SILAS MALAFAIA - UM HEREGE OU HOMEM DE DEUS?

Polêmico, fala muito, convicto, briguento, conhecedor profundo da Palavra de Deus - apenas alguns adjetivos para o Pastor Silas Malafaia. Do outro lado, ministérios que o tacham de herege. O mais recente, Paulo Júnior, com seu slogan Em Defesa do Evangelho, com seus ataques a todos aqueles que pensam diferente, desde o recasamento de cônjuges inocentes até as doutrinas que geram disputa dentro do corpo de Cristo, como a da prosperidade. Paulo Júnior afirma com todas as letras: Silas Malafaia é um herege, ou pelo menos age como tal. Ele está correto?

Particularmente, temos pontos divergentes do Pastor Silas Malafaia. Não aprovamos condutas como trazer em seu programa Vitória em Cristo o famigerado Moris Cerullo com suas abobrinhas teológicas, sua forma de pregar prosperidade e seus pontos de vistas arminianos. Todavia, não o consideramos um herege, mas um homem de Deus no máximo equivocado em alguns pontos doutrinários. Inclusive, oramos por ele. E somos calvinistas.

Herege é uma pessoa que abandonou a fé cristã. Ele nega o Pai e o Filho. Alguns dirão que os pontos de vistas teológicos do Pastor Silas negam o Pai e o Filho, como se eles tirassem Jesus do Centro da pregação. Mas se formos levar a sério as implicações de se pensar diferente do calvinismo, por exemplo, diríamos que todos os arminianos são hereges, pois sempre conseguiríamos provar que os arminianos não são cristocêntricos. Mas eles são sim, e a grande maioria dos salvos já na glória foram aqui arminianos! Lá não são nem arminianos, nem calvinistas. 

Herege é uma pessoa que leva a salvação em Cristo Jesus, mas será que poderíamos afirmar, diante de Deus, sem medo de errar e pecar contra Ele que nada da pregação do Pastor Silas Malafaia pode semear e frutificar a Palavra da Salvação em Cristo e gerar salvos? Cremos que este irmão tem levado muitos a Cristo, apesar dos seus deslizes teológicos (em nossa opinião). 

A verdade é que o tal Pastor Paulo Júnior é um recém top star gospel. Ele também é um crente, com uma pregação mais próxima do que acreditamos, mas que procura, no modus operandi de se expor, dar uma de Paul Wash à braziliana. É bom, só que como todo moleque na fé, acaba crescendo à custa dos ataques aos outros. Como muitos de seus ataques têm fundamentos e bases bíblicas, acaba impressionando a muitos, formando outros moleques carentes de maturidade na exposição do evangelho. Eles querem ser os outros, como na minha infância, quando eu pegava a tampa da panela gigante da minha avó para sair imaginando ser o Capitão América. Está na hora do Paulo Júnior amadurecer e parar de considerar gente do corpo de Cristo como filhos do diabo.

Confesso que fico revoltado com práticas que discordo, e já fiz críticas sérias à Igreja que não deveria ter feito da forma como fiz. Parece que temos a mania de ser pedras que clamam, mas devemos tomar cuidado. Se formos chamar de hereges todo aquele que achamos não ser cristocêntricos por pensarem diferente de nós poderemos estar em pecado contra Deus.

Peço mais calma, assim como já precisei dela quando não a usei, ao me fazer de juiz de gente comprometida com a verdade. Devemos ser gratos pela luta do Pastor Silas em divulgar o evangelho. Não concordamos com os preços que ele cobra para pregar, com seu enriquecimento à custa de pregações, palestras e materiais religiosos. No lugar dele, teríamos colocado todas as palestras e livros gratuitamente na internet, para todos se beneficiarem. Com certeza, Deus não nos abandonaria. Mas afirmarmos que ele é um herege, não podemos concordar. Que Deus abençoe a vida dos dois pastores queridos: Silas e Paulo. São do Corpo de Cristo. Não briguem, pois entre briga de elefantes, o prejudicado é o capim. - Fernando Galli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)