PEDIDO DE DESCULPAS DO IACS À IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA


Venho por meio deste comunicado reiterar meu ponto de vista a respeito da Igreja Adventista do Sétimo Dia, publicado em 10.01.2016. Estão comigo mais de uma centena de pastores batistas, sem contar de outras denominações cristãs, que também não consideram a IASD uma seita, mas como uma Igreja Cristã com sérios problemas doutrinários.

Outro ponto: Não devo a menor satisfação a apologistas gananciosos, com sites que mesclam politicagem e religião, no afã de promoverem seus nomes e afanar dinheiro a custa de apologética. Vivem da apologética como cães vivem do lixo nas ruas; são ladrões da fé; cobram por cursos que poderiam ser postos gratuitamente na internet, pois não há nenhum custo para eles. Vivem da exploração medíocre.

Outro ponto ainda: Estão errados em acusar certas heresias de certos movimentos, pois tiram frases do contexto. Mentem. Tudo por orgulho! Dessa corja de afanadores eu tenho NOJO. Quando essa gente morrer, vão devolver até o último centavo do que afanaram dos seus fiéis a custa de mentira e de promulgar o ódio. A apologética no Brasil, em sua grande maioria, é mal feita, é uma PORCARIA!

Outro ponto: Aqueles vagabundos virtuais que publicaram no site deles a minha foto, chegando a afirmar que eu apostatei da fé por não considerar mais os adventistas do sétimo dia como seita, não passam de caluniadores e disseminadores do ódio para com as seitas. O linguajar deles, e a ganância deles por dinheiro, mostram isso. Eles se acham os donos da verdade, mas a teologia deles é um ruim, deficitária. Enganam apenas os menos desinformados que eles.

Abaixo, segue meu texto publicado em janeiro de 2016 sobre a IASD:

Anteriormente, ensinávamos a todas as Igrejas em que visitávamos a jogar no lixo os hinos adventistas, e também que a Igreja Adventista do Sétimo Dia era uma seita do Diabo, e que os adventistas eram filhos de Satanás. Igualávamos a IASD a seitas como testemunhas-de-jeová, mórmons e seitas espíritas. Fizemos isso por oito anos. 

Todavia, contrariando a maioria dos nossos respeitáveis apologistas cristãos, a partir de 10.01.2016, com toda humildade reconhecemos nosso erro. A IASD não é uma seita. Trata-se de uma Igreja Cristã com alguns problemas doutrinários, mas são nossos irmãos em Cristo.

Todos os ensinos que discordamos de nossos amados irmãos adventistas permanecem em nossa lista de erros doutrinários. Mas para nós, os erros deles não os tornam uma seita. Nem mesmo crerem na inspiração dos livros de EGW os tornam uma seita, pois para nós trata-se de imaturidade doutrinária, a mesma por sinal que existe entre milhares de igrejas pentecostais e neopentecostais, que afirmam receber inspiração de Deus para entregar profecias com autoridade para uma igreja local; e para nós, é o mesmo erro crer em profecias e revelações extra bíblicas com autoridade para uma pequena igreja local e crer em profecias e revelações extra bíblicas com autoridade para uma denominação toda. E se compararmos a qualidade de muitas profetadas de igrejas evangélicas com os escritos de EGW, no final das contas, ela sai ganhando em muito, por se aproximar da Bíblia mais que os outros pentecostais. No entanto, nós, cristãos reformados, chamamos os pentecostais de irmãos, mas tachamos os Adventistas de hereges, filhos do Diabo. Para nós, isto não nos faz mais sentido. Erramos.

A partir da data supracitada, a Igreja Adventista do Sétimo Dia entrará para a categoria de Igrejas Cristãs com problemas doutrinários, e continuaremos a refutar o que discordamos deles, mas com o respeito que todos os adventistas merecem como nossos irmãos em Cristo.

Quanto aos apologistas cristãos, não estamos interessados em dar maiores explicações sobre o assunto. Oramos para que a IASD cresça na fé, que seus pastores deixem o exclusivismo religioso que os marca como zelosos ao excesso, e que abram as portas para pregarmos nas igrejas deles, assim como nós temos permitido que eles o façam em algumas de nossas igrejas. Oramos para que eles, ao invés de crerem nos ensinos de EGW como inspirados, que a encarem como uma estudiosa da Palavra de Deus, ora iluminada, ora não, vítima de erros de interpretação como nós também podemos cometer. Afinal, quem está com a verdade - os calvinistas ou os arminianos? Os conceitos de Deus entre essas duas correntes de pensamento são tão opostas que uma delas beira a heresia, e nem por isso deixamos de nos considerar como irmãos em Cristo. Tenhamos a mesma tolerância com os Adventistas. Nossas sinceras desculpas, e nosso pedido de perdão a Deus por um julgamento equivocado da nossa parte contra pessoas que fazem parte do corpo de Cristo. - Fernando Galli.

Comentários

  1. Fernando, tenho muito respeito por voce, por isso tenho refletido sobre sua decisão e assim faço uma analise das minhas. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Seus opositores, irmão Fernando, não passam de bebês chorões, porque pensaram que te haviam dado umas surras espirituais, berraram contra você, mas você perseverou. E parabéns pelo seu novo método de fazer apologética com amor, sem deixar de expor malandros e malandragens da fé. Não ligue para o que eles falam. Falar dos outros é fácil... agora que quis ir contra seus amigos apologistas, viu o tamanho da bronca que você levou deles? Mas você foi humilde e perseverou. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Saudações em Cristo, irmão Fernando Gali

    Leio com pesar algumas palavras nessa postagem. Com profundo pesar mesmo... já publiquei no meu blog que discordei de como você foi tratado, e não posso compartilhar da ideia que vc é um herético, apóstata, por adotar a equivocada postura que o grupo religioso como os Adventistas, seja ortodoxo. De fato não vejo esse tratamento ao nome de Walter Martin, aliás, o nome dele é respeitado e consagrado entre os que se dedicam na heresiologia. Lamento mesmo que irmãos te trataram como trataram.

    Mas suas palavras nessa postagem revela uma amargura estranha, e reação recíproca. Sei que deve doer muito ser injustiçado, mas você está reagindo com a mesma moeda. Embora alguns de seu argumentos são válidos, mas no conjunto da obra eles continuam os mesmos, e vc não terá êxito em fazer com que os Adventistas mudem algumas coisas, e portanto, apenas vc está perdendo em estender a mão de comunhão com eles.

    Vc sabe, querido irmão, que se as igrejas abrirem as portas para a IASD, ela vai devastar as igrejas com os ensinos de Ellen White - por causa da doutrina da Igreja Remanescente. Te convido a ler e ver os vídeos do pr Adventista, Luís Gonçalves. Perceberá que vc está caindo na malha do marketing adventista, que é dissimulado. Essa é minha opinião. O exclusivismo da seita é mais que denominacional:

    "Não podemos adotar outro nome mais apropriado do que esse que concorda com a nossa profissão, exprime a nossa fé e nos caracteriza como povo peculiar. O nome Adventista do Sétimo Dia e uma continua exprobração ao mundo protestante. E aqui que esta a linha divisória entre os que adoram a Deus e os que adoram a besta e recebem seu sinal.” A Igreja Remanescente, p. 58.

    Espero que vc recue dessa decisão, antes que comece ver e colher aquilo que não espera... não há comunhão com os seguidores de Ellen White, sem renunciar a nossa fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou comentar o que você publicou irmão. Continuarei orando. Publiquei seu comentário porque você é um pouco melhor que os outros.

      Excluir
    2. Marco Antônio Felício29 de abril de 2016 17:10

      AS HERESIAS ADVENTISTAS
      ================
      O Sábado
      O Sono da Alma
      A Expiação de Cristo
      A Purificação do Santuário
      O Ano de 1844
      O Remanescente
      O Espírito de Profecia (Ellen G. White)
      O Bode Emissário
      O Inferno
      Jesus é o Arcanjo Miguel
      A Natureza Pecaminosa de Jesus
      Dieta alimentar
      ========================
      Você conhece muito bem os ensinamentos não bíblicos deles,e não podemos ignorá-los! E jamais devemos aceitá-los,pois todos estes ensinamentos são oriundos de sérios desvios doutrinários,portanto, heréticos!

      Excluir
    3. Desculpe-me, mas os pentecosteiros têm desvios doutrinários iguais ou pior a estes, e nós os chamamos de irmãos. As igrejas da Ásia Menor, em APoc 2, 3 tinham piores do que estes, e eram nossos irmãos. Outro ponto: VOcê está enganado com respeito a alguns ensinos acima. Caiu nas mentiras do Natanael Rinaldi, que era um péssimo intérprete dos erros adventistas. Que Deus tenho misericórdia dele.

      A. Jesus ser o arcanjo Miguel, no caso dos adventistas, não é heresia, pois eles creem que Jesus é Deus, e que Miguel, o Arcanjo, é um título honorífico de Jesus, chamado de Anjo do Senhor no Antigo Testamento. Assim, de todos os que DEus usou como Anjo, ou seja, mensageiro, Jesus é o maior. E pensando assim, estão na lista grandes heróis da Fé.

      2. Para a IASD, JEsus nunca teve pecado querido. ELes se expressaram mal no passado, dizendo que Jesus herdou a natureza pecaminosa, mas querendo dizer outra coisa: Que Jesus veio viver entre nós e herdou as características da natureza pecaminosa, como dor, sofrimento, sentimentos humanos, etc. Nenhum adventista crê que Jesus pecou. Isto é erro de maus apologistas, querido; investigue melhor o assunto.

      3. O bode emissário não tem heresia nenhuma! É apenas um erro de interpretação que outros heróis da fé tiveram também, ou seja, ensinar que o bode emissário levará os pecados da humanidade. EM minhas profundas pesquisas sobre a IASD, baseado em fatos e provas concretas, descobri que os ASD querem com isso ensinar que o Diabo levará a culpa pelos pecados que fez os homens cometer, e não que levará a culpa no sentido expiatório. É uma vergonha o que esses apologistas vagabundos e ruins de intepretação textual fizeram com a IASD.

      4. O sono da alma não é ensinado pelos ASD. Quem crê no sono da alma é a CCB, que segundo o PAstor Joaquim de Andrade não é seita para o Pr. Paulo Romeiro. Eu tenho provas disso. Os ASD ensinam que o homem deixa de existir quando morre. Isto não é heresia de perdição. Não rebaixa em nada a pessoa de Jesus, nem pretendem fazer isso. Mas é um erro deles de interpretação.

      5. Dieta alimentar, sábado, EGW como tão inspirada quanto a Bíblia são heresias de perdição? Bem, então você precisa chamar os pentecostais de hereges também, pois têm profetisas a andar com pau, aos milhões, e se são profetisas, suas profecias são tão inspiradas quanto a Bíblia, pois não existe grau menor de inspiração do Espírito Santo. E o que esses profeteiros ensinam é autoridade para a igreja a qual pertencem. Então, seja coerente.

      6. As outras heresias mencionadas por você não são heresias de perdição, e há paralelos entre elas e outras, em nossas denominações cristãs.

      Portanto, lamento, mas estou com o Pr. Walter Martin. Paz.

      Excluir
    4. Meu irmão, fico feliz por liberar e comentar, mas como eu disse a vc, acho que vc acaba confundindo um pouco. Eu insisto pois te considero muito bom, e um irmão precioso, por isso sempre vou insistir meu amigo!

      Olhe seu comentário, veja como vc mesmo acabou fazendo o que está acusando:

      1. Onde eu disse que a concepção adventista a respeito de Miguel está nessa linha crítica de heresia de condenação (como os TJs)? Meu livro e blog estão em suas mãos... esse é um erro sim, deles e de outros.

      2. Onde eu disse que os ASDs ensinam que Jesus pecou? Meu blog e livro estão em suas mãos...

      3. Onde eu disse que os ASDs creem em satanás como co-redentor? Meu blog e livro estão em suas mãos... o grande problema é eles colocaram satanás no esquema da expiação, assim meu irmão, eles mesmos, na verdade nem eles, a papisa Ellen White, que acabou contribuindo para essa crítica.

      4. Onde eu disse que os ASDs ensinam o sono da alma? Meu blog e meu livro estão em suas mãos... deixa eu até mostrar uma postagem publicada por outro blog, onde me fizeram essa pergunta:

      "G.P.V: A doutrina do sono da alma é Bíblica?

      Luciano: Existe alguma confusão por parte dos críticos nesse ponto. Confusão, não por causa dos críticos, mas por causa da indefinição adventista no que querem dizer com “sono da alma”. As vezes, alguns acham que eles estão falando de sono da alma mesmo – ela literalmente estaria dormindo. Outros, parecem indicar uma ênfase na mortalidade da alma, o que não então seria um sono no sentido de que a alma morre mesmo. O fato é que os Adventistas creem que a alma morre, qualquer noção que a alma estaria ‘dormindo’ em uma existência mística, não parece ser a ideia central de Ellen White que negou a imortalidade da alma em termos fortes e inequívocos: “O único que prometeu a Adão vida em desobediência foi o grande enganador. E a declaração da serpente a Eva, no Éden - "Certamente não morrereis" - foi o primeiro sermão pregado acerca da imortalidade da alma.” (O Grande Conflito, p. 533)" (Fonte: http://averdadedoevangelho1517.blogspot.com.br/2014/10/entrevista-com-luciano-sena-sobre.html)

      5. Onde eu disse que crer em dieta alimentar, sábado e Ellen White são heresias de perdição? Meu livro e blog estão em suas mãos... Nem no assunto de dieta eu toquei no meu livro... com respeito ao sábado, acho que vc não leu o que tenho postado a respeito há anos...

      Nesses pontos, são eles mesmos eles que afirmam ser a "igreja remanescente" por causa disso, não eu.

      Portanto, meu querido irmão, creio que seu comentário a mim, está em total desacordo com que tenho defendido.

      Um abraço

      Excluir
  4. EG White: Enoque num mundo com sete luas
    ==============================
    “Então fui levada a um mundo que tinha sete luas. Vi ali o bom e velho Enoque, que tinha sido trasladado” (Primeiros Escritos, p. 40, edição de 1967).
    *
    Comentário:
    Embora se afirme, na continuidade da declaração acima, que Enoque tenha ido apenas “visitar” aquele lugar, e não morar naquele lugar de “sete luas” (Saturno). Sabemos que é uma doutrina espírita a crença na existência de outros mundos habitados. É um ponto de vista admitido pela Sra. White, quando em sua visão viu “um mundo que tinha sete luas”, repetindo as palavras de Allan Kardec, que afirma: “Em que sentido se deve entender a palavra céu? Achais que seja um lugar? Não; é o espaço universal; são os planetas, as estrelas…” (O Livro dos Espíritos , p.250, 20ª edição, p. 461). O mesmo ponto de vista é sustentado pelos mórmons.
    *
    Teria Deus permitido a saída do seu servo Enoque do céu (Jo. 14:2-3; Hb. 12:23) para uma visita a Saturno? Não é especular com a Palavra de Deus? (1Co. 4:6)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Eu não concordo em hipótese alguma com a visão da Sra. EGW, mas eu acho que o Sr. deveria ter vergonha de associar o que EGW crê com as doutrinas espíritas. O Sr. não sabe porcaria nenhuma sobre o assunto, e eu apenas publiquei seu comentário para mostrar aos meus leitores a patifaria que vocês fazem com as seitas e igrejas, tirando comentários fora do contexto. Quem disse que crer em vida em outros planetas é crer em ensinos espíritas? Por exemplo, há ateus que creem em vidas em outros planetas, mas seriam eles quem endossam doutrinas espíritas? Nada a ver, prezado. Você deveria se envergonhar de suas conclusões. A doutrina espírita ensina haver vidas em outros planetas e mundos como meio de evolução espiritual, ou seja, para eles, vivemos em mundos inferiores, evoluímos e reencarnamos aqui na terra, e quando evoluirmos reencarnaremos em planetas mais avançados. (Eu não creio nisso, certo?) A IASD não crê na vida em outros planetas para fins reencarnatórios. A IASD repudia a doutrina da reencarnação, como nós também o fazemos. Portanto, seja honesto e justo. Jogue no lixo seu método CACP de interpretar as seitas.

      Excluir

Postar um comentário

Seus comentários devem contem no máximo 1000 caracteres

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)