APOLOGISTAS DA FÉ OU DO ÓDIO RELIGIOSO

A forma como muitos apologistas cristãos se comportam na internet evidencia seu total despreparo para se intitularem defensores da fé. Nada a ver com o dar uma resposta temperada com sal (Colossenses 4:6), com o orar pelos que vos perseguem (Mateus 5:43-48), com o amai-vos uns aos outros como eu vos amei (João 13:34, 35). A seguir, os motivos pelos quais chegamos a essa conclusão.

Mentiras e Inverdades

Os maus apologistas não fazem uma pesquisa correta, justa, quando escancaram as supostas heresias graves de seitas e religiões que pesquisam. Por exemplo, o que fariam se eles encontrassem a seguinte declaração nos livros de um grupo religioso: Jesus Cristo é o Arcanjo Miguel? Imediatamente, publicariam em seus sites e blogs um texto atacando o movimento religioso e sua interpretação. Mas o apologista comprometido com a verdade dos fatos irá pesquisar o que realmente o tal movimento religioso entende por esta declaração. Ele, assim, desejará saber: Será que creem num Jesus criado e angelical, ou no Jesus da Bíblia, da Santíssima Trindade, e que recebe o título de Arcanjo Miguel por entenderem ser Jesus, dentre os mensageiros (anjos) de Deus o mais importante (ARC) de todos? Esta é, por exemplo, a grande injustiça que maus apologistas fazem com a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). Chegam ao cúmulo de afirmar que tanto a IASD como os Testemunhas de Jeová (TJ) ensinam Jesus como o Arcanjo Miguel, como se ambas as interpretações fossem similares. Mas não são! O Jesus TJ é um anjo criado; o Jesus da IASD é Deus, que em suas cristofanias às vezes é descrito na Bíblia como anjo do Senhor. Para a IASD e muitos teólogos cristãos, Jesus não tem a natureza de anjo, mas é chamado de anjo por atuar, em certas circunstâncias, como mensageiro de Deus. O mesmo se dá com homens chamados de anjos na Bíblia: Não são anjos por natureza, mas agiram como mensageiros de Deus. (Apocalipse 2:1, 8, 12, 18; 3:1, 7, 14) Sendo assim, ensinar que Jesus é o Arcanjo Miguel, mantendo as verdades: (1) Jesus é Deus; (2) Jesus atuou como anjo do Senhor (Êxodo 3:2); (3) O nome título Miguel sendo usado para mostrar que ninguém é semelhante a Deus; (4) De todos os personagens usados como anjos (mensageiros), Jesus é o ARC, ou o mais importante de todos - perguntamos: É honesto apologistas cristãos insinuarem que a IASD é uma seita por apregoar Jesus como o Arcanjo Miguel? Óbvio que não! É uma mentira tão grande típica de quem não tem compromisso com a verdade, e muito menos é humilde em reconhecer o erro que está cometendo.

Particularmente, não acredito que Jesus seja o Arcanjo Miguel. Mas analisando com justiça e maturidade a interpretação da IASD, não os condeno por heresia neste ponto, afinal de contas outros teólogos cristãos e até reformadores da Igreja defenderam a interpretação de Miguel ser Jesus, e nem por isso foram considerados hereges. Basta pesquisar e comprovar. 

A mesma desonestidade intelectual é cometida com a IASD por ela crer que o Bode Emissário de Levítico 16 é Satanás. Os maus apologistas, ruins em interpretação de texto, não entendem que a IASD, e a Igreja Local de Witness Lee, jamais quiseram ensinar Satanás como Corredentor de Cristo! E até onde pesquisei, acham isso uma mentira contra eles, pois se realmente cressem em Satanás como corredentor de Cristo, seriam considerados hereges! Para a fé ortodoxa, o bode expiatório, ou o que é sacrificado, representa Jesus morrendo por nós. Depois, o Sumo Sacerdote confessava os pecados sobre o bode emissário e o enviava para o deserto, para levar os nossos pecados. Entendemos que este bode emissário também representa Jesus, levando embora nossos pecados. Mas a IASD e a Igreja Local de Witness Lee entendem que este ultimo bode representa Satanás levando a CULPA de nossos pecados, não levando os nossos pecados em sentido expiatório, visto que este bode emissário não é expiatório. Então, incompetência de muitos apologistas cristãos reside no fato de caluniar a IASD e a Igreja Local como se elas estivessem ensinando Satanás como corredentor de Cristo através da crença desses grupos de que Satanás seria o bode emissário. Isto é uma desonestidade descabida! Um bode emissário não pode ser corredentor de ninguém para estes grupos, logo, eles não pretendem atribuir expiação a Satanás. Mas os maus apologistas são tão pérfidos e malvados, sem Deus, que chegam ao ponto de publicarem em suas matérias, fotos de Satanás levando num saco os pecados da humanidade, como se ele fosse o corredentor de Jesus.

Na nossa opinião, o bode emissário não é Satanás, mas Jesus. Mas se um grupo, como outros teólogos cristãos e até alguns reformadores, ensinam que: (a) Jesus é o único redentor do homem; (2) Apenas Jesus pôde expiar nossos pecados; (c) Apenas Jesus leva os nossos pecados em sentido expiatório; (d) Satanás levará os nossos pecados no sentido de levar a CULPA por eles, quando Jesus considerar Satanás culpado por nossos pecados e sentenciá-lo a ser o responsável moral por nossos delitos - perguntamos: Qual é a grande heresia dessa interpretação, senão um erro de interpretação, no máximo? Para mim, os apologistas que insistem em espalhar a mentira de que a IASD e a Igreja Local apregoam Satanás como corredentor de Cristo não passam de mentirosos e caluniadores, e se houvesse leis que os pusessem na cadeia por isso, eu acharia muito justo serem presos por calúnia e mentira. 

Mas será que esses apologistas, pelo menos tratam bem, quem é membro de igrejas que eles mesmos já visitaram para ministrar palestras apologéticas? A resposta é não! A maioria dos apologistas brasileiros, salvo raras exceções, brigam na internet sem a menor vergonha sobre questões de doutrina. Na questão Calvinismo X Arminianismo, deram um péssimo exemplo à fé Cristã. Veja no link a seguir o que um dos líderes do CACP - Centro Apologético Cristão de Pesquisas chegou a falar contra os Calvinistas. Daí, julgue se é assim que devemos nos comportar como Igreja de Cristo! CLIQUE AQUI.

Assim, acreditamos estar no caminho correto para a prática da correta defesa da fé: Com amor e verdade. Por isso, pedimos nossas desculpas quando em textos antigos, por termos seguido de perto o modo incorreto de fazer apologética, e consequentemente termos desenvolvido os mesmos ranços que esses maus apologistas cristãos. Caso encontrem textos assim, difamatórios e desrespeitosos, por gentileza, queiram nos avisar para refazermos os textos. - Fernando Galli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)