CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - ABORDAGENS AMOROSAS PARA COM NOSSOS IRMÃOS EXCLUSIVISTAS

Todos nós sabemos do costume dos adeptos da Congregação Cristã no Brasil (CCB) de se saudarem com a paz de Deus apenas entre eles. Numa conversa com um desses membros, quando chega outro da  CCB, ele diz a você "como vai" e ao irmão de igreja dele "paz de Deus". Por que isso acontece? Entre as muitas respostas que obtive da parte de seus membros, posso destacar algumas:


1.    "É que como acreditamos ser a igreja que mais faz a vontade de Deus e que tem a única doutrina correta, então costumamos nos saudar apenas entre nós mesmos."
2.    "Desde que nosso irmão Francescon foi usado por Deus para criar a CCB, a graça de Deus tem sido manifesta nesta irmandade. Então, nós saudamos apenas quem pertence a ela."
3.    "Nossa doutrina baseia-se tudo certinho no que a Bíblia diz. Então, vamos supor, quem está fora dessa doutrina, não pode merecer a paz de Deus."
4.    "As outras igrejas estão repletas de erros. A Congregação Cristã é a única que adere à doutrina de Cristo fielmente."
Como lidar com os adeptos da CCB que pensam assim? Tenho sugerido que os irmãos bondosamente argumentem da seguinte forma com eles:

Abordagem 1

Na sua opinião, Jesus nos ensinou a identificar uma única placa religiosa, ou aqueles que são discípulos de Jesus e filhos de Deus? (Espere uma resposta.) Então, gostaria de ler com você alguns versículos. Por exemplo, lemos em João 13:34, 35 o seguinte:

"Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros." - João 13:34, 35.

No seu modo de entender, precisamos amar uns aos outros. O que você acha? (Espere uma resposta afirmativa.) Esse texto mostra que quem ama é reconhecido como discípulo de Jesus. E em Cristo Jesus, eu amo sua vida, meu querido (minha querida). Eu aceitei Jesus como o meu Salvador, e pela Graça e Misericórdia de Deus, posso considerar como meu irmão pessoas que receberam Jesus nas suas vidas. Assim, o que Jesus fez por mim e por você é muito mais importante do que placas de religião. O que acha de nos considerarmos como irmãos em Cristo, mesmo sendo de denominações diferentes?

Abordagem 2

Tenho percebido que vocês não nos cumprimentam com a paz de Deus. Por quê? (Espere uma resposta.) Agradeço sua resposta. Mas gostaria de ler com você na Bíblia as seguintes palavras de Jesus:

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." - Mateus 7:21.

Conforme você percebeu, os salvos são aqueles que fazem a vontade de Deus, ou aqueles que pertencem a uma determinada denominação? (Espere uma resposta.) Em todas as igrejas cristãs, existem pessoas que fazem a vontade de Deus. Mas nunca conseguimos fazer cem por cento dela, porque somos imperfeitos. Portanto, nem você, nem eu, fazemos plenamente a vontade dEle. Mas eu e você amamos o que Jesus Cristo fez por nós, ou seja, morreu para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna. (João 3:16) Assim, creio que nós dois poderíamos nos saudar, pois amamose temos fé no mesmo Jesus. Oque acha?

Abordagem 3

Aqui no Brasil, os membros da CCB se consideram uma irmandade que possui a única doutrina correta. Em outros países, isso não ocorre. Por exemplo, existem igrejas da CCB que aceitam os evangélicos como irmãos em Cristo. Você sabia disso? (Espere uma resposta.) Bom, respeito sua opinião, mas pense no que Jesus disse.Observe:

"Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus." - Mateus 10:32.

Quando Jesus disse isso, não havia a CCB. A CCB foi fundada em 1910, por Louis Francescon. Assim, desde aproximadamente o ano 30 d.C., para alguém ser salvo (ou paraque Jesus confessasse o nosso nome perante o Pai), nunca foi necessário ser parte da CCB, mas confessar a Jesus diante dos homens. Assim, não faz sentido crer que, a partir de 1910, Deus mudou de idéia, e passou a salvar apenas pessoas que estão na CCB, sendo que em todas as igrejas cristãs continuam havendo pessoas confessando Jesus diante de todos. É por isso que hoje há muitas pessoas na CCB esperando mudanças e nos chamando de irmãos em Cristo Jesus. Gostaria de me considerar seu irmão em Cristo?

Vencendo o proselitismo da CCB

Não raro, os membros da CCB nos abordam com declarações do tipo: "Vamos conhecer a Palavra?" ou "Vamos conhecer a verdade?" Os cristãos precisam saber responder a essas investidas, ajudando essas pessoas a concluir que a Verdade e a Palavra de Deus não são exclusividade dessa organização. Observe como você pode responder:

Abordagem 4

"Eu agradeço a você o convite de conhecer a Palavra. Todavia, a Palavra de Deus é a Bíblia. E muito antes de sua denominação surgir, desde antes de Cristo, essa Palavra era lida e ensinada. Nos dias de Jesus, veja o que ele disse:

"A tua Palavra é a verdade." - Ler João 17:17.

Em nossas igrejas, lemos essa Palavra. Acreditamos no poder dela em nossas vidas. Veja como a Bíblia me ajudou a ser uma pessoa melhor. (Dê o seu testemunho de como a Bíblia lhe ajudou a ser uma pessoa melhor.) Acha mesmo que só na CCB a Palavra de Deus é ensinada, se nas igrejas cristãs a Bíblia tem se mostrado viva e poderosa na vida de tantas pessoas?

Abordagem 5

"O que seria a verdade para você? (Espere uma resposta.) Entendo seu ponto de vista. A verdade, de acordo com a Bíblia, é Jesus, não uma denominação fundada em 1910. Veja esse texto, que são palavras do nosso Jesus:

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida." - João 14:6.

Assim, você realmente crê que além de Jesus, existe outra verdade, ou seja, a sua igreja? (Espere uma resposta.) Bem, a verdade prá mim é só Jesus. E desde que aceitei a Cristo, Ele mudou o meu viver. Minha denominação não é perfeita, a sua também não é. Perfeito é só Jesus. A Bíblia diz que só Deus é verdadeiro. (Romanos 3:4) Portanto, precisamos servir juntos ao verdadeiro Jesus, em vez de desprezarmos as pessoas que amam e servem a Ele, só porque pertencem a outra denominação cristã.

Conclusão

Todos os movimentos com sectarismo retiram Jesus do centro. Eles desejam se promover como a única verdade. Ao evangelizarmos adeptos da CCB, é importante enaltecermos o nome de Jesus. Não devemos ser ofensivos. A Bíblia diz que nossa linguagem deve ser "sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um". (Colossenses 4:6) Os da CCB questionarão muito as nossas denominações. Proponho ouvi-los, e num espírito de amor, raciocinar com eles. - Fernando Galli.

Comentários

  1. Tenho parentes nessa Igreja e eles sã confusos mesmo, se baseiam mais no que a doutrina da igreja ensina do que citações da Bíblia, agora surgiu a CCB Ministério de Jandira, que é basicamente a mesma doutrina, mas é parecida com as CCBs de outros países, pelo qu pude perceber conversando com alguns eles respeitam outras denominações e os consideram irmãos, eles alegam que a CCB no início não era assim, e que o fundador do movimento tinha comunhão com outros pregadores da época, principalmente os pentecostais da sua época, coisa que os CCBistas tradicionais não suportam ouvir, pelo pouco que conheço foi isso que eu pude ver.
    Parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez vc esta semeando a contenda. Responda :a quem Jesus chamou irmãos?
    A meu ver vc tem se comportado como o doutor da lei em Mateus cap 22 verso 36
    Conheci mais de 10 denominações e decidi ler verdadeiramente a biblia para ter intimidade com Deus e após 4 anos afastada o Senhor me chamou para essa graça CCB e aos poucos desses quase 2anos tenho eu testemunhado o quanto estão próximos da palavra escrita.
    E quanto a paz de Deus.. sugiro que examine as escrituras Lucas cap 24 verso 36 e veja por si quando e em que ocasião foi dito a primeira vez pela boca de JESUS "Paz seja convosco "
    A paz deve ser dada a todos e sim ela é praticada por nós irmãos em Cristo pois é isso que o próprio Jesus desejou no meio de seus irmãos. E não digo irmãos de placa mas irmãos em Cristo.
    "ERRAIS porque não conheceis as escrituras"
    ler a palavra de Deus nos é ensinado a toda hora em todo o tempo logo pode ver que Paz de Deus é doutrina bíblica e não de homens.
    Ao invés de fazer críticas baseada nos outros e saiba que todos somos sujeitos a erros sugiro que vá a uma reunião já que tem uma casa de oração tão perto de sua morada e veja por si mesmo.

    ResponderExcluir
  3. sera que vale apena procura argumento ou versículo na bíblia para fazer acusação entre denominação,sera que vocês são verdadeiramente amigo de Jesus, e estão fazendo o que ele manda;João 15:14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.observe em lucas 10,27 26Jesus respondeu:
    — O que é que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem?
    27O homem respondeu:
    — “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo.”
    28 — A sua resposta está certa! — disse Jesus. — Faça isso e você viverá.,,,,,Faça isso,todos nos que lemos a gloriosa palava de Deus sabemos que cada um de nos vai ser chamado ao tribunal de Deus . e com as nossas palavras seremos jugado e ate condenado, que a Paz de nosso Senhor Jesus
    Cristo alcance cada um de nos,e louvado SEJA O NOME DO SENHOR

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seus comentários devem contem no máximo 1000 caracteres

Postagens mais visitadas deste blog

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)