TESTEMUNHAS DE JEOVÁ VERSUS BATISTAS - O DEBATE


Em maio de 1996, um debate entre apologistas TJs e batistas foi realizado, com duração de três horas. Eu analisei toda a argumentação de ambas as partes. Gostaria de que todos os meus irmãos em Cristo assistissem com paciência a cada argumentação e me escrevessem para dirimir suas dúvidas. Mas qual a minha opinião sobre o desempenho de cada parte?

As TJs neste debate, comparadas comigo, quando eu era TJ, usaram argumentos de nível médio. Não usaram os melhores argumentos sobre os assuntos discutidos. Quando eu era TJ, se o cristão não estivesse bem preparado, eu fulminava "o cara" com minha argumentação bem perigosa à fé cristã. 

Os batistas neste debate não eram peritos no assunto debatido, usaram argumentos razoáveis mas pouco explorados. Se eu estivesse no lugar dos batistas, as TJs no debate teriam muitos problemas para responder meus argumentos como contra-argumentos.. O irmão batista realmente não soube refutar com maestria, como eu faço, a contra-argumentação das TJs. Em outras palavras eram "os que não sabem que não sabem" (as TJs) contra "os que sabem pouco que sabem mais ou menos" (os batistas).  

Mas no final das contas, achei interessante o debate tanto para as TJs como para os cristãos que lhe assistiram.

Como eu fui TJ, dificilmente esses anciãos TJs, por quem tinha grande admiração quando era TJ como eles, iriam me convidar para debater com eles. Gostei do comportamento deles, e dos batistas também. Não vi ofensas. Parabéns!

Por favor, sintam-se à vontade em me perguntar sobre as dúvidas que o debate tenha lhe gerado. Não há sequer um argumento TJ que eu não responderia, para a glória de Deus, com perícia teológica. - Fernando Galli.

18 comentários:

  1. eu gostaria que você, como "ex-tj" me apontasse quem cumpre o ide atualmente? Pode me responder: morais.ezequielts@gmail.com
    (lembre-se de sua afirmação no último parágrafo!)

    ResponderExcluir
  2. Toda igreja cristã cumpre o ide, pregando às pessoas. Agora, para mim é uma tolice achar que o ide que Jesus disse em Mt 28>19, 20 refere-se ao ir de casa em casa que os TJs fazem. Ou seja, transformaram um dos métodos do IDE em doutrina, e ainda obrigam os asseclas a entregarem relatórios. Agora vamos: Pergunte sobre Atos 5:42 e 20:20, 21, que eu já tenho uma resposta para você.

    ResponderExcluir
  3. Não seria mais fácil vc me perguntar? Eu fiz monha pergunta e vc deu sua resposta... Antes msm de me deixar falar de novo, vc acha q já resolveu o assunto e crê que tem respostas a qualquer duvida? (Leia Mt 11.29)
    Quanto a At 5.42, sobre o que o senhor quer me "responder"?
    E a respeito de At 20.20,21 o senhor pretende interpretar "publicamente e pelas casas" de outra maneira ou refutar a clara distinção entre Jesus e Deus (Jeová)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EM grego, de casa em casa não é no sentido consecutivo, mas distributivo, ou seja, é conforme a casa. É como eu dizer: "O médico atende de casa em casa", mas ele não vai em toda a casa, consecutivamente. Assim, os apóstolos pregavam e ensinavam no templo (em Jerusalém) e nas casas de cristãos. Ensinavam publicamente (nas ruas) e nas casas, pois a Bíblia fala de igrejas em lares de cristãos. Os textos de Atos mencionados acima não estão falando de ir de casa em casa consecutivamente, e qualquer comentarista bíblico que tenha imaginado isso está equivocado. Por isso, a igreja cristã prega sim, obedecendo ao IDE: nas casas, nas ruas, nos pontos de ônibus, mas não com revistinha nas mãos e muito menos relatando horas, afinal de contas o que a direita faz a esquerda não deve saber.

      Excluir
  4. Agora, na questão de "igrejas cristãs" complicado hein... Cite UMA igreja que vc considera cristã por favor... Por nome! Jesus ordenou que temos de pregar e ele mesmo estabeleceu um modelo admirável... Nunca andou com pompa exigindo tratamento especial, andou A PÉS e sequer parava para descansar se houvesse pessoas precisando dele... Eu, particularmente não vejo a hora de ajustar minha vida corrida a uma rotina de pregação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as igrejas cristãs são cristãs, só que umas mais, outras menos. BAsta você ler Apocalipse 2, 3 e você descobrirá isso. Há grupos mais próximos da verdade, outros mais longe. Mas são cristãos. E a salvação é individual. Não sou salvo por ser batista, mas pela graça de Deus por meio da fé em Cristo Jesus. - Ef 2:8-10; Gál 3:26.

      Excluir
  5. E lembre-se de "cristãos" na atualidade que cobram mais de $1000 por uma "pregação" que na vdd é um discurso e que exigem viagem de avião, hotel 5 estrelas, cobram por hora... Posso citar muuuuuitos se vc quiser (Mt 7.18 ima árvore podre não pode dar fruto bom) Por outro lado, os verdadeiros cristãos fazem um trabalho gratuitamente, de forma abnegada... Entendo um pouquinho da parte mecânica da organização e percebi a beleza e harmonia que há em se fazer relatórios... Isso não é o que traz Salvação p si msm e sim p outros Me mostre um desses preguiçosos evangélicos (e eu estou generalizando!) que teria a coragem e o prazer de participar nessa obra Pensam que "abrir o culto" ou "cantar um louvor" é fazer a obra... Me poupe! Temos que ser, no mínimo, sinceros e realistas, não é meu caro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nisso eu concordo com você: Não se deve cobrar 1 Real para pregar. Mas não acho errado a Igreja ajudar aqueles que viajam para esse fim. Eu nuca cobrei nada, mas assim como dei bondosamente dinheiro a superintendentes viajantes das TJs, que sempre viveram em dificuldades, assim também recebi ajuda, desde roupas, até dinheiro. MAs nunca pedi esses itens para pregar.

      Sobre os pilantras, são joio entre nós querido. ELes vão pagar a Deus até o último centavo que roubaram das ovelhas de Deus.

      Excluir
  6. Olá, Sr. IACS SEITAS, no seu texto o Sr. Diz: "eu fulminada o cara com minha argumentação". O argumento que o Sr. tinha nessas ocasiões que eram mais fortes dos que foram mostrados pelos TJ deixou de existir ? O que o Sr pregava tendo a Bíblia como verdade deixou de ser verdade ?. Visto que anteriormente seu ponto de visão com relação à verdade era algo fulminante como argumento deixou de existir, Será que a visão que o Sr. tem hoje sobre a verdade resistirá ? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado por comentar, Edson. O Sr. deveria perguntar isso para a seita que já mudou 331 vezes de ensinos, e que acha que ela é dirigida por Jeová, com seu espírito santo, e Jesus Cristo.

      Excluir
    2. Olá Sr. IACS SEITAS obrigado por responder. Desculpe, estou entrando como anônimo pois não consigo entrar com meu e-mail.
      É o Edson que escreve. Sou somente um curioso que gosta de entender as coisas, por isso escrevo novamente para o Sr.
      Conforme o Sr. disse, seu argumentos fulminavam os argumentos das pessoas das outras crenças...significa isso que, agora, o Sr. consegue contra argumentar seus anteriores argumentos ?
      No que se refere as 331 mudanças, isso inclui a crença na Trindade, inferno de fogo, Reino de Deus sobre a terra..etc. O Sr. como já foi TJ, deixou de acreditar nisso ?
      Isso eles mudaram também ?
      Abraços.

      Excluir
    3. Eu reconheci meus erros quando deixei de ser TJ. EU não sou a verdade, mas te garanto que tenho muito mais fundamentação bíblica hoje para defender a Trindade, do que tinha quando era TJ para defender a não-tRINDADE. O mesmo posso dizer quanto aos outros ensinos mencionados pelo Sr.

      Excluir
    4. Eu reconheci meus erros quando deixei de ser TJ. EU não sou a verdade, mas te garanto que tenho muito mais fundamentação bíblica hoje para defender a Trindade, do que tinha quando era TJ para defender a não-tRINDADE. O mesmo posso dizer quanto aos outros ensinos mencionados pelo Sr.

      Excluir
    5. Olá Sr. IACS SEITAS. Obrigado pelo bate papo, creio que o Sr. Deve ser bem ocupado e não quero tomar seu tempo. Olha, vou te falar uma coisa, tenho visto uns vídeos de debate, iguais a este que me deixaram bem a pensar. Sou neutro, visto que não sou TJ. Eu vi alguns vídeos sobre temas como Trindade, Sábado, e sinceramente eu fiquei abismado com o pessoal TJ. Vi em vídeos pessoas querendo provar a Trindade com textos bíblicos, e eles rebatiam com argumentos e documentos e provaram, ao meu ver que não existe esse ensino na bíblia. Fiquei impressionado com a explicação deles. Não sei qual é o argumento do Sr. sobre este tema mas do que foi mostrado nos vídeos ficou bem claro para mim, sobre esta doutrina. Agradeço ao Sr. Pela atenção. Abraços.

      Excluir
  7. A verdade é que eu queria seu telefone para refutar o argumento que você quiser desses caras. Eles refutam vídeos de quem não usa bons argumentos. Eles gravam vídeos apenas com leigos em teologia. Comigo e outros eles não debatem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. IACS SEITAS bom dia. tudo bem com o Sr. ? Pedi para o Senhor explicar I João 5:7 em uma mensagem anterior mas não deu resposta. Seria possível explicar ? O Sr. acredita que esse texto é base para a doutrina da Trindade ? Gostaria que mostrasse como o Sr. refutava esse texto quando era TJ e como o Sr. vê esse texto hoje (se o tem como base para sua fé na Trindade) Obrigado

      Excluir
  8. Eu não creio que este texto seja inspirado por Deus. Portanto, não o uso, e nem precisaria dele para fundamentar a doutrina da Trindade.

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti a um video sobre o tema da Trindade no Youtube entre um grupo de evangélicos Assembleianos e outro de TJs liderados por Pedro Calvache. A desonestidade inteletual da parte do grupo das TJ nesse debate é manifesta. A certa altura, o jeovista sentado ao lado direito de Calvache saca de uma capa preta com duas ou três folhas dentro, que afirmou ser uma cópia de Fil. 2:5-7 segundo a Bíblia de Jerusalém. Em seguida, lê numa dessas folhas um texto que diz ser extraído de Fil. 2:5-7, insistindo que nessa passagem é utilizada a expressão "um deus" com referência a Cristo, sob o olhar jocoso de Calvache que mal consegue disfarçar um sorriso irónico. Os Assembleianos visivelmente pouco ou nada versados sobre o tema nem chegam a ripostar. Este pequeno incidente revela a profunda desonestidade deste grupo de TJs liderado por Calvache e o despreparo dos Assembleianos.
    O link desse video é este:https://www.youtube.com/watch?v=X6oeWXVtjRI&t=6366s
    Convido tanto o autor deste blogue quanto todos os eventuais leitores a assistirem o video que acima referi no minuto 1:34. Como poderão verificar, o participante jeovista nesse debate diz textualmente o seguinte:"ele, Jesus, estando na forma de Deus (com D maiúsculo) não usou de seu direito de ser tratado como "um deus" com 'd' minúsculo". É este o teor de Fil. 2:6 na Bíblia de Jerusalém segundo ele nos assevera.Todavia o texto desta versão católica é como segue:"6Ele (Jesus)tinha a condição divina, e não considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente.7Mas esvaziou-se a si mesmo, e assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana.E, achado em figura de homem, 8 humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz!"
    Vejam bem como essa gente demonstra uma total falta de ética.É caso para se dizer que para os tais vale tudo até mesmo arrancar olhos. Que todos os simpatizantes das TJ que pululam por este site atentem bem na falta de caráter desses jeovistas liderados por Pedro Calvache.

    ResponderExcluir

Seus comentários devem contem no máximo 500 caracteres