TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - JESUS É PRIMOGÊNITO PORQUE FOI CRIADO OU PORQUE CRIOU TUDO?


Certo apologista TJ defende na internet que Jesus é o princípio da criação de Deus porque foi a primeira criação de Deus e, portanto, é o primogênito da criação de Deus. Será que a Bíblia concorda com os argumentos dele?

Apologista TJ - A Bíblia é clara ao dizer que Jesus é preeminente porque é o primogênito da criação, ou o primeiro filho de Jeová. Hebreus 1:6 é claro ao dizer que Deus introduziu no mundo "o SEU primogênito". Portanto, Jesus é o primeiro filho criado de Jeová. Com isso concordam as palavras de Apocalipse 3:14 que diz que Jesus é “o princípio da criação de Deus". 
Resposta Cristã – Em primeiro lugar, o comentário acima está totalmente errado, equivocado e confunde primogênito de Deus com primogênito da Criação. E confundir isso gera outros erros mais abaixo, na explicação do apologista TJ. Na expressão Jesus é Primogênito de Deus, poderíamos inverter a frase e dizer que por Jesus ser o primogênito de Deus, Deus é Pai de Jesus. Mas na frase Jesus é primogênito da criação, não podemos inverter a frase e dizer que por Jesus ser o primogênito da criação, a criação é Pai de Jesus. Isto mostra que primogênito em Colossenses 1:15, 16 não tem o mesmo sentido que primogênito em Hebreus 1:6.

Em segundo lugar, o texto de Colossenses 1:15, 16 explica o motivo de Jesus ser chamado de primogênito da Criação. Após lermos que Jesus é primogênito da criação, lemos no versículo 16 a explicação, ou a razão deste título: pois mediante ele foram criadas todas as coisas. Sendo assim, Jesus é primogênito não na acepção de ser o primeiro criado, mas de ser o herdeiro da criação.

Em terceiro lugar, Jesus é o princípio da criação de Deus porque é aquele que inicia, principia, o ato de criar, pois tudo o que existe, existe por intermédio dele. 
Apologista TJ - Jesus é preeminente porque ele é o primeiro filho, e como primeiro filho, é mais preeminente do que os demais filhos, sendo o herdeiro de tudo e aquele que tem direito ao Reino. Sim, primogênitos são preeminentes, e sua preeminência vem do fato de serem os filhos mais velhos. Só o fato de ser o primeiro filho de Jeová, o primogênito de toda a criação de Jeová, já garante pra Jesus status por direito de primogenitura de ele ser preeminente sobre todas as outras criaturas. Jesus por ser o primogênito, ou primeiro filho, tem mais direito e mais primazia do que qualquer outro. Assim sendo, Colossenses 1:15-17 mostra que a criação do universo foi um presente do Pai para o Filho, que é o herdeiro. 
Resposta Cristã – Novamente, errado. O texto de Colossenses 1:15, 16 não diz que Jesus é preeminente porque ele é o primeiro filho criado de Jeová. Isto o nobre apologista TJ adicionou por conta própria, como faz em centenas de texto dele. Típico dos TJs que se arvoram a dar uma de hermeneutas e exegetas. Repetindo, Jesus é chamado de primogênito da criação POIS MEDIANTE ELE foram criadas todas as coisas. Leia o texto de Colossenses 1:15, 16 e confira. Simples assim!

Este primogênito de Deus foi introduzido ao mundo (Hebreus 1:6). O texto não diz que isto significa que ele foi criado neste mundo. Mas Deus introduziu seu filho ao mundo porque através dele todas as coisas que existem foram criadas por Jesus, incluindo o tempo e o espaço que Jesus ocupa neste mundo. Se João 1:3 diz que por intermédio de Jesus tudo foi criado, então incluem-se aqui o tempo espaço na esfera espiritual, do contrário ele não teria participado em criar tudo. Mas se participou em criar tudo, criou o tempo e o espaço que ele ocuparia, e se criou o tempo e o espaço que ele ocuparia, precede ao tempo e ao espaço, e se precede ao tempo e ao espaço, então ele é eterno, ele é Deus, pois só Deus precede ao tempo e ao espaço, quer físico, quer espiritual. E isto não é filosofia, é Bíblia, pois João 1:3 diz que Jesus participou da criação de tudo! Contra factum non est argumentum. Quando Jesus cria o mundo e tudo o que nele há, ele é introduzido ao mundo, de modo que suas criaturas angelicais o adoram. (Hebreus 1:6) E por que o adoram? Porque Hebreus 1:7-10 diz que o próprio Deus o chama de Deus e de Senhor, porque Jesus funda os alicerces do céu e da terra. Ora, Hebreus 1:6-10 diz que Jesus é Deus, Senhor, Criador, é adorado, e me vêm arianos modernos dizendo que Jesus é criatura. Haja paciência! 
Apologista TJ - Segundo a lógica trinitária, que diz que Jesus é preeminente no segundo sentido apenas, teremos que admitir que alguém que não é Jesus foi a primeira criação de Jeová, sendo seu primeiro filho primogênito, mas Jesus foi feito "primogênito" no lugar deste outro, se tornando assim mais preeminente que este outro. Assim, pensemos nas implicações de se negar que Jesus é a primeira criação de Deus! Não tem como fugir:  só existem dois sentidos para a palavra “primogênito” na Bíblia: ou é o primeiro filho nascido, ou então é outro filho, que não é o primeiro, mas que assume os direitos do primeiro. 
Resposta Cristã – Aleluia! Até que enfim apareceu o primeiro dentre os meus DEZ MELHORES ARGUMENTOS CONTRA A TRINDADE, usados por mim quando eu pertencia à seita TJ. É claro que hoje eu refuto a todos eles com muita maestria. Mas é um argumento bom e merece respeito, pois realmente se Jesus não foi o primeiro filho criado, mas é criador, logo a primeira criatura de Deus seria seu primogênito, não é mesmo? Mas se a Bíblia não menciona um outro primogênito, então Jesus teria de algum modo ficado com o direito de primogenitura do outro, não é mesmo? Uma ova! A Bíblia jamais usa primogênito, no sentido de primeiro criado, para Jesus, nem para seres espirituais criados. Este argumento TJ é a coisa mais ridícula que pode existir. Na época, eu me achava o rei da cocada doce com esse argumento, mas ele é uma tolice imensurável, e por vários motivos: (a) O direito de primogenitura aqui na terra determinaria o direito de primogenitura no céu, entre Deus Pai e Jesus; (b) O primogênito aqui na terra é filho de um pai e de uma mãe humanos, que fizeram sexo para procriar um ser distinto dos dois mais exatamente igual em natureza a eles. Mas as criaturas de Deus não são o resultado de um ato sexual entre o pai e a mãe deles, e muito menos seriam exatamente iguais em natureza que Deus, pois apenas Deus possui natureza divina; (c) O primogênito precisa ser tão ser humano quanto seu pai, aqui na terra, então por que as TJs não admitem que Jesus teria que, para ser primogênito do Pai, ser tão Deus quanto seu Pai? Pois é exatamente essa a resposta do motivo pelo qual a Bíblia não atribui a uma primeira criatura que não seja o Deus Jesus o título de primogênito: Jesus, sendo Deus e primogênito da Criação, NÃO HÁ necessidade de Deus chamar de primogênitos uma suposta primeira criatura porque é Jesus quem é o herdeiro de toda a criação de Deus, mas herdeiro não porque foi criado, MAS PORQUE (DE NOVO!!!!!) MEDIANTE ELE FORAM CRIADAS TODAS AS COISAS. 
Apologista TJ - Então, os trinitários têm duas escolhas: ou acreditam que Jesus é o primeiro filho criado de Jeová e, por isso, tem primazia e é preeminente, ou acreditam que Jeová criou outro antes de Jesus, mas Jeová escolheu Jesus e fê-lo ser mais preeminente que este outro. Em que vão acreditar, trinitários? Na Bíblia ou na tradição? 

Resposta Cristã – Então, os arianos TJs têm duas escolhas: Ou acreditam que Jesus é Deus e, por isso, tem primazia sobre tudo o que criou, já que Colossenses 1:15, 16 diz que ele é primogênito porque criou e não porque foi criado, ou assumem que acreditam no que a Bíblia jamais ensina: Que Jesus é primogênito de Deus porque foi criado, quando o texto diz que é primogênito porque criou. – Fernando Galli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7