FUJAMOS DA CORRUPÇÃO DESTE MUNDO!

Ser íntegro envolve honestidade e veracidade. O mundo é corrupto, mas a Igreja de Cristo é santa, sem mácula, pois apenas quando fazemos a vontade de Deus agimos como igreja. É inadmissível nos corromper e aguardarmos a vida incorruptível no Reino de Deus. Infelizmente, muitos dentre o povo de Deus tem dado um péssimo exemplo e se deixado corromper de várias formas. Como? Vejamos.


1. Sonegação de Impostos

Tem havido relatos de crentes contratando contadores para lhes ensinar como sonegar impostos, para fugir ou burlar a real quantia que deveriam pagar ao declarar o imposto de renda. Falou-se de pastores registrados em suas igrejas com um salário bem menor do que recebem por fora. É este um proceder que se espera do cristão? O Espírito Santo de Deus assinaria em baixo esta atitude?

2. Adquirir Documentos com Suborno

Como pode um cristão, por exemplo, burlar as leis e renovar uma Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo, com a ajuda de autoridades corruptas, que facilitam a entrega desse documento em troca de dinheiro? Certa irmã em Cristo pagou para uma pessoa passar o resultado do teste com alternativas que todos fazem ao renovar a carta. Outros irmãos conseguem carteiras de estudante falsas, a troco de suborno, para assistir a filmes no cinema e obter descontos em estabelecimentos credenciados. É proceder de quem deve ser sal e luz neste mundo? - Mateus 513-16.

3. Receber Auxílio Doença ou Aposentadoria à Custa da Mentira

Cristãos têm contratado advogados para receberem auxílio doença e aposentadoria por invalidez, quando na verdade poderiam ou até estão trabalhando. E ainda chegam a pedir a Deus que consigam essa ajuda divina para melhorarem seus ganhos, e quando recebem ganho de causa, à custa da mentira e da malandragem, ainda ocupam o púlpito para dar seu testemunho de como Deus os ajudou. Quanta corrupção! Nem Jesus, nem os apóstolos, jamais teriam agido assim! Para aqueles que mentem às autoridades a fim de receber tais benefícios, os seguintes textos seriam como uma pílula para a doença da malandragem: Ó tu, que usas de engano, tua língua maquina planos de destruição, como uma navalha afiada. (Salmos 52:2) Guarda tua língua do mal, e teus lábios do engano. (Salmo 34:13) E sem contar que o primeiro enganador da história foi Satanás, a serpente original, que enganou Eva. - 2 Coríntios 11:3.

4. Pirataria

O que dizer ainda daqueles que, desobedecendo as leis fazem cópias não permitidas de literatura e louvores evangélicos e ainda por cima vendem desavergonhadamente esses produtos, incorrendo em crime de pirataria? Será que a desculpa de que tais produtos são caros justifica ganharmos dinheiro à custa da ilegalidade e do crime? O salmo 101:3 diz: Nunca me voltarei para a desonestidade. Detesto o que os homens maus fazem; não participarei disso! E o que dizer de crentes que montam rádios piratas para pregar a Palavra de Deus? Isto parece coisa do inferno, não é mesmo? Há histórias que supostos homens de Deus presos por este crime, alguns sendo pastores. Não podem ser mais, então, pois se tornaram repreensíveis. - 1 Timóteo 3:1, 2. 


5. Desobedecer aos Sinais e Limites

Quando um estabelecimento comercial reserva vagas para idosos, aposentados, pensionistas e deficientes, o cristão verdadeiro irá respeitar esses avisos. Como Jesus encararia se, por exemplo, um cadeirante deixasse de ser beneficiado devido à desobediência de um cristão? 

6. Roubando no Troco e na Balança

Devolver troco a menos, ou cobrar mais através de uma balança fraudulenta é pecado e crime. Lemos em Provérbios 20:23: O SENHOR odeia pesos fraudulentos, e balanças enganosas são perversas. Provérbios 11:1 afirma: A balança desonesta é abominação para o SENHOR, mas o peso justo é o seu prazer. Na hora de dar o troco, o seguinte princípio deverá ser praticado: Se venderdes alguma coisa ao vosso próximo, ou a comprardes dele, não sejais desonestos uns para com os outros. - Levítico 25:14. 

7. Contrabando Gourmet

O que acha de pedir para amigos em viagem ao Paraguai ou Estados Unidos trazer para você produtos que passarão na alfândega como se fossem de seu amigo? Ou quem sabe você mesmo ir buscar tais itens, mas levar amigos com você, a fim de que os produtos que você comprou passem pela alfândega como se fossem não apenas seus, mas deles? É honesto isso? Não seria burlar a receita? E que tal dar uma gorjeta para o policial fazer vista grossa quando o limite está excedido? 


É uma marca evidente daqueles que são sal e luz neste mundo de trevas que se deteriora dia após dia. (Mateus 5:13-16) A Bíblia fala dos tipos de solo que recebem a boa semente, a semente que cai em terra boa são os que, ouvindo a palavra com coração honesto e bom, conservam-na e dão fruto com perseverança (Lucas 8:15). Ou seja, desde o novo nascimento, a crente tem como marca um coração honesto e bom, com perseverança. Paulo diz que tomamos cuidado com o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens. (2 Coríntios 8:21) Em Filipenses 4:8, somos exortados a pensar em tudo o que é honesto. 

8. GATOnet

Sabe-se de cristãos que chegam ao cúmulo de fazer os famosos gatos com a energia, fazendo ligações direta da rede externa direto com a casa, tirando medidor de energia da jogada. Outros usam ainda o famoso capetinha, que são telefones clonados por malandros que vendem esse serviço para crentes tão corruptos quanto eles. Outros burlam o registro de água também  E não contentes, há aqueles que fazem gatos com os Canais Fechados de TVs, comprando equipamentos que captam canais fechados para assisti-los gratuitamente. E estão fazendo o mesmo com a internet. Trata-se de roubo de sinal, e a Bíblia exorta que os gatunos não furtem mais. - Efésios 4:28.

9. Pirâmides.

A safadeza gospel, sabendo que é crime o marketing de pirâmides, já inventou um meio de vender produtos evangélicos, onde seus vendedores fazem o mesmo. A estratégia é vender produtos para clientes cristãos, os quais deverão vender para outros cristãos - uma espécie de discipulado gospel em pirâmide. Quanto mais cada cliente vendedor você fizer, mais lucros você terá. Certo vendedor de cursos de apologética tentou organizar o tal marketing de rede, e seu grande sonho era comprar um helicóptero através dessa pirâmide faraônica. Mas os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos loucos e nocivos, que afundam os homens na ruína e na desgraça. (1 Timóteo 6:9) E para piorar, o proprietário dessa agencia criminosa de apologética contratou uma equipe de telemarketing composta por gente sem Cristo para vender essa ideia por telefone, aterrorizando a vida de servos de Deus, com ligações indesejáveis todos os dias, e muitos dos que compraram produtos jamais os receberam. Que feio desejar ficar rico com a venda de livros que falam da Palavra de Deus e ainda por cima ser corrupto na hora da entrega!

10. Imoralidade

Veja, a seguir, uma singela lista de corrupção moral: (1) Trair o cônjuge. Há pastores que trocam de esposa como trocar de roupa. Que exemplo estão dando para o rebanho? (2) Imoralidade sexual. Há pastores que toleram em suas igrejas fornicação, dando cargos a esses transgressores impenitentes, com a desculpa de que é melhor vê-los em pecado na Igreja do que fora da Igreja. Mas 1 Coríntios 5:9-11 nos ensina a excluir de nossa convivência aqueles que são fornicadores, adúlteros, beberrões, avarentos, etc, evidentemente, se referindo àqueles que não fazem o menor esforço de se arrependerem e lutar contra esses pecados. (3) Pornografia. Como pode um cristão ser viciado num lixo desses e achar que tudo está bem quando ele prega, ensina, louva e ora, representando a igreja?

11. Corrupção da Fé.

Embora já abordado nos parágrafos acima, o cristão deve ser íntegro ao ensinar a Palavra de Deus. Prometer curas, bênçãos e salvação em troca do dinheiro dos fiéis, cobrar para pregar a Palavra de Deus, rezar missas para as almas dos mortos e outras práticas religiosas constitui corrupção da fé. Deus nos deu de graça, então façamos de graça. Quem serve a Deus por dinheiro servirá ao diabo por um salário melhor (Roger L. Strenge). 

Cristo - O Nosso Padrão

Cristo é o cabeça da Igreja e nós o corpo dEle. (1 Coríntios 12:27) Ele nos deixou um modelo para seguirmos os seus passos. (1 Pedro 2:21) Sermos sua igreja envolve agir conforme a mente de Cristo revelada na Palavra de Deus. (1 Coríntios 2:16) Portanto, precisamos conhecer a Palavra de Deus para distinguir o certo do errado. (Hebreus 5:12-14) E ao sabermos sobre não participarmos da corrupção deste mundo, seremos felizes em praticarmos o que aprendemos com Jesus a a Bíblia. - João 13:17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários devem contem no máximo 500 caracteres