TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ON-LINE - ERRANDO FEIO NA EXEGESE DE JOÃO 8:58


Lemos em João 8:58, nas palavras de Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, EU SOU." Para a fé cristã, esta declaração de Jesus o identifica como o Deus que disse a Moisés: "Deus disse a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Assim responderás aos israelitas: EU SOU me enviou a vós." (Êxodo 3:14) Visando negar esta verdade óbvia, um comentarista TJ escreveu o seguinte no site Tradução do Novo Mundo Defendida:


Será correta tal argumentação? De forma alguma. No grego, quando se usa o pronome EU (egó) antes do verbo SER (eimi), está dizendo mais do que EU SOU. Está se dizendo: EU É QUE SOU. É uma forma enfática. Por exemplo, quando lemos em grego "EGO EIMI HÉ RODÓS", lemos "eu sou o caminho" em português, mas em grego quer se dizer: "EU É QUE SOU", como que se pretendesse afirmar eu é que sou e ninguém mais. 

Quando Paulo diz em 1 Coríntios 15:10 eu sou o que sou, ele não disse EGÓ EIMI. Paulo usou um simples eimi. E em Filemom 9, Paulo usa a forma do verbo ser on, que literalmente significa sendo. Nada a ver com a forma de Jesus se expressar em João 8:58. É a triste SAGA de um apologista que dá tiro para todos os lados para acertar no traseiro de quem não sabe grego. Mas o colete à prova de balas, a Palavra de Deus, nos torna tão firmados e fortes na doutrina que alertamos a esses apologistas TJs: "Suas balas não me fazem efeito. Minha Bíblia é como uma couraça de aço". 

Por fim, quero já adiantar aos apologistas TJs da internet: Eu já sei o que vocês irão responder, e quais tentativas usarão para refutar esta matéria. Conheço todos os argumentos TJs possíveis sobre este assunto. Vamos, coragem! - Fernando Galli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários devem contem no máximo 500 caracteres