TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - JESUS É DEUS ASSIM COMO MOISÉS É SATANÁS SÃO DEUSES?


Os apologistas TJs na internet, bem como sua liderança mundial, o Corpo Governante, garimpam evidências de que Jesus não é o verdadeiro Deus, mas um deus (João 1:1) como qualquer pessoa com poder ou autoridade. Assim, afirmam que Jesus é um deus assim como Moisés e Satanás também são deuses, ou seja, pessoas dotadas de poder.  (Êxodo 7:1; 2 Coríntios 4:4) Está correta essa interpretação?

Óbvio que não! Primeiro, analisemos o caso de Moisés, a quem Deus disse: "Eu te constituí como Deus  [Literalmente: te constituí deus] para o faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta." - Êxodo 7:1.

A pergunta é: Moisés foi constituído deus para Faraó ou para todos os que o conheciam? Porque se for o simples fato de uma pessoa ter poder que a torna deus, então Moisés seria deus para toda a nação de Israel e quem o tivesse visto abrir as águas do Mar Vermelho. Mas o texto diz que Moisés foi constituído deus para Faraó. Por quê? Porque era Faraó quem considerava deus quem demonstrasse poderes sobrenaturais. Qualquer aluno de história da religião egípcia sabe disso. Mas, os apologistas TJs muito inteligentes em religião egípcia e exegese bíblica, vão além do texto e me vêm com essa:


Analisemos o texto acima do Sr. Rubens Dantas em seu site Tradução do Novo Mundo Defendida. Era o Senhor YAWEH quem considerou Moisés um deus, ou o Senhor YAWEH constituiu Moisés deus para Faraó? O texto não diz eu te constituí deus para mim, mas para Faraó. 

É óbvio que o fato de Moisés, como profeta, ser a própria boca de Deus falando, Moisés representava o próprio Deus para Israel, mas Israel nunca considerou Moisés deus e muito menos Deus o constituiu deus para Israel. Era apenas para Faraó e, consequentemente, os egípcios, que Moisés foi constituído deus.

Nada tem a ver Jesus ser Deus com Moisés ser constituído deus para Faraó. Jesus é Deus por natureza, Moisés NÃO! E de fato, Jesus, além de ser a representação exata do ser de Deus, ele sustenta todo o universo pela palavra do seu poder (Hebreus 1:3) Será que Moisés é deus na mesma acepção de Jesus? NÃO!

Portanto, as TJs procuram chamar de deus qualquer pessoa com poder ou autoridade para justificar o fato de Jesus ser Deus. (João 1:1) Que pena que as TJs são como o Faraó do Egito! Qualquer um que tem poder ou autoridade é deus.

O Sr. Rubens Dantas também afirma que o uso da palavra deus não era exclusivo do Deus Verdadeiro, mas era usada para outras pessoas. Embora isso seja verdade, há uma grande diferença entre SER DEUS e ter o título de "deus". E apenas é Deus quem tem a natureza divina. Moisés, os juízes de Israel (Salmo 82:6), os anjos, NÃO SÃO DEUSES POR NATUREZA, de modo que se fossem adorados por alguém seriam FALSOS DEUSES. É o caso de Satanás, que é deus não por ter poder, mas porque se fez deus por procurar adoração para si. Então, ele é um deus falso.

Então, Moisés e Satanás não são deuses na mesma acepção e contextos que Jesus. Jesus é descrito como sendo adorado pelos anjos! (Hebreus 1:6) Embora a "bíblia" TJ alterou o texto para afirmar que os anjos prestam homenagens a Jesus, baseamo-nos em algo sério, não em porcaria mal traduzida. Que papo é esse de prestar homenagem a Jesus no céu? Já imaginou a cena de Jesus sendo homenageado no céu? Os anjos ADORAM A JESUS porque Jesus é Deus e como Deus Filho participou da criação dos anjos. Quem participa da criação dos anjos é o que? Um deus menor? Não, mas o próprio Deus.

Todas as pepitas encontradas pelas TJs nesse garimpo exegético da Bíblia, quando bem moldadas, formam jóias perigosas, as quais, infelizmente, fazem cócegas nos ouvidos de muitos cristãos e pessoas desavisadas. Pode ser o próprio Satanás falando no ouvido deles. - Fernando Galli.