REFUTAÇÃO AO SITE TJ A VERDADE É LÓGICA - PARTE 2

ASSUNTO - JESUS SER A SABEDORIA DE DEUS


TJ A VERDADE É LÓGICA - SE JESUS É A SABEDORIA DE DEUS, E A SABEDORIA DE DEUS NÃO PODE SER CRIADA, COMO ENTÃO PODERIA JESUS SER CRIADO?
Para muitos, essa pergunta é aparentemente sem resposta. Mas não tão rápido!
Primeiramente outra pergunta tem que ser respondida:
Se Jesus é LITERALMENTE a sabedoria de Deus, quando Jesus se "esvaziou" e veio à Terra, ele "se esvaziou" também de sua sabedoria?
Veja as 2 possibilidades:
- "Sim". Então Deus ficou sem sabedoria. (Absurdo!)

- "Não". Então como poderia a suposta SABEDORIA suprema, estando plena, não saber o dia e a hora, ao passo que O Pai sabia? (Mat 24:36) (Outro absurdo!)
Outra questão complicada pros Trinitários é: Se Jesus é a sabedoria de Deus, por que somente o filho é a sabedoria, mas o Pai e o espírito santo não são?
Isso faria o FILHO ser sábio e as duas outras pessoas não serem sábias. Absurdo.
Assim, chegamos a outro ponto: O Filho é um ATRIBUTO de Deus ou uma PESSOA divina? Pessoas são pessoas, atributos são atributos. O poder, a sabedoria, o amor, a eternidade e demais atributos de Deus não são pessoas. Pessoas não são atributos. Atributos não são pessoas.
Assim, alegar que Jesus é um atributo inerente a Deus é basicamente alegar que Jesus é ALGO, não uma pessoa. Os judeus e as TJs entendem o espírito santo como sendo algo, não alguém. Assim, e espírito de Jeová não é uma pessoa porque é algo. Se fosse uma pessoa não seria algo.
Da mesma forma, se Jesus é literalmente a sabedoria de Deus, então ele é algo.

SOLUÇÃO: Jesus não é literalmente a sabedoria de Deus. Antes, ele é REPRESENTADO pela sabedoria poética, porque é NELE que a sabedoria de Deus se manifesta. A SABEDORIA literal está EM Deus. Mas a sabedoria que representa a Cristo está COM (ao lado de) DEUS. (Provérbios 8:27)
Essa sabedoria foi:
1) 'Criada' (Provérbios 8:22)
2) 'O primeiro fruto/trabalho de Deus' (Provérbios 8:22b)
3) 'Foi gerada' (Provérbios 8:24)
4) 'Nasceu' (Provérbios 8;25)
5) 'Esteve AO LADO de Jeová', não EM Jeová, nem era Jeová' (Provérbios 8:27, 30);

CRISTÃO APOLINHO - Vamos então às respostas. Quando questionamos: Como Jesus pode não ser Deus se Ele é a sabedoria de Deus, não estamos achando que Ele é um atributo de Deus. Sabemos que Ele é uma pessoa! Pode ter certeza disso! Quando fazemos esta pergunta, queremos dizer que apenas uma pessoa tão divina quanto Deus, o Pai, pode ser a sabedoria de Deus. É este o nosso questionamento!

Sobre a encarnação de Jesus, Ele, existindo na forma de Deus, assumiu a forma de homem, sem deixar de ser Deus. (Filipenses 2:5-8) Sendo assim, o Deus Filho direcionou sua divindade para sofrer todo o processo que qualquer ser humano passa, e isto inclui aprender. Jesus cresceu em sabedoria. (Lucas 2:52) Então, o cérebro humano de Jesus não sabia o dia e a hora (Mateus 24:36), pois era limitado. Mas em sua natureza divina, Jesus era todo sábio. São duas naturezas: a divina e a humana. Como isso se dá, não sabemos, pois Jesus é único nesse ponto. Mas que a Bíblia diz que Jesus, existindo na forma de Deus assumiu a forma humana, isso ela diz, e não podemos negar que este fato implica em Jesus ter duas naturezas ao mesmo tempo.

Depois você pergunta: Se Jesus é a sabedoria de Deus, por que somente o filho é a sabedoria, mas o Pai e o espírito santo não são? Bem, você está certo em afirmar que Jesus é a sabedoria de Deus porque ele a manifesta a nós. Como Jesus Cristo homem é nosso mediador, então ele transmite a sabedoria de Deus. Mas quanto da sabedoria de Deus está em Jesus, como Deus-homem? Só todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento! (Colossenses 2:3) Alguém que não seja Deus pode ter todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento, sendo que apenas Deus sabe de todas as coisas? Sendo que apenas o Espírito Santo conhece as coisas de Deus? (1 Coríntios 2:10, 11) Agora, se apenas o Espírito Santo sabe as coisas de Deus, Ele deve ser a Sabedoria de Deus na acepção de ser o instrumento de Deus para revelar ao homem o Jesus que é a sabedoria de Deus, não acha? E se o Pai da glória nos dá o espírito de sabedoria (Efésios 1:17), então o Pai também deve ser a sabedoria de Deus na acepção de nos dá-la através de Jesus, com a ação do Espírito Santo, também chamado de Espírito de Sabedoria! (Isaías 11:1, 2) E antes que você use Colossenses 1:9, onde se admite que podemos ficar cheios de toda a sabedoria, este toda é a sabedoria que Deus decide nos dar, afinal uma coisa é ficar cheio de toda a sabedoria, outra coisa é SER a sabedoria de Deus, pois só Deus pode ser sua sabedoria em sentido simbólico, é claro, pois Deus não é atributo. 

Então, você propõe a sua solução: Jesus não é literalmente a sabedoria de Deus, e isso eu já sabia! A sabedoria de Deus é manifesta através de Jesus? Sim, isso eu também já sabia. Mas a Bíblia não diz que Jesus é a sabedoria de Deus porque ele a manifesta ao mundo, mesmo porque Jesus existia com Deus, o Pai, antes de haver mundo. (João 17:5; Provérbios 8:22-31) Então, Jesus é muito mais do que apenas ser a sabedoria de Deus por manifestá-la. E depois você afirma: A sabedoria literal estava em Deus mas a sabedoria a qual Jesus representa estava com (ou ao lado de) Deus. Parece que você não leu o texto em grego, prezado! Colossenses 2:3 diz que EM Jesus estão ocultos todos os tesouros da sabedoria. Então, a sabedoria de Deus não está apenas em Deus, como o Pai, mas em Jesus também. E outro ponto: Onde você leu em Provérbios esse papo de sabedoria literal e poética? 

Depois, você argumenta que essa sabedoria de Provérbios 8 é:

1) 'Criada' (Provérbios 8:22) - E eu te pergunto: Que tipo de sabedoria de Deus é criada? A poética? Qualquer sabedoria de Deus é incriada! Criada, aqui, é produzida, revelada com um fim. E os dicionários de hebraico estão aí para provar isso.
2) 'O primeiro fruto/trabalho de Deus' (Provérbios 8:22b) - E eu te respondo: É o primeiro fruto de Deus não na acepção de ser literalmente criada, mas revelada, produzida.
3) 'Foi gerada' (Provérbios 8:24) - E eu te respondo: Desde quando? Qual sabedoria de Deus, que tipo, foi gerada a partir de um momento? Nenhuma, pois Deus é a fonte de toda a sabedoria. Então, a sabedoria de Deus foi gerada desde a eternidade, pois Deus sempre a possuiu. 
4) 'Nasceu' (Provérbios 8;25) - Novamente, nasceu quando? Você sabe a resposta. 
5) 'Esteve AO LADO de Jeová', não EM Jeová, nem era Jeová' (Provérbios 8:27, 30) - E eu te respondo, não era Jeová, nem era Jesus literalmente. O uso da expressão estar ao lado de se deve ao fato do texto mencionar a sabedoria de Deus falando como se fosse uma criança. Não é a sabedoria que é poética, é o texto que é poético! É a própria sabedoria de Deus falando! Ou seja, é Deus falando! Esta sabedoria que estava ao lado de Deus era seu mestre de obras, ou seja, era a sabedoria do próprio Deus atuando como tal na criação de tudo, e não uma criatura inferior agindo como mestre de obras de Deus! Isto seria ridículo, por sinal! Apenas Deus pode ser seu próprio mestre de obras! Apenas Jesus, aqui a sabedoria personificada de Deus, poderia lhe ser mestre de obras de Deus, pois Jesus é Deus. - Provérbios 8:30. 

É assim parceiro, sem fazer tantos "revorteios", responda: Como uma criatura pode ser a sabedoria de Deus e nela estar ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento? É apenas isso que você deveria responder, e não excretar da sua mente tanta argumentação desnecessária! 

ASSUNTO - ESPÍRITO SANTO

TJ A VERDADE É LÓGICA - Estou chegando à conclusão de que a maior blasfêmia contra o espírito santo é que 99% dos argumentos a favor da Trindade não o incluem. 

Apolinho, por que vocês ao tentar provara Trindade não incluem argumentos a favor de o espírito santo ser um ser pessoal e ser Deus? Não seria porque não há muitos argumentos, ou porque realmente ele não é um ser pessoal e, por isso, não há a tal trindade?



CRISTÃO APOLINHO - Você tem toda a razão e quero agradecê-lo pela dica. É que a maior blasfêmia contra a Trindade da parte de vocês, arianos modernos, é usar 70% dos argumentos tentando provar que Jesus não é o Deus Verdadeiro. Mas para me redimir, vamos lá: Um resuminho básico para você:


PROVAS DA PERSONALIDADE

Creio que o Espírito Santo seja um ser pessoal porque a Bíblia atribui a Ele aspectos pessoais como:

·         Intelecto – Ele conhece as coisas de Deus - 1 Coríntios 2:10, 11.
·         Ele sonda os corações. - Romanos 8:27;
·         Emoções – Pode-se entristecê-lo. - Efésios 4:30; Isaías 63:10.
·         Vontade própria – Ele distribui dons conforme lhe apraz. - 1 Coríntios 12:11.
·         Pode ser desobedecido. - Atos 10:19-21;
·         Pode-se mentir a Ele. -  At. 5:3, 4.
·         Pode ser resistido. - Atos 7:51;
·         Pode ser reverenciado. -  Salmos 51:11;
·         Pode-se blasfemar contra Ele. - Mateus 12:31;

Creio que o Espírito Santo seja um ser pessoal pelas suas Obras pessoais.

·         Ensina - João 14:26;
·         Guia - Romanos 8:14;
·         Comissiona - Atos 13:4;
·         Ordena - Atos 8:29; Atos 13:2;
·         Age no homem - Gênesis 6:3;
·         Intercede - Romanos 8:26;
·         Fala - João 15:26; 2 Pedro 1:21;

PROVAS DA DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO

·         Ele é chamado de Deus quando se diz que Ananias e Safira mentiram para o Espírito Santo e para Deus. – Atos 5:3, 4.
·         Diz-se dEle: O Senhor é o Espírito, ou seja, se há um só Senhor, Deus (Efésios 4:5) e o Espírito é o Senhor, logo, o Espírito Santo é Deus. - 2 Coríntios 3:17, 18.
·         Atributos divinos dados ao Espírito Santo:
·         Eternidade – [...] Cristo ... por meio do Espírito Eterno, ofereceu-se a si mesmo... - Hebreus 9:14.
·         Onipresença – Não se pode fugir do Espírito de Deus pois Ele está em toda a parte. - Salmos 139:7-10.
·         Onipotência - Associa-se o Espírito Santo com o poder do Altíssimo. - Lucas 1:35.
·         Onisciência - 1 Coríntios. 2:10, 11.

Obras divinas do Espírito Santo:

·         Criação – O Espírito de Deus participou da criação dos céus e da terra (Gênesis 1:1, 2) nos fez e nos deu vida (Jó 33:4); Deus envia seu Espírito para criar. - Salmos 104:30
·         Transmissão de vida – O Espírito Santo ressuscitou Jesus e dará vida aos nossos corpos mortais (Romanos 8:11); Diz-se que o Espírito é que dá vida. - João. 6:63
·         Autoria da profecia divina – Homens falaram da parte de Deus movidos por Espírito Santo. - 2 Pedro 1:21.

Está satisfeito, irrefutável apologista (kkk!)




ASSUNTO - JESUS TER VIDA EM SI PROVA QUE ELE É DEUS?

TJ A VERDADE É LÓGICA - Vocês, trinitários, afirmam que em João 5:26, prova que Jesus é o Deus Verdadeiro, pois ali Jesus disse que o Pai concedeu ao Filho ter vida em si mesmo, assim como o Pai tem vida em si mesmo. Mas vocês estão completamente errados, pois se Jesus é Deus, Jesus não precisaria que se concedesse vida em si mesmo a ele, pois Deus não poderia conceder a ele mesmo algo que ele naturalmente já tinha. E só uma coisinha para você pensar: Qualquer interpretação que você dê para vida em si mesmo, você vai ter um sério problema. Sabe qual? É que Deus sempre teve vida em si mesmo, seja qual significado você dê a isso. Sendo assim, Jesus não pode ser Deus, pois se fosse, Deus não poderia dar a ele mesmo algo que sempre teve. Sai dessa, Apolinho!!!!

CRISTÃO APOLINHO - Sim! Obrigado pela pergunta. Quando lemos que Deus concedeu a Jesus ter vida em si mesmo, está se referindo ao estado humano de Jesus. Pois Jesus, vindo para morrer, humilhou-se, e tornou-se obediente até a morte de cruz. (Filipenses 2:5-8) Se veio para morrer, veio na forma de homem. Sendo homem aqui na terra, Deus, o Pai lhe concede vida em si mesmo. Portanto, Deus não deu vida em si mesmo ao que jamais pode morrer, ou seja, Jesus em sua forma de Deus, mas sim a Jesus em sua forma humana. Por isso, ele podia dizer: Eu sou a vida. (João 14:6) Veja o que um comentarista explica:

Champlin, R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, Lucas a João, p. 346. Volume 2. 
Portanto, receber Jesus vida em si mesmo, que é atributo apenas divino, prova que Jesus é Deus, pois só Deus tem vida em si mesmo. E nem perca seu tempo em argumentar: "Mas Jesus não diz que seus ouvintes teriam "vida em vós" (João 6:53) Quer dizer que seremos deuses também?" Esse argumento é bobagem, pois Jesus não disse que eles teriam vida em si em vós. Eu não tenho vida em si em mim. Eu, pela fé em Jesus, tenho vida em mim. Nós não temos vida em si em nós. Nós, pela fé em Jesus, temos vida em nós. Portanto, não confunda ter em si vida em si, com ter vida (em si), (em mim), (em nós). A coisa está ficando Russa para você?!

ASSUNTO - JESUS SER A PALAVRA DE DEUS


TJ A VERDADE É LÓGICA - Apolinho, vocês trinitaristas dizem que Jesus é a Palavra de Deus em João 1:1 porque ele é o próprio Deus, mas o melhor texto que explica o porquê Jesus é a Palavra de Deus em João 1:1 é Deuteronômio 18:18. Este texto diz que Deus poria nos lábios do vindouro Jesus (esse texto foi escrito nos dias de Moisés) as palavras que ele deveria dizer. É nesse sentido que Jesus é a Palavra de Deus.




CRISTÃO APOLINHO - Não há dúvida que Jesus falou as palavras que seu Pai lhe ordenava. Digamos que Jesus ser a palavra inclui que ele anuncie aqui na terra a Palavra de Deus. Mas muito mais do que isso está envolvido, pois o texto de Deuteronômio 18:18 previa apenas o que Jesus ainda falaria, mas Jesus é a Palavra de Deus NO PRINCÍPIO, e no contexto de João 1:1, esse princípio é antes de se criar tudo (João 1:3). Assim afirmar que Jesus é a palavra de Deus porque ele viria aqui falar a palavra de Deus é ensinar o finzinho de um todo sem princípio! EU também havia dito que o fato de Jesus ser a Palavra de Deus indica que Ele é o Deus verdadeiro, pois criatura nenhuma pode ser a própria palavra de Deus. E o Sr. andou argumentando que palavra é uma "coisa" e Jesus é uma pessoa, portanto, minha comparação não fazia sentido. Sua fala foi ridícula, amigo, típica de quem quer dissimular o cerne da questão. Jesus não é a palavra de Deus em sentido literal. Ele não é o falar de Deus. Ele não é um conjunto de fonemas assentado por escrito. Eu havia dito que eu sou o que falo na acepção de minhas palavras, simbolicamente, serem o que eu sou. Ou seja, o que eu falo vale tanto o que eu sou. Jesus é a Palavra de Deus porque o que Deus fala é tão importante quanto o falar de Deus, porque Ele é o Deus. Essa palavra é a causa primária de tudo. E disse Deus: Haja Luz. (Gênesis 1:3) Jesus é a Palavra porque é por meio dEle que Deus cria, mas afirmar que Deus criou tudo através de uma criatura é ridículo. Uma criatura é infinitamente inferior a seu infinitamente superior Criador. Logo, nenhuma criatura pode ser a Palavra de Deus, pois não estaria à altura de ser tal Palavra NO PRINCÍPIO. Somente hereges como vocês, TJs, podem imaginar Jesus sendo criatura e mestre de obras do próprio Deus! Imagine o Deus Todo Poderoso usando alguém para lhe servir de MESTRE de obras. Que piada! Somente uma das Pessoas de Deus pode ser-lhe, devido à igualdade em natureza, mestre de obras, pois sabe tanto quanto Deus.  


ASSUNTO - PREMISSAS CONTRA A TRINDADE




TJ A VERDADE É LÓGICA - Apolinho, pensa comigo aqui! Se a nossa mente não consegue entender a Trindade, e se temos a mente de Cristo, conforme 1 Coríntios 2:16, logo, a mente de Cristo que está em nós não consegue entender a Trindade. Se Jesus é Deus, então, nem Deus entende a Trindade.




CRISTÃO APOLINHO - Prezado A Verdade é Lógica, quando a Bíblia diz que temos a mente de Cristo, não significa que sabemos tudo o que ele sabe. Ou você acha que sabe tanto quanto ele sabia aqui na terra? Eu aposto e ganho que não. Termos a mente de Cristo implica em conhecer o que ele achou necessário nos ensinar e nem sonhar em saber o que ele tinha a nos falar, mas não falou porque não poderíamos suportar. (João 16:12) Portanto, sua argumentação é uma besteira sem tamanho! Ninguém tem literalmente toda ou parte da mente de Cristo, mas temos os seus ensinos. E com os seus ensinos podemos descobrir que ele realmente sabia que era o Deus verdadeiro, pois afirmava ser a verdade. (João 14:6) Quem, senão Deus, é  a verdade? "Seja Deus verdadeiro, embora todo homem seja achado mentiroso." (Romanos 3:3, 4) E se referiu ao Espírito Santo como o Espírito da Verdade. (João 14:17; 15:26; 16:13) Então, o Pai, O Filho e o Espírito Santo são a verdade! Jesus fala também de ser glorificado com a glória que tinha antes de haver mundo. (João 17:5) Parece que apenas Deus pode existir antes que houvesse mundo. Se o Pai é Deus, e Jesus dizia que quem o visse via o Pai (João 14:7, 8), logo perguntamos: Como pode uma criatura infinitamente inferior a seu Criador infinitamente superior afirmar que quem a vê, vê o Pai, Deus? Portanto, só com esses exemplos, já percebemos que tendo a mente de Cristo, ou seus ensinos, podemos encontrar bases para nossa crença na Trindade, embora nos seja impossível entender como Deus consegue ser três Pessoas distintas num só Deus. E lembre-se: Uma coisa é ter bases bíblicas para uma crença, outra coisa é explicá-la, principalmente quando se refere às coisas de Deus, que apenas o Espírito de Deus pode conhecer. - 1 Coríntios 2:11.


ASSUNTO - JESUS É DEUS POR PERDOAR PECADOS?

TJ A VERDADE É LÓGICA - Vocês, trinitários, afirmam que Jesus é Deus porque perdoava pecados. No relato bíblico de Marcos 2 vemos a cura de um paralítico feita pelo senhor Jesus. Após dizer no verso 5 "teus pecados estão perdoados", os escribas o acusaram de Blasfêmia. Eles disseram: "Quem pode perdoar pecados senão um só, Deus?". Muitos defensores da Trindade usam esta passagem para alegar que Jesus possuía um atributo exclusivo de Deus, o de perdoar pecados, e portanto é ele mesmo Deus. Será assim mesmo?
Não. Primeiro por que perdoar pecados não é uma atributo exclusivo de Deus. Quem alegou isso foram os escribas. Jesus disse em Lucas 17:3: "Se o seu irmão cometer um pecado censure-o e, se ele se arrepender, perdoe lhe." Em João 20:21-23 Jesus, próximo de sua morte, concede a seus discípulos espírito santo e lhes diz: "Se vocês perdoarem os pecados de alguém, eles estão perdoados; se não perdoarem os pecados de alguém, eles não estão perdoados." Portanto Jesus compartilhou este atributo, de perdoar pecados, com seus apóstolos. (Veja Atos 5:3,4)
Segundo, Jesus disse no mesmo relato da cura do paralítico que "o Filho do Homem tem autoridade NA TERRA para perdoar pecados..."(Mat.9:6) Após sua ressurreição para o céu nenhum cristão orou a Jesus dizendo "Senhor Jesus perdoa os meus pecados". Nós devemos orar ao Pai pedindo perdão pelos pecado assim como Jesus nos orientou, por meio do sacrifício de resgate pago por ele. (Mat. 6:12) A Bíblia diz que "se alguém cometer um pecado temos um ajudador junto ao Pai: Jesus Cristo, um justo."(1Joao 2:1,2)
Terceiro, a Bíblia diz que "Deus o enalteceu (a Jesus) como Agente Principal e Salvador, para dar a Israel arrependimento e PERDÃO DE PECADOS."(Atos 5:31). Portanto o atributo de perdoar pecados FOI DADO a Jesus por DEUS, que o enalteceu. Se Jesus já fosse Deus como poderia ter sido enaltecido? Vale lembrar que as profecias messiânicas já apontavam que o Servo de Jeová iria "levar os erros" ou pecados do povo de Israel. (Isaias 53:11)

Portanto aqueles que alegam que apenas Deus tem autoridade para perdoar pecados estão raciocinado da mesma forma que os escribas da época de Jesus, mostrando falta de conhecimento das profecias a respeito do Messias. É possível que esses até acusassem Cristo de blasfêmia também lá no primeiro século.

APOLINHO CRISTÃO - Obrigado por seus comentários, brilhante apologista. O Sr. não sabe a diferença entre perdoar pecados na acepção humana e na acepção divina. Quando perdoamos os pecados uns dos outros, queremos dizer que desculpamos a pessoa e esquecemos o erro. Mas quando Deus nos perdoa, além da desculpa, ele tem PODER para perdoar pecados. Nós não temos. Porque só Deus tem poder para cancelar em sua mente os efeitos do pecado na vida de pessoas. Jesus, para mostrar que ele tinha esse poder e essa prerrogativa divina, curou o paralítico. Por um acaso, prezado, você já perdoou alguém e instantaneamente a pessoa ficou curada? É óbvio que não, porque esse tipo de perdoar só Deus tem. Então, não confunda perdoar com poder para perdoar. Quando Jesus estava perdoando o pecado do paralítico, ele não apenas estava anunciando o perdão divino, mas CANCELANDO o débito do paralítico de pecados anteriores para TODO O SEMPRE, e isto só Deus tem poder para fazer. Somente Deus tem o poder de remover a culpa e declarar isso! (Êxodo 34:6, 7; Salmo 103:12) Só Deus torna nossos pecados brancos como a neve e a lã. (Isaías 1:18) Jesus não apenas tinha o poder de saber a iniquidade que os fariseus arrazoavam em seu coração, mas também tinha poder para cancelar pecados. Que é tão diferente o nosso perdoar do poder de Deus perdoar fica evidente na seguinte ilustração: Uma pessoa pode nos magoar e pedir perdão a nós sem de fato estar arrependida. Nós a perdoamos, mas será que Deus a perdoa? Não! Pois o perdão de Deus está relacionado ao poder dEle. Não é nossa mera decisão de não nos vingar, mas de cancelar os efeitos do pecado. Quando perdoamos, como igreja, um pecador genuinamente arrependido, não estamos cancelando os pecados dela, nem purificando a pessoa. Muito menos removendo os efeitos do pecado. O pecado nos possibilita adoecer, envelhecer e morrer. Quando perdoamos como igreja, não temos o poder, devido ao perdão estendido, de curar, rejuvenecer ou ressuscitar e dar vida eterna a pessoa. Deus tem esse poder de perdoar e dar algo mais. 

Com respeito a Jesus ter apenas na terra poder para perdoar pecados, isto não prova que ele não seja Deus. Afinal, Jesus estava na terra. Deus também perdoa pecados apenas aqui na terra, ou você conhece algum caso de pecados perdoados lá no céu? Duvido! Sua argumentação mostra o que realmente você tem na cabeça! 

Terceiro, quando foi que Deus enalteceu Jesus? Quando ele se sentou à sua direita, conforme, Atos 5:31. Ou seja, quando ascendeu aos céus. A sua própria seita ensina isso. (A Sentinela 1 de janeiro de 1979, p. 19) Sendo assim, fica fácil entender: Jesus ao vir à terra fez-se menor que os anjos, logo, humilhou-se e se esvaziou. (Hebreus 2:7) Quando retorna aos céus, volta a sua posição original, enaltecido pelo Pai, com uma nova função: Perdoar e salvar. Você tem esse atributo? Claro que não! E se o perdoar de Jesus está atrelado ao seu enaltecimento, fica claro que você e eu, que nem enaltecidos somos a nada, não podemos perdoar na mesma acepção que Jesus perdoa. E para te explicar algo importante: Quem crê na Trindade admite que Pai, Filho e Espírito Santo tem a mesma natureza, mas funções diferentes. O Filho se humilhar e adquirir a natureza humana, humilhando-se, não fere em nada a sua natureza divina quando retorna aos céus, assim como o seu "gizuis", quando era anjo pré-encarnado, vem à terra como homem, ao ser enaltecido, isso nada fere a sua natureza angelical anterior. Mas eu perdoo você por esses erros. Não sei se Deus perdoa, mas eu te perdoo.


ASSUNTO - JESUS E A TRINDADE - APOCALIPSE 1:1

TJ A VERDADE É LÓGICA - Em Revelação (Apocalipse) 1:1 lemos sobre a revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu. Se Deus deu essa revelação a Jesus, ele não a tinha antes, certo? Se não a tinha antes, ele não podia ser Deus. Logo, não há uma Trindade. Ou será que Jesus fingiu que não sabia o que revelou?

Vamos Apolinho, sai dessa se você for capaz.





CRISTÃO APOLINHO - Perdoe-me por demorar um pouco em responder seu questionamento irrefutável. Você é muito bom em me deixar sem respostas. É que minha esposa e eu temos um pouco de dinheiro guardado na gaveta, e eu havia pedido para ela de DAR 20 Reais, e ela me DEU, para que eu pudesse dá-lo a quem jamais teve o NOSSO DINHEIRO (20 Reais), pois precisávamos pagá-lo. Quando ele recebeu o dinheiro, chegou em casa feliz da vida e gritou: Este é o dinheiro do Apolinho, que sua esposa lhe deu, para os devidos fins.

Também, minha esposa e eu escrevemos um texto juntos, há muito tempo atrás, e eu havia pedido para ela me DAR O TEXTO QUE NÓS ESCREVEMOS, e ela me DEU O TEXTO QUE NÓS ESCREVEMOS JUNTOS para revelá-lo a nossos vizinhos. E apenas quero informá-lo que o dinheiro que ela me deu já era nosso, e ela e eu já sabíamos de quanto tínhamos, aliás, nós dois juntos o conquistamos há muito tempo atrás! E também o texto que revelamos a nossos vizinhos também era do conhecimento de ambos - MInha esposa e eu. Nós já sabíamos de tudo o que estava escrito naquele texto, letra por letra, pois nós quisemos que cada letra daquele texto fosse escrito. Mas eu deixei nas mãos de minha esposa o direito de decidir quando revelá-lo e a quem, e por meio de quem. Quando eu fui entregar o texto, um dos vizinhos o divulgou no jornal da seguinte forma: Revelação do Apolinho, que sua esposa lhe deu, para os devidos fins. Então, Sr. A Verdade é Lógica, perdoe-me pela demora para respondê-lo, pois estava "ENTERTIDO" com esses acontecimentos. 

Agora, quanto a sua pergunta sobre João 1:1, ESTOU SEM RESPOSTA. Confesso que você me fulminou. Óóóó´! E agora, quem poderá me defender?


ASSUNTO - OPOSIÇÃO ÀS TJS

TJ A VERDADE É LÓGICA - Por que o Fernando Galli, do IACS - Seitas, diz que foi liberto da suposta "seita" TJ se ele fica 14 horas por dia falando mal das Testemunhas de Jeová? Por que ele não vai trabalhar? Fazer algo produtivo? Quem sabe ler um livro? Estudar a Bíblia e dedicar-se à fé que ele abraça? Será que realmente ele busca o reino de Deus em primeiro lugar preparando tantas matérias contra o povo de Deus? 





CRISTÃO APOLINHO - Muito agradecidos, ficamos, por suas visitas constantes em nosso site. Sentimo-nos honrados. Mas apenas a título de informação, nosso Presidente, Fernando Galli, gasta entre 20 a 30 minutos para fazer cada matéria sobre os TJs. Ele tem feito duas por dia. Quanto é 30 + 30? Isso! Sessenta minutos, ou seja, uma hora. Agora eu te pergunto: Quanto tempo o prezado e nobre debatedor gasta para preparar vídeos no youtube tão sofisticados? Um vídeo desses deve levar umas 10 a 14 horas para ser produzido. Assim, eu te pergunto: Por que você diz que saiu de Babilônia se por semana gasta de 10 a 14 horas fazendo vídeos contra as crenças de nossas Igrejas que você condena, sem contar o tempo que perde lendo comentários no facebook e fazendo do Pica-Pau e do Tom & Jerry mascotes móveis em favor da Torre de Vigia? Hein? 

ASSUNTO - FALSAS PROFECIAS

TJ A VERDADE É LÓGICA - Um exame mais atento, porém, da história dos primitivos cristãos mostra que sempre houve equívocos, entre o povo de Deus, quanto às interpretações das profecias bíblicas. Isso é fato. Há "documentos" que provam isso. Observe:

Em 32 EC - "Profetizaram" que o Reino de Deus iria se manifestar "imediatamente"; Antes de 33 EC - Após a morte de Jesus, que ocorreu em 33 EC, seus discípulos demonstraram estar equivocados quanto à obra do Messias. Eles não entenderam que ele teria de sofrer, morrer e ser ressuscitado no terceiro dia. Eles também esperavam que "esse homem fosse aquele que ia livrar Israel". (Luc.24:21) Achavam que Jesus iria livrar a nação de Israel do domínio opressor dos gentios, e que isso ocorreria antes de sua morte, que se deu em 33 EC.

Em 33 EC, próximo de 25 de Íiar- Criam que Jesus iria estabelecer o Reino naquele "tempo" (chronos, em grego) após sua ressurreição, pouco antes de ascender aos céus. Também achavam que este Reino seria restabelecido a Israel. Estavam equivocados quanto aos "tempos" (chronos; duração dos períodos) e quanto às "épocas" (kairós; "épocas caracterizadas por certos eventos"). Erraram tanto a data quanto o evento que iria ocorrer. - Atos 1:6,7. (Veja Dicionário Vine, p.621)

Em 50 EC - Alguns acreditavam que o "Dia de Jeová" ou "Dia do Senhor" já havia chegado por volta daquele ano. Paulo teve de alertar a congregação dos tessalonicenses para que não perdessem o bom senso devido a essas "falsas profecias". 2 Tes.2:1,2.

Antes de 100 EC - Interpretaram erroneamente as palavras de Jesus referentes ao apóstolo João (que morreu por volta de 100 EC): "Se eu quiser que ele permaneça até eu vir, o que importa isso a você?" Eles entenderam que a vinda de Jesus ocorreria antes da morte de João, e que, desse modo, ele não iria morrer. - João 21:21-23. (Embora João realmente tenha "presenciado" a vinda de Jesus por meio da visão que teve registrada no Apocalipse. -Apoc.1:10). Eram esses seguidores de Jesus "Falsos Profetas"? Claro que não! Muito menos o Corpo Governante.

CRISTÃO APOLINHO - Os discípulos de Jesus não tinham ainda nas mãos o texto bíblico em que Jesus cristo disse: Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe. (Mateus 24:36) Assim, eles, informalmente, e não através de doutrina publicada em cartas, revistas, folhetos, etc, perguntaram a Jesus se o fim viria naqueles dias, ou se o Reino seria estabelecido naquele tempo. Dificilmente, nos dias de Paulo, o evangelho de Mateus e Marcos era bem conhecido dos cristãos. Por isso, também na forma de interpretações pessoas, e não opinião generalizada da Igreja Cristã, alguns acreditavam que o dia do Senhor havia chegado. E diga-se de passagem, Paulo, em 2 Tessalonicenses 2:1-3, ao falar de alguns que criam na vinda iminente de Cristo, alerta os cristãos a não serem seduzidos por pessoas que pregavam isso. Então, usar um texto que fala de sedutores espirituais para justificar o proceder de Russell e do Corpo Governante em prever a volta de Jesus com data marcada não seria dar um tiro no pé? E não é que o Corpo Governante seduziu a muitos mesmo? Teve gente até vendendo o que tinha para gastar o dinheiro nos últimos meses que restavam antes do fracassado Armagedom de 1975.  Sempre que pessoas, na Igreja de Cristo, em qualquer época, previram a volta de Cristo para determinada data, erraram feio, pois Jesus já havia dito que isto era impossível. E outro ponto: Uma coisa é achar que podemos estar no fim, perto da volta de Cristo (e isto eu também acho), outra coisa é afirmarmos que até tal dia Jesus já terá voltado. Deixa de ser dissimulado, amigão! A sua seita previu a volta de Jesus, com tamanha certeza, para 1914, e 1925, e disseram que provavelmente viria em 1975, às vezes dizendo que não podiam afirmar que viria, outras vezes que poderia vir. E não se esqueça que falso profeta não é apenas aquele que faz profecias para o futuro, mas aquele que interpreta as Escrituras, inclusive as profecias bíblicas, de forma errônea e absurda. E por fim, tentar justificar os erros pessoais mencionando erros dos apóstolos é um disparate. Se um TJ em pecado fosse para uma comissão judicativa ser julgado por seu erro e dissesse: Ah, mas tem pessoas no passado que erraram como eu, será que os anciãos da sua seita achariam que essa pessoa está arrependida? Você sabe que não! Então, que tal desassociar o Corpo Governante da sua vida?

VEJA A PARTE 1 DESSE DEBATE AQUI

14 comentários:

  1. O lema dessa página a verdade é lógica é diminuir Jesus a qualquer custo,mesmo que pra isso tenha que tirar um dos atributos de Deus.nunca vi um argumento tão horroroso desses, comparar perdão de pecados de Jesus com o nosso perdão de pecados que damos quando uma pessoa nos fere é absurdo.quando dizem que pessoas dessa religião não questiona nada que vem de seus"lideres" eu achava exagero mais agora vi como essa gente é cega.falar que o atributo de perdoar pecados(pecados no sentido que só Deus perdoa) não é exclusivo de Deus só pra não dá o braço a torcer para os trinitários que afirma que Jesus é Deus porque ele perdoou pecados é absurdo.

    ResponderExcluir
  2. No começo parecia que os argumentos do "A verdade é lógica" pareciam um fogo, mas depois das respostas do Apolinho, vimos que apenas era apenas uma pequena fumaça, fuu sumiu.

    ResponderExcluir
  3. Estou sabendo de um casal aqui em Floripa que havia deixado a Igreja Batista por ficar se alimentando do facebook e do youtube desse tal a verdade é lógica. Mas quando eles descobriram seu site, irmão Fernando, retornarum à Igreja Batista. Pediram perdão para a igreja e disseram: hoje eu sei quem é o verdadeiro apologista da verdade. E o pastor quis saber do seu site, irmão Fernando. Como é uma igreja de 300 membros, eles mandaram fazer 100 apostilas suas, uma para cada família. Você simplesmente quebrou os caras.

    ResponderExcluir
  4. Radialista Depois te Pago e Lucas Lemos24 de maio de 2017 22:10

    Prezado IACS,

    Sou da Igreja Metodista e te agradecemos muito pelos teus textos. Aqui em Sorocaba, os anciãos TJs zombavam muito dos evangélicos. Sua apostila está circulando em muitas igrejas. E isso porque é nível iniciante. Estou ancioso por novos níveis. KKKKKKK!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. A verdade é lógica refutou já todos estes argumentos!!! aprende muito com eles!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aonde que foi refutado? Gostaria de saber.....

      Excluir
    2. Eles são cômicos! Acham que refutam!

      Excluir
  6. todos esses textos citados nessa pagina foram refutados pelo grupo do lógica, melhor ainda foi o víde feito onde humilhou o coitado do pastor martinez que se julga teólogo mas mostrou que ele é bom com senhoras idosas, foi quando caiu na pagina do logica ficou igual a uma criançinha........https://www.youtube.com/watch?v=8WP1uarrtA0&t=1715s

    ResponderExcluir
  7. Alcides, eu não faço Apologético como esse tal de Martinez, mas confesso que vi o vídeo inteiro, e não percebi nada fenomenal. Nem me fez cócegas. Eu queria ver esse pessoal do A Verdade é Lógica debater comigo no Programa Vejam Só. Eles correm de mim como a galinha corre na frente de um carro. A minha página de debates em que você comenta está aberta a eles, e eles nem me respondem. Aliás, os próprios anciãos TJs aqui já me disseram: "Você leva vantagem porque debate com testemunhas de Jeová na internet que não são do Corpo Governante". Até os anciãos TJs aqui reconhecem que eu levo vantagem em minhas respostas a eles. Manda eles debaterem comigo! Meu site está aberto a esse debate com eles!

    ResponderExcluir
  8. Somos muito agradecidos por suas respostas bíblicas contra essa turma de hereges e ninguém mais de nossa igreja vai dar ouvidos aos tjs. Agredeço pela dica que nos deu sobre como fazer os testemunhas do diabo não baterem mais na nossa porta. Avisamos em nossa igreja como cada membro deve proceder.

    ResponderExcluir
  9. LOuvo a Deus por tua vida, homem de Deus. Obrigado por nos ajudar! Suas respostas bíblicas são mito boas e confiáveis irmão Fernando Galli. Minha família se beneficiou delas.

    ResponderExcluir
  10. Fenomenal as respostas!
    O grupelho A "verdade" é lógica se mostra cada vez mais retrógrados em suas colocações. Para um grupo que se denomina "lógico", deveriam ser menos incongruêntes quanto as suas interpretações. Parabéns Fernando Galli, que Nosso Deus (Triúno) continue abençoando ricamente nesse trabalho. Paz a Todos

    ResponderExcluir
  11. Apóstata! Volte para Jeová enquanto é tempo! O Corpo Governante só pensa em te ajudar. Não são más pessoas! Eles são imperfeitos, erram como nós! Volte, pobre homem, volte. Eu tenho câncer, estou nas últimas, volte! Quero te ver no paraíso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento por seu estado. Espero que se recupere. Se isto não acontecer, só lhe peço uma coisa: Ore assim a Jeová, em nome de Jesus: "Querido Deus cujo nome é Jeová, em nome de Jesus te peço perdão de meus pecados. Reconheço meus erros em minha vida, e apenas pelo sacrifício de Jesus eu posso receber a vida eterna. Perdão por qualquer erro de interpretação da Bíblia que eu tenha cometido, pois sou uma pessoa imperfeita. Em nome de Jesus, se eu morrer, que eu morra sendo um filho do Deus da Bíblia, Jeová, pela fé em Cristo Jesus. Muito obrigado(a) pelos anos de vida que tive, e quero morrer aguardando a ressurreição no último dia. Abençoe todos aqueles que ficam e que procuram fazer a tua vontade. Cuide de minha família e que teu Espírito Santo conduza todas as pessoas que eu amo a toda verdade. Em nome de Jesus, amém.

      Excluir

Seus comentários devem contem no máximo 500 caracteres