É POSSÍVEL UMA DENOMINAÇÃO CRISTÃ MAIS PRÓXIMA DA VERDADE?

Milhares de Denominações Religiosas Cristãs têm procurado ser a mais exata representação da verdade, tanto em questões doutrinárias como quanto ao modo de vida cristão. (João 14:6; 1 Coríntios 11:1; Efésios 5:1) Para aqueles que procuram encontrar uma denominação mais correta possível, elenco, a seguir, alguns problemas a serem enfrentados e termino com um conselho cristão.


Em primeiro lugar, porque uma mesma denominação cristã pode ter igrejas que se distanciam muito uma da outra em relação à Bíblia e até mesmo à Declaração Doutrinária da própria denominação. Por exemplo, numa mesma convenção de igrejas locais encontramos pastores calvinistas, arminianos e wesleianos, muito embora a Declaração de Fé da denominação tenda para um ponto de vista apenas. Também, há pastores que aceitam o batismo por imersão mas outros não, e isto cria divisões e problemas.

Em segundo lugar, porque na mesma denominação cristã, muitas igrejas podem diferir em como encaram questões éticas e de usos e costumes. Por exemplo, há igrejas locais que consideram recasados como adúlteros e nem se lhes permite orar nos cultos, e há também aquelas que, dependendo o caso, consideram recasados aptos ao ministério pastoral. As mesmas diferenças ocorrem quanto ao uso de roupas no culto, obrigatoriedade ou não quanto aos dízimos, conceitos sobre se certas comunidades são seitas ou não.

Em terceiro lugar, numa mesma denominação cristã pode haver igrejas locais mais doentes espiritualmente do que outras, por falta da devida disciplina. (1 Coríntios 5:9-11) Há igrejas que toleram amasiados até mesmo para ocupar cargos de liderança, mas outras os consideram como pecadores impenitentes. Umas 
excluem do rol de membros pecadores que não aceitam de modo algum os esforços dos que zelam por suas vidas a se arrependerem, e há outras que nem se importam em como seus membros andam e representam a Cristo. Sem contar que há igrejas locais que aceitam a presença e até a influência financeira de maçons, quando outras igrejas locais da mesma denominação são mais puras e não permitem tal sujeira espiritual.

Em quarto lugar, numa mesma denominação, há igrejas com pastores e líderes que podem refletir quanto amam a Palavra de Deus ou não. Há aqueles que mal creem na Bíblia como a Palavra de Deus, mas há outros que não negociam por nada este valor sagrado!

Quer um conselho de irmão em Cristo? Creia assim: A Verdadeira Igreja é a união de todos os salvos em Cristo (Efésios 5:25) e não uma instituição religiosa. Sua conversão a Cristo já o torna membro dela. A melhor Denominação religiosa é aquela que contém o maior número de igrejas locais, mais unidas possível, na doutrina de Cristo. E a melhor igreja local será aquela que é exemplo para outras igrejas da mesma denominação. E faça sua parte (1 Coríntios 15:58). - Fernando Galli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)