O APOCALIPSE E VOCÊ - SIRVAMOS AO DEUS QUE REVELA SUA PALAVRA - 1:1, 2.

Um livro repleto de mistérios, sobre o qual escreveram-se interpretações tão diversas e divergentes. Não se pretende nesta série interpretar o Apocalipse, mas aprender dele lições para a vida cristã, escondidas ou não na linguagem de Deus de difícil compreensão revelada a João e a todo o cristão. Espero que estes comentários lhe sirvam de encorajamento para fazer a vontade de Deus.
(1:1) - Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar a seus servos as coisas que em breve devem acontecer. Ele enviou seu anjo para anunciar a seu servo João, (1:2) que atestou tudo quanto viu da palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo.


Comentário - É impressionante como Deus agita céus e terra ao nos revelar assuntos importantes. De Deus, o Pai, vem a missão de Jesus, o Deus-Filho, de nos revelar. E Jesus envia o seu anjo para anunciar a João esta revelação. E João ouve da palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo. Então, temos: Deus - Jesus - anjo - João - nós. Devemos, com isso, reconhecer a soberania do Senhor Deus em nos revelar verdades da forma como quer, usando cada um numa função especial em seu propósito. 

Quais servos de Deus, interessados no que o Apocalipse tem a nos ensinar para a vida prática, sentimo-nos privilegiados pela rica instrução em meio a sinais tão estranhos ao nosso linguajar moderno, pois ainda diante de uma revelação repleta de figuras de linguagem, ela nos é viva como toda a Palavra de Deus. - Hebreus 4:12.

João viveu com Jesus e aprendeu com Ele verdades da Palavra de Deus, e por isso deu testemunho de Jesus. João foi o discípulo amado de Jesus. E neste contexto recebe em primeira mão, por inspiração, uma palavra de Deus e um testemunho de Jesus. Nós também somos seus discípulos amados, igualmente alvos da revelação de Jesus já suficiente nas Escritura. Então, precisamos aprender da palavra de reconciliação (2 Coríntios 5:19), de vida (Filipenses 2:16) e de verdade (Efésios 1:13; Tiago 1:18) ¹ ensinada por Jesus e dar testemunho do modo como Ele próprio se revelou a nós, além, é óbvio, de proclamarmos este nome que está acima de todo nome. - Filipenses 2:9-11.
___________________________________

¹ R. N. Champlin. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, página 367, Volume 6. São Paulo : Hagnos, 2002.