TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESESPERO INTELECTUAL PARA DESPERSONALIZAR O ESPÍRITO SANTO


Observe uma das tentativas desesperadas, carente de boas exegese e hermenêutica, das testemunhas de Jeová, e até de outros grupos sectários, para despersonalizar o Espírito Santo de Deus:


Fonte: Site Tradução do Novo Mundo Defendida
RESPOSTA CRISTÃ - Com perguntas deste tipo, os sect[arianos] TJs imaginam ter um grande trunfo, um irrefutável argumento. Mas para os apologistas cristãos, argumentos como estes não nos fazem nem cócegas. Cantam de "galo" com os desavisados, mas com bons defensores da fé, "a coisa fica feia" para eles.

Em primeiro lugar, as TJs não creem na Trindade nem quando a Bíblia menciona as Três Pessoas juntas, como lemos sobre o batismo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28:19, 20) Vemos, então, os Três compartilhando o mesmo nome, autoridade, fama, etc. Então, para estes hereges, o problema não está em quantos nomes o texto bíblico menciona, pois não passam de cegos espirituais. (2 Coríntios 4:4) A cegueira é tamanha que argumentam: "O nome do Pai é Jeová, o nome do Filho é Jesus, mas qual o nome do Espírito Santo? Se fosse um ser pessoal deveria ter um nome". Mas em Mateus 28:19, 20, não lemos "nos nomes do Pai, do Filho, e do Espírito Santo". Ali fala-se do nome que os Três têm. As Três Pessoas divinas compartilham, então, do mesmo nome, ou seja, autoridade. Mas, então, por que a Bíblia não menciona um nome ao Espírito Santo? Porque o nome da Terceira Pessoa é Espírito Santo! É assim que Ele é revelado nas Escrituras.

Em segundo lugar, se o fato de os 144 mil possuírem apenas os nomes do Pai e do Filho provasse que não há uma Trindade, então o mesmo fato provaria uma "bindade", ou seja, Um Deus em Duas Pessoas? Evidente que não! Por quê? Por que o texto de Apocalipse 14:1 não foi escrito para ensinar uma trindade, nem uma "bindade".

Em terceiro lugar, omitir o nome do Pai, ou do Filho, ou do Espírito Santo numa expressão não prova que a Pessoa omitida deixa de ser pessoa. Por exemplo, todos sabemos que os cristãos são perseguidos por pregarem o Pai, o Filho e o Espírito Santo aos incrédulos e aos opositores. Mas em Apocalipse 2:3, o Senhor Jesus manda escrever à Igreja de Éfeso: "Tens perseverado e sofreste por causa de meu nome". O fato de se ter excluído a pessoa do Pai aqui o torna impessoal? Claro que não! Em Apocalipse 2:13, Jesus diz à Igreja de Pérgamo: "Sei onde habitas, onde está o trono de Satanás, mas conservas o meu nome, e não negaste a minha fé". O fato de se mencionar que a Igreja em Pérgamo conservava o nome de Jesus sem mencionar o nome do Pai indica a não pessoalidade do Pai? Óbvio que não! Novamente, lemos em Apocalipse 3:8 que os da Igreja em Filadélfia guardaram a palavra de Jesus e não negaram o nome dele. Por se omitir as expressões "a Palavra do Pai" e "o nome do Pai" concluir-se-ia que o Pai não é um ser pessoal? Evidente que não!

Com isso em mente, a argumentação TJ e de outras seitas que vierem a se valer dessa "meia-ideia" cai por terra. Argumentos de silêncio, do tipo "por que a Bíblia não diz...." não servem para muita coisa.

Enquanto as TJs e outras seitas se chafurdam em argumentos desse naipe, precisamos nos aprofundar na sã doutrina quase bimilenar. Para que duvidar de uma doutrina com história colossal como a da Trindade e dar ouvidos a um ventinho de doutrina humana? Para que crer em representantes de revistinha de uma seita que apregoa que 99.83% de seus adeptos não são filhos de Deus, mas que serão apenas depois de mil anos de reinado de Cristo? Será que vamos receber "isso" em nosso lar, (Nada contra recebermos as TJs para se falar em outros assuntos, porque são pessoas maravilhosas) ou seja, um ensino de quem não se declara filho de Deus, se a Bíblia é tão clara ao afirmar: "Somos filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus"? (Gálatas 3:26) - Fernando Galli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)