CATOLICISMO ROMANO E A QUARESMA

Para a ICAR, a cor roxa simboliza o luto por Cristo.
Qual a razão de a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) celebrar a Quaresma? Há base bíblica para tal celebração? Tudo o que um católico praticante faz na Quaresma tem a aprovação de Deus? Para respondermos a estas perguntas, elaboramos um texto para dar a nossos irmãos católicos nossa opinião amorosa sobre esta época tão especial para eles.

Lemos o seguinte, como definiçao do que é Quaresma, num site católico:

➽ O tempo quaresmal é o tempo litúrgico de conversão estabelecido pela Igreja para que nos preparemos para a grande festa da Páscoa. É tempo de nos arrependermos dos nossos pecados e de mudar algo em que precisamos ser melhores para viver mais próximos de Cristo. A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo desse período, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e o chamado de verdadeiros filhos de Deus. A cor litúrgica desse período é o roxo, que significa luto e penitência. É um período de reflexão, de penitência, de conversão espiritual em preparação para o mistério pascal. Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver esse tempo como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Ela nos convida a viver atitudes cristãs a fim de que nos pareçamos mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos de Deus. Por isso, a Quaresma é o tempo especial do perdão e da reconciliação fraterna. A cada dia, durante a vida, devemos retirar de nosso coração o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem ao nosso amor a Deus e aos irmãos. Nesse tempo, aprendemos a conhecer e a apreciar a cruz de Jesus. Com isso aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição. [1]
COMENTÁRIO CRISTÃO - Segundo a ICAR, este período precede a celebração da Páscoa. Visa preparar o católico para o dia em que se comemora a ressurreição de Jesus, a Páscoa. Nós, cristãos evangélicos e protestantes, não estabelecemos um dia ou um período especial para nos arrependermos de nossos pecados, pois todos os dias é ocasião para isso. Dizemos o mesmo sobre mudar algo em nossa vida e sermos melhores para Deus. Este processo é contínuo. Isto significa que além de termos nos arrependido e nos convertido a Jesus Cristo, viveremos nos arrependendo de nossos pecados todos os dias, pois sempre é o melhor momento para recomeçar a luta para não praticar qualquer tipo de pecado. Arrepender, mudar e aprimorar faz parte do aperfeiçoar nossa santidade diante Deus dia a dia. (2 Coríntios 7:1) Sendo assim, nossa quaresma, por assim dizer, começa no dia de nossa conversão a Cristo e terminará quando adormecermos na morte para estarmos com o Senhor Jesus. Todo o nosso período de vida como cristãos nos prepara para o nosso encontro com o Jesus ressuscitado. 

Sobre recuperar o rítmo e o chamado de verdadeiros filhos de Deus, consideramos importante todo empenho para não diminuir o passo no caminho cristão. Seguir os passos de Cristo todos os dias é muito importante para nos parecermos mais com ele. (1 Pedro 2:21) Lemos em 2 Coríntios 4:16 sobre não desanimarmos e todo nosso interior ser renovado todos os dias. Todos os dias é ocasião para consider aquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis e fiqueis desanimados, escreve o autor da Carta aos Hebreus. - Hebreus 12:3.

Quanto às penitências, que envolvem sacrifícios pessoais, feitos para agradar a Deus, entendemos que todo cristão, todos os dias, procuramos apresentr o nosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (Romanos 12:1) O nosso culto a Deus é diário, portanto, todos os dias devemos nos entregar a Deus como sacrifício vivo.

Concordamos com a ICAR que a cada dia, durante a vida, devemos retirar de nosso coração o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem ao nosso amor a Deus e aos irmãos. Mas não estipulamos um período especial do ano para o perdão e da reconciliação fraterna, pois todos os dias temos que vigiar. Diz a Bíblia: Vigiai, permanecei firmes na fé, portai-vos corajosamente, sede fortes. - 1 Coríntios 16:13.

Por outro lado, nossos irmãos católicos deveriam evitar crenças sobre a Quaresma que não estão na Bíblia. Entre elas:
➽ A Quaresma é um Kairós, tempo favorável, da graça de Deus e dos anjos. - ICAR.
RESPOSTA CRISTÃ - Para nós, cristãos evangélicos e protestantes, a graça é apenas de Deus. Ele pode usar os anjos para mostrar sua graça. E esta graça nos é dada todos os dias. Não precisamos viver quarenta dias, mas todos os dias, pensando em nos apresentarmos de modo mais puro diante de Deus.

➽ Quaresma é também tempo de luta. Deus, em sua misteriosa providência, permite que sejamos tentados pelos demônios. Se ele permite isto, é porque a luta contra a tentação aumenta o nosso amor por ele e, por consequência, a nossa glória no céu. - ICAR.
RESPOSTA CRISTÃ -  Não é porque Jesus foi tentado quarenta dias, conforme dá entender o Catecismo Católico, no Cânon 540, que Deus permite sermos tentados na Quaresma. A Bíblia, de fato, ensino que Deus, junto com a tentação, provê a saída para que possamos suportá-la (1 Coríntios 10:13), mas em momento algum ela afirma que isto se dá durante 40 dias. 

Portanto, oremos por nossos irmãos da ICAR, e que todos os dias, possamos juntos refletir sobre onde precisamos melhorar na caminhada com Cristo. Não escrevi este texto para condenar a ICAR por celebrar a Quaresma, mas apenas dar nosso ponto de vista. Continuemos orando, jejuando, arrependendo-nos e buscando nos purificar das imundícies da carne e do espírito todos os dias (2 Coríntios 7:1). - Fernando Galli.

[1] http://wiki.cancaonova.com/index.php/Quaresma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)