TESTEMUNHAS DE JEOVÁ VIRTUAIS - MANOBRAS DE EMBUSTEIROS CONTRA A PESSOALIDADE DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS

A pior tática de um embusteiro intelectual é fazer uso das palavras de outrem a fim de que elas signifiquem o que não era a intenção original do autor. Os testemunhas-de-jeová, por exemplo, questionam: Por que algumas versões bíblicas, em Gênesis 1:2, não usam Espírito de Deus mas vento, sopro? Não seria isso um motivo para não os membros da cristandade não crerem na pessoalidade do Espírito Santo? Veja, a seguir, a resposta dada a um desses manobristas da fé.

A primeira manobra do sujeito TJ que se intitula Apologista da Verdade é arrolar Bíblias que parecem dar apoio à Tradução do Novo Mundo, a qual chama o Espírito de Deus de força ativa de Deus. Observe:


REFUTAÇÃO CRISTÃ - Quem disse que os cristãos não creem que o Espírito Santo é o vento ou o sopro de Deus? Todos os responsáveis pelas Versões das Bíblias cristãs creem assim. Eu também creio! Os alunos da Escola Bíblica Dominical, em igrejas sérias, sabem disso! E mesmo assim não cremos que o Espírito Santo seja impessoal. E a resposta é simples: O Espírito Santo é o vento ou o sopro de Deus, com o significado de ser o poder de Deus, porque o Espírito Santo é a Pessoa da Trindade que manifesta este poder aos homens. Jesus ensinou: Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo. (Atos 1:8) Paulo escreve sobre o poder de Espírito Santo. (Romanos 15:13, 17) Então, são corretíssimas estas traduções acima e elas fazem parte do vocabulário cristão há milênios! O Espírito Santo é o poder de Deus.

Outro ponto é que todos os responsáveis pela produção de nossas Bíblias cristãs creem na Trindade e, portanto, na pessoalidade do Espírito Santo, e se traduziram da forma como fizeram, não foi para por em dúvida tal crença fundamental da Igreja Cristã. Portanto, não se deve usar tais formas de traduzir Gênesis 1:2 para sequer insinuar que se nossas Bíblias traduzem assim, deveríamos repensar nossas crenças.

Observe agora outras manobras do "intelectual" TJ no afã de seduzir seus leitores:


REFUTAÇÃO CRISTÃ - Se no argumento anterior, o Apologista da Verdade não poupou o texto bíblico de suas vis artimanhas, agora ele manipula até as notas de rodapé. A Bíblia na Linguagem de Hoje faz este belo comentário, corretíssimo, porque todos os que creem na Pessoalidade do Espírito Santo creem que Ele pode ser chamado de sopro, vento ou energia de Deus. 

Nova Tradução na Linguagem de Hoje :
Bíblia de Estudo, página 1604.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2004-2005.
Um apologista da Verdade, que seja sério e inspire credibilidade, deveria ter se perguntado: 'Será que os responsáveis pela Tradução na Linguagem de Hoje usaram poder de Deus e vento de Deus com a intenção de apoiar as crenças dos testemunhas-de-jeová ou porque creem que o Espírito Santo é um ser pessoal responsável pela manifestação do poder de Deus? Poderia também ter pesquisado a Nova Bíblia na Linguagem de Hoje, mais moderna, e ter exposto para todos o significado que se dá, no Dicionário ao final desta Bíblia, para Espírito Santo. Veja ao lado. Isto é um trabalho sério, onde se mostra o todo, e não partes.

O mesmo se fez com a Bíblia de Jerusalém. onde quando o texto se refere ao Espírito Santo, usa-se Espírito, em maiúsculas, para aludir à sua divindade e pessoalidade.

E ainda o sujeito usa nossas Bíblias, com frases fora do contexto, para afirmar no final do texto dele que, devido a muitos usarem nossas Bíblias que usam poder de Deus, vento de Deus e outras expressões para o Espírito de Deus, para concluir que temos condições de crer como eles devido ao uso de tais expressões. Isto é um fragrante caso de manobra textual ou, se preferir, desonestidade intelectual.

Portanto, pergunto: Se essa gente, que se mete a escritor devido a certos talentos, faz isso, o que dizer dos plebeus TJs que vêm até sua casa, sem estudo de hermenêutica e exegese? - Fernando Galli.
______________________________________

Fonte da ilustração no topo: http://nobarquinho.com/2014/04/30/barquinho-060-textos-fora-de-contexto/

Postagens mais visitadas deste blog

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7