TEOLOGIA (SOTERIOLOGIA) - PODE O NOME DE UM SALVO SER REMOVIDO DO LIVRO DA VIDA?


Muitos cristãos sinceros acreditam piamente que podem perder a salvação mesmo depois de terem se convertido a Cristo e sido declarados filhos de Deus. Mas um outro grupo de cristãos sinceros defende que o crente jamais perde sua salvação. A seguir, veremos um breve comentário dos textos que tratam do Livro da Vida nas Escrituras e a questão da perda ou não da salvação.

Os seguintes textos bíblicos falam do Livro da Vida:
  • Êxodo 32:32, 33 - "Mas, agora, perdoa-lhe o pecado; ou, caso contrário, risca-me do teu livro que escreveste. Então o SENHOR disse a Moisés: Riscarei do meu livro aquele que tiver pecado contra mim."
  • Salmos 69:28 - "Sejam riscados do livro da vida, e não sejam inscritos com os justos."
  • Filipenses 4:3 - "E peço também a ti, meu verdadeiro companheiro, que as ajudes, pois trabalharam comigo no evangelho, junto com Clemente e com meus outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida."
  • Apocalipse 3:5 - "Assim, o vencedor será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei seu nome do livro da vida, mas, pelo contrário, reconhecerei seu nome diante de meu Pai e diante de seus anjos."
  • Apocalipse 13:8 - "Todos os habitantes da terra a adorarão, aqueles cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo."
  • Apocalipse 17:8 - "A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo e irá para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a fundação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta que era e já não é, mas voltará."
  • Apocalipse 20:12, 15 - "Vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e abriram-se alguns livros. Então, abriu-se outro livro, o livro da vida, e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. [...] E todo aquele que não se achou inscrito no livro da vida foi jogado no lago de fogo."
  • Apocalipse 21:27 - "Nela não entrará coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira, mas somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro."
A problemática da questão está, ao lermos estes textos, na expressão "riscar o nome do livro"; pode o nome de uma pessoa que em determinado momento está salva, ser riscado do Livro da Vida, ou seja, do Livro com o nome dos salvos? E se os nomes foram escritos desde a fundação do mundo, significa isso que cada pessoa foi predestinada a salvação e, portanto, não podem perdê-la?

Nosso Ponto de Vista

Usar os dois primeiros textos acima para apoiar a doutrina da perda de salvação não é uma boa exegese, embora a respeitemos. O uso da palavra "livro" em Êxodo 32:32, 33 e no Salmo 69:28 diz respeito ao registro daqueles que estão vivos. Riscar a pessoa do livro de Deus ou livro da vida aqui significa, não condenação eterna, mas ameaçar a pessoa de morte física, como castigo de Deus. 

O texto de Filipenses 4:3 apenas afirma que os nomes de alguns irmãos em Cristo estão no livro da vida. Não nos ajuda em nada.

Apocalipse 3:5 apenas afirma que o vencedor jamais terá seu nome escrito no livro da vida, e no versículo 4 diz que havia em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes e andariam com Jesus, pois eram dignas. Ou seja, desde quando elas eram vencedoras? Para Deus, antes da fundação do mundo. (Efésios 1:3, 4) Mas na corrente humana do tempo, Paulo diz que já somos mais que vencedores em Jesus Cristo. (Romanos 8:37) Portanto, nada me separa do amor de Deus, e é IMPOSSÍVEL PARA MIM, perder a salvação (Romanos 8:38, 39). Isto significa que eu perseverarei. (Mateus 24:13) Espero que você tenha esta certeza, como eu, não porque merecemos a salvação, mas pela graça de Deus.

Em Apocalipse 13:8, mostra-nos que há aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro do Cordeiro, que foi morto desde a fundação do mundo. Nada se diz que seus nomes, ou pelo menos alguns deles, estiveram escritos neste livro, mas depois foram apagados. O mesmo ocorre com Apocalipse 20:12, 15. Em Apocalipse 21:27, em contrapartida, diz que entrarão na Jerusalém que desce do céu (que para nós, calvinistas, refere-se à Igreja, pois os reis da terra estão vivos no contexto) os que tiveram seu nome escritos no livro da vida.

Propositalmente, deixamos o texto de Apocalipse 17:8 por último. O texto diz quando o livro da vida foi escrito: "Desde a fundação do mundo". Querem alguns que creem na perda de salvação afirmar que este livro vem sendo escrito e revisado desde a fundação do mundo, como se Deus, desde então, fosse escrevendo os nomes daqueles que morrem fiéis. Veja o que comentou certo especialista em grego no afã de provar tal interpretação:
"Há uma enorme diferença entre antes de e desde a. No grego, o termo apo significa ‘a partir de’. Segue-se que a expressão ‘desde a fundação do mundo’ denota que os nomes dos salvos vêm sendo inseridos no livro da vida desde que o homem foi colocado na terra fundada, criada por Deus (Gn 1), e não que haja uma lista previamente pronta antes que o mundo viesse a existir” ¹
Exegese ruim do texto. Realmente, a palavra grega apó significa "a partir de". Mas para quem tem melhor familiaridade com o texto grego, ao fazer uma exegese, deve-se levar em conta, no mínimo, a expressão toda. Vamos a uma pequena aula, que um aluno de primeiro ano de grego poderia explicá-la:


Observou a seta sobre a palavra gégraptai? É o verbo "escrever", no perfeito. E por que está no perfeito? Para indicar uma ação terminada. E quando terminou? Desde a fundação do mundo, ou nas origens de tudo. Quem interpreta que o nome "João", por exemplo, é escrito no Livro da Vida no ato da conversão dele está redondamente enganado, porque o grego não permite esta interpretação desprovida de aulas fundamentais de gramática grega.

É como se disséssemos que o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:8) várias vezes. Morto, em grego, está no perfeito. Ação completa, consumada. Este argumento, per se, arrebenta com a proposta arminiana, e não sei qual malabarismo intelectual será usado para nos refutar. 

Então, se o Livro da Vida foi escrito definitivamente a partir da fundação do mundo, então eu queria saber por que alguns insistem em achar que Deus fica revisando este livro, pondo o João, tirando o João, pondo o João, tirando o João, do Livro da Vida*. E gostaria de saber também se acham que Deus escreveria um nome no livro da vida, sendo que, pela sua presciência ele já sabia que teria de removê-lo? Você escreveria algo em seu livro se soubesse que numa outra edição e final teria que remover? Acho que não! 

Argumento parecido usei com um irmão em Cristo Arminiano que disse: "Se Deus quer que todos sejam salvos, como ele poderia ter escrito no Livro da Vida apenas alguns nomes?" E minha resposta fulminante foi: Se a palavra "todos" quer dizer cada pessoa, e você crê que, pela presciência divina, Deus já sabia quem seria salvo ou não, então como Deus pode querer que o João seja salvo se Deus já sabe que ele não será salvo? Portanto, a interpretação calvinista é infinitamente melhor! O "todos" de 1 Timóteo 2:4 significa todos os predestinados antes da fundação do mundo. Também não faço a menor ideia de como os arminianos de plantão me refutarão. - Fernando Galli.
_____________________

¹ ZIBORDI, Ciro Sanches. Depois de salvo, alguém pode ter o nome riscado do livro da vida?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)