AOS QUE PRECISAM DE OBRAS PARA SE SALVAR.


Quando tenho a oportunidade de falar aos adeptos de seitas sobre seu dogma de ensinar salvação pelas obras, procuro saber da motivação por trás de tudo o que fazem ao "deus" delas. Sugiro os seguintes questionamentos àqueles que não compreendem a graça de Deus da forma como foi revelada na Bíblia , e você poderá usar na ordem que quiser, dependendo o desenrolar da conversa.

  1. Você crê que a fé e as obras salvam? (Ouça a resposta, pacientemente.)
  2. Quando você faz obras, é para agradecer por já estar salva, ou porque é candidato(a) à salvação? (Ouça a resposta, pacientemente.)
  3. Poderia me citar um único texto bíblico que use a expressão "salvo pelas obras"?
  4. De acordo com o relato de Mateus 9:1-8, Jesus curou o paralítico com base nas obras ou na fé do paralítico e dos que trouxeram-no até Jesus? (Versículo 2 - a fé)
  5. Quando Jesus curou a mulher com fluxo de sangue, conforme Mateus 9:18-26, o que lhe trouxe a cura e a salvação, nas palavras de Jesus - a fé, as obras, ou às duas juntas? (Versículo 22 - a fé).
  6. Quando Jesus curou os dois cegos, conforme Mateus 9:27-34, o que lhe trouxe a cura e a salvação, nas palavras de Jesus - a fé, as obras, ou às duas juntas? (Versículo 29 - a fé).
  7. Quando Jesus cura uma menina endemoniada (Mateus 15:21-28), Jesus atribui isso à fé, às obras ou às duas juntas? (Versículo 28 - à fé).
  8. Por que Jesus nunca atribui a cura ou salvação às obras, mas sempre diz: "A tua fé te salvou"? - Mateus 9:22; Marcos 5:34; 10:52; Lucas 7:50, 8:48; 17:19; 8:42.
  9. Por que Pedro diz que pela fé que vem por meio de Jesus é que o coxo foi curado? Por que não disse pela fé e pelas obras? - Atos 3:16.
  10. Conforme Romanos 1:5, a obediência (obra) gera a fé, ou a obediência é por fé?
  11. Por que tanto Habacuque, Paulo e o escritor de Hebreus 10:38 ensinam que o justo viverá pela fé, e não mencionam obras? - Habacuque 2:4; Romanos 1:17.
  12. Por que Paulo ensina que a justiça de Deus e redenção em Jesus Cristo ocorrem pela fé no sangue de Jesus? - Romanos 3:22, 25.
  13. Por que Paulo ensina que todos os cristãos são filhos de Deus por meio da fé em Jesus Cristo? Por que não diz por meio das obras? - Gálatas 3:26.
  14. Por que Paulo afirma que a salvação é pela graça de Deus, por meio da fé, e não das obras? - Efésios 2:8, 9.
  15. Por que Paulo, em Colossenses 2:12, escreve que fomos ressuscitados no batismo, mediante a fé naquele que ressuscitou Jesus? Por que não disse obras?
  16. Por que Paulo fala a Timóteo que "desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus"? Por que não menciona salvação pela fé e obras em Cristo Jesus? - 2 Timóteo 3:13.
  17. Por que em Hebreus 11:2-39, fala-se 21 vezes que "pela fé" os servos de Deus antes de Cristo fizeram obras? Não indica isso que as obras são uma consequência natural de quem tem fé verdadeira? E por que nenhuma vez se usou a expressão "pelas obras"?
  18. Por que em Hebreus 11:6 diz que sem fé é impossível agradar a Deus? Por que não se disse "sem obras" também? Isso não é prova de que a fé verdadeira produz obras, mas que só "pela fé" é que viveremos, e que a salvação de Deus vem pela graça por meio da fé, e não de obras?
  19. Por que Tiago ensina que a fé produz perseverança, a perseverança? (Tiago 1:3) Não prova isso que a fé gera obras que mostram que estamos perseverando?
  20. Por que Pedro escreveu "sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo"? (1 Pedro 1:5) Por que não se menciona aqui salvação mediante as obras?
  21. De acordo com o já então idoso apóstolo João, qual é a vitória que vence o mundo: a fé, as obras, ou ambas? - 1 João 5:4.
O favor imerecido de Deus significa uma prova de imenso amor por todos. Somos salvos pela graça por meio da fé, não pelas obras. (Efésios 2:8-10) A atuação do Espírito Santo nos que nascem de novo (João 3:3) muda as atitudes do agora salvo, e ele passa a mostrar sua fé viva pelas obras. Nossa motivação ao fazer obras é glorificar a Deus em agradecimento por tão grande salvação. - Fernando Galli.