SALMO 119:169-176 - A OVELHA DESGARRADA ARREPENDIDA

Já se sentiu alguma vez longe de Deus devido a erros que o magoaram? Numa situação destas, como o Salmista nos ajuda, de forma inspirada, a retomarmos no caminho de obediência a Deus?

Para retornar a Deus como ovelhas obedientes precisamos reconhecer nossa atitude errante. A expressão "Desgarrei-me como uma ovelha perdida" (v. 176a) nos ensina ser este o proceder humilde correto para recebermos a ajuda de Deus.

As expressões "Tua mão esteja pronta para me socorrer" (v. 173a), "SENHOR, anseio por tua salvação" (v. 174a), "Vem buscar teu servo" (v. 176b) nos movem a reconhecer nossa dependência de Deus para sermos guiados por ele como ovelhas arrependidas. Deus vem nos buscar através de Jesus, nosso Pastor, quando percebe que uma dentre cem ovelhas se desgarra, Ele vaia trás dela, modelo este deixado para os pastores na Igreja Cristã imitarem a Cristo.

Observamos o salmista pedir para que Deus o ouça: "SENHOR, chegue a ti o meu clamor" (v. 169a), "Chegue a minha súplica à tua presença" (v. 170a). Como podemos retroceder sem Deus nos ouvir? Devemos, então, crer no Deus ouvinte de oração e orarmos com fé! Mais à frente, o Novo Testamento mostra que isto deve ser feito em nome de Jesus. - João 14:13, 14.

Depois de orarmos a Deus, devemos estar dispostos a obedecer à Palavra dEle, com entendimento. Veja como os versículos seguintes nos admoestam a agir assim: "Dá-me entendimento conforme tua palavra" (v. 169b), "livra-me conforme a tua palavra" (v. 170b), "Pois me ensinas teus estatutos" (v. 171b), "Que minha língua celebre a tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos" (v. 172), "Escolhi teus preceitos" (v. 173b), "[SENHOR] ... tua lei é meu prazer" (v. 174b), "Ajudem-me tuas ordenanças" (v. 175b) e "Pois não me esqueço dos teus mandamentos" (v. 176c). Sim, leia a Bíblia. Jamais ache que seu erro o afastou de Deus e de sua Palavra para sempre. Isto é o que os inimigos de Deus quer que você conclua. Mas Deus fica feliz quando selecionamos o melhor do nosso tempo para um contato íntimo com a Palavra de Deus.

Ao retornarmos, jamais devemos nos esquecer de louvarmos a Deus, principalmente quando somos ajudados por Ele a retornar. Por isso, lemos neste trecho do Salmo 119 frases como "Que meus lábios proclamem louvor" (v. 171a) e "Que eu viva para te louvar" (v. 175a).

Quão maravilhosas e poderosas são estas palavras! Reconhecer nossa situação contrária à Palavra de Deus, orar a Deus pedindo que aja em nosso favor, demonstramos dependência do SENHOR Deus para retomar a caminhada de retidão, confiar em Sua Palavra, a Bíblia, praticando-a, com prazer e louvar a Deus por ter agido em nosso benefício evidenciam o caráter que se espera de quem peca mas volta nos braços do Pai. No contexto do Novo Testamento, Cristo deve ocupar o papel de único papel de Mediador entre Deus e nós para que todos esses passos sejam dados, o que garante a reaproximação a Deus. - Fernando Galli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários devem contem no máximo 500 caracteres