DECLARAÇÃO DE FÉ - ANTROPOLOGIA: O ESTUDO DO HOMEM


Cremos no relato de Gênesis 1:26, 27 como literal, onde narra que o homem foi criado por Deus a sua imagem e semelhança.

Cremos que o homem seja formado de uma parte material (corpo físico) e de uma parte imaterial (alma, espírito, coração, mente, consciência). - Gênesis 2:7; Zacarias 12:1; Lucas 23:43; 1 Pedro 3:21.

Cremos que Adão foi o primeiro homem criado por Deus e todos os outros homens que existiram ou existem vieram dele. Não aceito a Teoria da Evolução pois a Bíblia afirma que todos os seres vivos e plantas se reproduzem segundo a sua espécie. – Gênesis 1:11, 12, 21, 24, 25.

A CONSTITUIÇÃO DO HOMEM

Cremos que o homem é constituído de parte material – que é o corpo físico, feito do pó da terra. – Gênesis 2:7.

Cremos que o homem é constituído também de parte imaterial, pois os seguintes versículos bíblicos nos ensinam que: 

  • 1 Pedro 2:11 – Desejos carnais combatem contra a alma, portanto alma aqui não pode significar algo material.
  • Romanos 8:16 – O Espírito de Deus dá testemunho ao nosso Espírito de que somos filhos de Deus, logo temos um espírito.
  • 1 Coríntios 2:11 – Quem conhece as coisas do homem senão o espírito que está nele, logo há um espírito em nós.
  • Mateus 22:37 – Amarás o Senhor teu Deus de toda alma, logo temos uma alma.
  • 1 Tessalonicenses 5:23 – E o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos plenamente irrepreensíveis, logo somos parte imaterial (corpo) e imaterial (espírito e alma). 
  • Hebreus 4:12 – A Palavra de Deus penetra na divisão da alma e do espírito, ou seja, do ponto de vista dicótomo, a Palavra penetra onde não se pode dividir; trata-se de uma expressão para denotar o poder da Palavra de Deus.
Não cremos que Deus crie espíritos ou almas conforme as pessoas são geradas no ventre de suas mães, como se Deus tivesse um estoque de partes imateriais consigo. Ensinar isso equivaleria afirmar que Deus crie espíritos imperfeitos, portanto, pecadores, sendo que Deus só cria coisas boas e perfeitas. Não cremos também que Deus crie espíritos ou almas perfeitas para corpos humanos afetados pelo pecado, e que tais espíritos e almas sejam afetados pelo pecado do corpo. Cremos que desde Adão, naturalmente se formam espíritos ou almas na concepção, e juntamente com o corpo formem naturalmente uma pessoa afetada pelo pecado original.

O ESTADO ORIGINAL DO HOMEM

Cremos que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26, 27), não física porque Deus é espírito (João 4:24), mas criado com uma imagem pessoal do seu Criador, contendo intelecto, emoção, e vontade; 

Cremos que o homem, em seu estado original, não tinha natureza pecaminosa, pois além de Gênesis narrar como o homem pecou pela primeira vez, Eclesiastes 7:29 afirma que Deus fez o homem reto”.

A QUEDA DO HOMEM

Cremos que o homem desobedeceu a ordem divina, pecando, realizando um atentado contra Deus ao comer do fruto proibido. - Gênesis 2:15-17.

Cremos que ao pecar Deus diz que o homem se tornou como um de nós sabendo o que é bom e o que mau na acepção de que a com o pecado o homem quis determinar para si o que é certo e errado a seus próprios olhos, ou seja, passou a agir como se fosse Deus de si mesmo.

Cremos na literalidade do relato de Gênesis 3:1-5, quando Satanás vale-se de uma serpente, talvez como um ventríloquo age, dando a entender que fosse a serpente quem falava. Culpo a Satanás pelo pecado, e a sentença de Deus proferida sobre a serpente de que ela comeria pó o resto de seus dias poderia denotar que Satanás seria julgado e humilhado para sempre. – Apocalipse 20:10.

O ESTADO PRESENTE DO HOMEM

Cremos que, devido à queda, que o homem continua com a sua imagem e semelhança de Deus, porém diferente do seu estado original, visto que o homem, ao se converter, renova-se conforme a imagem daquele que o criou. - Colossenses 3:10.

Cremos que o pecado atingiu o intelecto, as emoções e a vontade humana, pois todo o ser do homem é afetado pelo pecado de modo que ele não atinge a glória de Deus. - Romanos 3:23.

Cremos que hoje o homem seja totalmente impossibilitado de agradar a Deus por forças próprias ou até mesmo de buscar a Deus. Romanos 3:11 diz que não há quem entenda, não há quem busque a Deus; Efésios 2:1-10 diz que o homem não convertido anda morto em suas transgressões e pecados, no caminho deste mundo, seguindo os desejos carnais, sendo filhos da ira. – Veja também Salmo 14:1-3.

CRIADOS À IMAGEM DE DEUS

Cremos que a declaração criados à imagem de Deus não nos ponha como homens deuses, mas signifique que, como homens, temos algo que outros seres criados não tem:

  • Uma semelhança mental, que nos permite raciocinar, avaliar, escolher. - Gênesis 2.19; Colossenses 3.10.
  • Uma semelhança moral e espiritual, que nos permite discernir entre o certo e o errado, entre o santo e o profano, etc. Se a Bíblia afirma que na regeneração, o homem é criado em justiça e retidão (Efésios 4.24), pode-se esperar que originalmente homem possuía tanto retidão quanto santidade. - Gênesis 1.31.
  • Uma semelhança social, que nos faz procurar por companhia, onde encontramos, afeto, auxílio, amor, etc. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7