deus, por meio da fé em Cristo Jesus, e não de se crer naquilo que acabamos de examinar. De forma alguma quero incitar o ódio religioso contra a IASD, mas sim o sentimento de compaixão por milhões de pessoas vítimas de uma senhora com visões desse tipo, que afirmou ter feito viagens interplanetárias, e com ASAS ainda por cima. Criticam corretamente as tradições da Igreja Católica Romana mas obrigam seus adeptos a crerem nas tradições de Ellen G. White, todas elas fora da Bíblia. - Pr. Fernando Galli.