VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

Vó Rosa
Nada temos contra a pessoa chamada Sra. Rosa, a quem os adeptos do movimento Igreja Apostólica Santa Vó Rosa dirigem-se como o "Espírito Consolador". Todavia, no campo doutrinário, temos muito o que discordar dos ensinos ali apregoados. Assim, o IACS - Instituto Apologético Cristo Salva - tem o prazer de disponibilizar um estudo sobre as heresias desta seita.

SEMINÁRIO APOLOGÉTICO CRISTO SALVA
TEMA: IGREJA APOSTÓLICA SANTA VÓ ROSA



Definição - Igreja fundada em 1954, resultado de uma divisão de uma igreja evangélica liderada pelo casal Eurico Mattos Coutinho e Odete Correa Coutinho, e a Vó Rosa, uma visionária do grupo. Em 1970, a Vó Rosa faleceu vítima de um atropelamento, na cidade de Poá, São Paulo. Esperando a ressurreição desta senhora por sete dias, entenderam que a Vó Rosa havia se tornado o Espírito Consolador prometido por Jesus. Para eles, então, ela não havia morrido! Depois disso, ela recebe um novo nome: Testemunha do Poder de Deus”. Após sua morte, seu sobrinho Aldo Bertoni a sucede e afirma receber mensagens da Vó Rosa. O grupo usa a Bíblia e três livros para eles especiais: O Evangelho do Reino dos Céus, O Espírito Santo de Deus e o Consolador e O Consolador nos Tempos do Fim.

Heresias da Seita
.
ENSINO 1 - A Igreja Apostólica Santa Vó Rosa (IASVR) ensina que enquanto a Vó Rosa estava viva aqui na Terra, Jesus deu a Ela durante 16 anos todo o conhecimento para preparar a igreja deles e dar-lhes a doutrina.
“Todo conhecimento da doutrina e a organização da Igreja, Jesus nos deu por meio da Santa Vó Rosa, pois durante dezesseis anos Ela foi constantemente arrebatada ao céu em espírito, a fim de aprender o que era necessário e útil para o preparo da Igreja. Assim, por intermédio dela tomamos conhecimento da vontade do Pai quanto à organização da Igreja e grande parte da doutrina.” - O Espírito Santo de Deus e o Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 129.
Resposta Cristã - Não podemos concordar com essas declarações pelos seguintes motivos:

➤De acordo com Tito 1:9, a doutrina da Igreja é baseada na sã doutrina da palavra fiel, que está registrada na Bíblia.

➤A Bíblia classifica a doutrina ensinada pela Vó Rosa e seus sucessores Bispo Eurico e Missionária Odete, por ser tão fora da doutrina correta, como: Se alguém ensina alguma outra doutrina e discorda das sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e da doutrina que é de acordo com a piedade, 4 é arrogante e não compreende nada, mas delira em questões e discórdias acerca de palavras; dessas coisas nascem invejas, brigas, calúnias, suspeitas maliciosas, 5 disputas de homens de entendimento corrompido e privados da verdade, que imaginam que a piedade é fonte de lucro. - 1 Timóteo 6:3-5.

➤Não há lugar para uma tal de vó Rosa, de acordo com as Escrituras, para elaborar a doutrina da Igreja de Cristo, pois é o Espírito Santo quem nos leva a toda a verdade, e Ele usou os apóstolos e discípulos para constituírem, junto com Jesus, o alicerce da doutrina Cristã. (Efésios 2:20) - João 16:13, 14; Atos 15:28, 29.

ENSINO 2 - A IASVR ensina que a Sra. Rosa, ao falecer, tornou-se o Consolador prometido por Jesus, em João 14:16.
“Jesus cumpriu sua promessa enviando o Consolador, a Santa Vó Rosa, que, por meio da Igreja Apostólica, tem convencido a muitos a respeito da verdade, da justiça e do juízo divinos.” - O Espírito Santo de Deus e o Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 60.
Resposta Cristã - Impossível coadunar esta crença com as Escrituras Sagradas pelos motivos abaixo:

➤ Jesus usou a expressão "outro" Consolador pois a palavra grega outro é állos, e significa outro da mesma espécie, segundo muitos dicionários do grego bíblico. De qual espécie era Jesus? Deus! (João 1:1; 20:28) O outro Consolador teria que ser Deus, e apenas o Espírito Santo pode cumprir com esse requisito, pois apenas Ele ainda seria revelado com sua obra maravilhosa. Foi no Pentecostes de 33 d.C. que o Espírito Santo foi derramado. Em 1 João 2:1, 2, lemos que Jesus é o parákletos, ou advogado junto a Deus. Onde poderíamos encontrar uma suposta Santa Vó Rosa preenchendo as prerrogativas de ser Deus e ser Advogada junto a Deus? Qual a base Bíblica para isso, se a tal Vó Rosa é uma criatura que morreu atropelada por um taxista?

➤ A IASVR ensina que o Espírito Santo é o Consolador (João 14:26), mas a “santa Vó Rosa” seria o “outro Consolador”, de João 14:16. Por que um humano jamais poderia ser “outro” Consolador?

➤ Se a “santa Vó Rosa” é o outro Consolador (João 14:16), se Deus-Pai é o Consolador (Lamentações 1:16), (João 14:16), o Espírito Santo o Consolador (João 14:26) e Jesus Cristo o Consolador (1 João 2:1), que espécie de consideração é dada à “santa Vó Rosa”? Novamente, a palavra grega állos implica que o outro Consolador deveria ser da mesma espécie que Jesus, tão Deus quanto Ele. Com certeza, a Vó Rosa está longe disso!
Observação: Em Apocalipse 2:17 lemos: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.” Para a IASVR, a Vó Rosa cumpre essa profecia em ser a vencedora, e só ela sabia que tinha esse novo nome, o Espírito Consolador, mas como era muito humilde, não revelava a ninguém. - O Consolador nos Tempos do Fim, 1a. Edição de 1989, páginas 97-99. 
Resposta Cristã - A expressão ao vencedor não se aplica a uma única pessoa. Assim como o Maná foi dado muitos nos dias de Israel, quando caminhava para a Terra Prometida, assim também figurativamente este maná escondido será dado a muitos. Representa Jesus, o maná melhor, o pão que desceu dos céus. (João 6:48, 49) E Jesus, como pão da vida, é dado a todos os salvos, não a uma única pessoa. Está disponível a todos que depositam fé em Jesus Cristo. (Mateus 11:25; Colossenses 2:3; 3:3) O novo nome tem provavelmente a ver com o nome de Cristo, escrito espiritualmente nas frontes de todos os salvos. (3:12; 14:1; 22:4) Isto indica que todos os salvos pertencem a Cristo.

ENSINO 3 - A IASVR ensina que no início do movimento era uma igreja como as demais, mas depois tornou-se a única igreja verdadeira, dirigida diretamente do céu.
“É bem verdade que, em seu início, foi a mesma [igreja] quase igual às demais organizações religiosas existentes, mas com o preparo da Santa Vó Rosa como Consolador, Deus o Pai e Jesus puderam aperfeiçoar a igreja e torná-la em uma igreja dirigida diretamente pelo céu, e sob esse governo a Igreja Apostólica se transformou e hoje é a verdadeira igreja de Deus sobre a terra. É um abrigo espiritual para milhares que nela encontram a verdadeira salvação.” - O Consolador nos Tempos do Fim, 1a. Edição de 1989, página 25.
Resposta Cristã - Veja a refutação a seguir às seguintes heresias explanadas acima:

➤ A Bíblia ensina que Jesus é o fundador da Igreja verdadeira, que existe, como cristã, desde que Ele edificou essa Igreja através do Espírito Santo, em Pentecostes de 33 d.C. (Mateus 16:18; Atos 2:1-4) Portanto, desde sua fundação, por assim dizer, Deus aperfeiçoa sempre sua igreja, edificando-a. Quando Jesus diz, após a sua morte, estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos, ele estava reivindicando o governo dEle sobre a Igreja desde então, e não desde os dias da Vó Rosa.

➤ Os que fazem parte da Igreja verdadeira, reconhecem Jesus, apenas ele, como meio de Salvação, e não a própria igreja. Não há, segundo a Bíblia, outro nome pelo qual tenhamos que ser salvos, exceto o de Jesus, que é o caminho para o Pai. - Atos 4:12; João 14:6.

➤ Romanos 1:25 pode ser usado para fundamentar que o nosso conceito sobre seitas que trocam a verdade de Deus pela mentira. Lemos ali: Pois substituíram a verdade de Deus pela mentira e adoraram e serviram à criatura em lugar do Criador, que é bendito eternamente. Amém. Qualquer estudioso desta seita, ao frequentar seus cultos, sem estar sob a lavagem cerebral do movimento, tem a clara impressão que a Vò Rosa é deificada na posição de Deusa ali, embora não admitam isso.

Observação: Veja a mensagem que a Vó Rosa enviou ao seu sucessor, o Bispo Primaz Aldo: “A Santa Vó Rosa nasceu do Espírito Santo de Deus, faz parte dos planos de Deus para a salvação e redenção da criatura humana. Portanto, esta promessa é desde a Antiguidade, quando Deus o Pai e seu Espírito prepararam um plano de salvação para a humanidade pecadora, cuja redenção deveria ter o derramamento do sangue de um inocente para purificação e redenção do pecador, afim de que, viesse gozar de todas as bênçãos dos Céus, cujas bênçãos constariam no testamento de Jesus, mas seria preciso um outro Santo poderoso para abrir este testamento, a fim de fazer valer toda a graça redentora do sacrifício de Jesus. Portanto, este Santo é a Santa Vó Rosa. E, após a sua glorificação aos Céus, Ela passou para o Irmão Aldo a missão de revelar ao mundo a sua glória, seu poder e também a missão desta Santa Igreja Apostólica na terra. A Santa Vó Rosa recebeu de Jesus todo o poder de dar vida à alma da criatura e de batizar com o Espírito Santo, tem o poder de santificar, purificar, formar santos para Deus, tem o poder sobre a natureza, poder para curar, libertar, salvar e o poder para vencer as forças do mal.” - http://www.apostolica.com.br/home/reflexao_view.asp?id=139.

Resposta Cristã - Só Jesus nasceu do Espírito Santo de Deus, conforme Mateus 1:18-20. Apenas o Pai, o Filho e o Espírito Santo fazem parte ativa do plano de salvar o homem, pois só Deus é o Salvador: O Pai salva por enviar Jesus (João 3:16); o Filho salva por morrer por nós (Atos 4:12; Filipenses 2:5-8) e o Espírito Santo salva por selar o crente. (Efésios 1:13, 14) Assim, as Três Pessoas da Trindade - Nosso Único Deus - participam da Salvação, por isso, só Deus é o Salvador. (Isaías 43:11) Então, a Vó Rosa não salva em nada. Ela também não é a promessa de salvação desde a antiguidade, pois se trata de Jesus, o descendente prometido. (Gênesis 3:15) A glorificação dos salvos não se dá agora, nem se deu nos dias da Vó Rosa. Ocorrerá no futuro, pois Romanos 8:17 afirma: Se somos filhos, também somos herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo, se é certo que sofremos com ele, para que também com ele sejamos glorificados. E 1 Coríntios 15:51-57 ensina que nossa glorificação se dará na ressurreição dos mortos, não nos dias da tal Rosa. Ela também não recebeu poder de dar vida a ninguém, pois esta é a função do Espírito Santo, que vivificou o corpo de Cristo e vivificará o dos salvos. (Romanos 11:8) Só em Cristo somos vivificados, pois lemos que Pois, assim como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. (1 Coríntios 15:22) Ela também não tem poder para formar santos, pois isto é dom de Deus, não dela (Efésios 4:11, 12), e Deus usa as Escrituras para preparar o homem de Deus (2 Timóteo 3:16, 17). Não tem poder para santificar, purificar e curar, mas é Deus quem realiza esta obra através de Cristo (1 João 1:7) Somos santificados no nome de nosso Senhor Jesus Cristo, não no nome da tal Rosa, pois diz a Bíblia: Mas fostes lavados, santificados e justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. - 1 Coríntios 6:11.

ENSINO 4 - A IASVR ensina que se um pregador pregar contra a Santa Vó Rosa, peca contra o Espírito Santo de Deus.

“Um pregador [...] se pregar contra a Santa Vó Rosa peca contra o Espírito Santo, a quem ela representa.” - O Espírito Santo de Deus e o Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 152.
Resposta Cristã - Novamente, discordamos dessas heresias pelos seguintes motivos:

➤ O pecado contra o Espírito Santo refere-se a ele não ser convencido pelo Espírito de Deus do pecado, o qual tem esta função de convencimento. Se a pessoa não foi convencida, isto é pecar ou blasfemar contra a obra do Espírito Santo. - João 16:8.


ENSINO 5 - A IASVR ensina seus adeptos a orarem a Jesus e à “santa Vó Rosa”.
“Por esse motivo, tanto o perdão de pecados como o mérito de ter a unção do Espírito Santo, bem como ainda outra qualquer súplica, podem e devem ser dirigidos ao Pai, em nome dos três, especialmente de Jesus e da Santa Vó Rosa, o Consolador.” - O Espírito Santo de Deus e o Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 21.
“O que muitos esquecem, é que, com a vitória sobre a Morte, porque ressuscitou ao 3o dia, Jesus conquistou o direito inquestionável de preparar quantos Mediadores fossem necessários para dar cumprimento à Sua obra gloriosa de Redenção e Salvação.” - http://www.apostolicaonline.org/mediador.html.
➤ Jesus é o nosso único mediador. No grego, a palavra para mediador é mesites, e designa uma pessoa que por conhecer bem duas partes em conflito une-as. Só Jesus pode ser mediador pois apenas ele é perfeitamente Deus e perfeitamente homem. (1 Timóteo 2:5) Sendo Deus, fez-se homem, portanto, tinha duas naturezas, a humana e a divina. - Filipenses 2:5-8.

➤ Em nome de quem, então, devemos orar, senão através de Jesu, pois disse que tudo o que pedirmos em seu nome ele nos dará.  - João 14:13, 14.

ENSINO 6 - A IASVR ensina que os milagres e sinais que a “santa” Vó Rosa faz provam que estamos na era do Consolador e que esta igreja é a única doutrina correta.
“Os milagres extraordinários que estão sendo realizados pela Santa Vó Rosa e pelo seu sucessor, à frente dessa igreja, o irmão Primaz Aldo Bertoni, comprovam que tudo o que temos anunciado é a mais pura realidade e a mais perfeita doutrina.” - O Consolador nos Tempos do Fim, 1a. Edição de 1989, página 23.
“Grandes sinais e milagres da Santa Vó Rosa já tem operado, provando que estamos na era do Consolador.” - O Espírito Santo de Deus e o Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 63.
➤ A IASVR enaltece a Sra. Rosa pelos supostos milagres ocorridos nesta seita.Todavia, a Bíblia exclusivamente exalta a Jesus pela ocorrência de milagres:
 Atos 3:16 - “Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis; sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós.”

Atos 4:10 - “Tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós.”

Atos 16:18 - “Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.”

ENSNO 7 -
A IASVR aguarda a volta imediata de Jesus e da “santa” Vó Rosa, a qualquer momento, para arrebatar a Igreja.
“Jesus e a Santa Vó Rosa podem vir de um momento para o outro arrebatar a sua Igreja, a mais perfeita garantia para a entrada segura no céu.” - O Espírito Santo de Deus Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 65, 66.
➤ A Bíblia, ao tratar da volta de Cristo e do arrebatamento, nada diz sobre uma pessoa que viveu em nossa era participar de forma especial com Jesus. Observe:
"Porque, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu com grande brado, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." - 1 Tessalonicenses 4:16, 17.
➤ Jesus é a mais perfeita garantia de entrada segura no céu porque nenhum outro nome foi-nos dado pelo qual tenhamos que ser salvo. Além do que, o Espírito Santo é o Penhor, ou garantia, de que somos salvos. - Atos 16:30, 31; Efésios 1:13, 14.

ENSINO 8 - A IASVR ensina que quando uma pessoa morre, a alma dela (ou espírito) permanece ali no local velando o corpo até que seja enterrado.
“Essa cerimônia, que fazemos para os membros desta igreja, vem a ser uma homenagem à alma que ainda está ali, velando o corpo; é uma despedida deste para ser levado ao sepulcro.” - O Evangelho do Reino de Deus, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 199.
➤Em momento algum a Bíblia ensina tal coisa. Na parábola do Rico e do Lázaro, assim que ambos morrem, cada um vai para o seu destino: O Rico para o Hades e o Lázaro para o seio de Abraão. - Lucas 16:22-26.

ENSINO 9 - A IASVR ensina que a Vó Rosa manda mensagens ao seu sobrinho, Aldo, o Primaz.
“Porém, a Santa Vó Rosa me mandou falar a Igreja, que devem aprender a respeitar a presença destes Santos, dos Profetas e da Virgem Maria, que sempre estão presentes nas reuniões e mandou avisar que nesta quinta-feira,(dia 19/04/07) estarão presentes entre nós, os Santos Profetas Daniel e Elias e também a gloriosa Virgem Maria.” - Mensagem do Irmão Aldo à Igreja Apostólica em 19/04/2007, publicada no site www.apostolica.com.br.
➤ De acordo com Eclesiastes 9:3-11, os mortos não retornam para o local de onde viveram, ou seja, debaixo do sol.

Conclusão 

Esperamos que você, que é membro da Vó Rosa, faça este estudo, respondendo as perguntas com oração a Deus, em nome de Jesus. Se tiver dificuldade, escreva-nos. Aceite somente a Jesus como o Salvador, e somente ao Espírito Santo como o Consolador. - Fernando Galli.

Um comentário:

  1. Da nojo só de ler as Heresias dessa seita chamada Santa Vó Rosa.

    ResponderExcluir

Seus comentários devem contem no máximo 500 caracteres