TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - O QUE ACONTECEU COM A "ALMA" NA NOVA TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO?


Depois de 63 anos de lançamento, a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, como é chamada a "bíblia" das TJs, sofreu em 2013 sua mais recente revisão. Gostaria de apresentar a meus leitores e aos apologistas TJs uma bela novidade sobre a palavra "alma". Vejamos.

O Corpo Governante das TJs, nas traduções anteriores, mantinham uma tradução uniforme das ocorrências dos vocábulos nephesh (hebraico) psyke (grego); sempre traduziam por "alma". Então, encontramos na literatura TJ frases que enalteciam a superioridade da "bíblia" TJ em relação às outras por ela sempre verter nephesh e psyke por "alma". Observe:

Despertai! de 8 de agosto de 1988, página 16.
Toda Escritura É Inspirada Por Deus,
página 328, parágrafo 7.
A Sentinela de 1 de dezembro de 1970,
página 726, Volume encadernado.
O Que a Bíblia Realmente Ensina, páginas 208, 209.
Até mesmo os apologistas virtuais das TJs enaltecem a TNM em relação às versões bíblicas cristãs por ela sempre traduzir nephesh e psikhê "coerentemente" como "alma". Observe o um deles escreveu no site Tradução do Novo Mundo Defendida:


http://traducaodonovomundodefendida.
wordpress.com/2012/02/24/o-que-e-a-alma-de-acordo-
com-a-biblia/#comments
 
Observação: No texto acima, pus a foto porque com certeza esses apologistas, depois que a luz do "jeová" deles muda, eles somem com os ensinos anteriores que defendiam antes, porque fica feio para eles. Coisas de hereges!

Mas como o tempo passa, o tempo voa, e as luzes que o Corpo Governante recebem mudam sempre de força, direção e sentido, e como já cantava Pepeu Gomes "nada do que foi será do jeito que a gente viu há um segundo", a NOVA TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO não está mais vertendo de forma uniforme a palavra hebraica nephesh e psikhê. Sério? Sim! Mas e a coerência e a uniformidade? "Alma minha que te partiste!" Veja os exemplos a seguir na nova Tradução do Novo Mundo Revisada, de 2013, em Inglês, que já chegou até mim:
  • Gênesis 1:21: Antes era "almas viventes"; agora mudaram para "criaturas viventes".
  • Gênesis 1:30: Antes era "em que há vida como alma"; agora mudaram para "em que há vida".
  • Gênesis 2:7: Antes era "e o homem veio a ser uma alma vivente"; agora mudaram para: "e o homem veio a ser uma pessoa vivente".
  • Gênesis 9:4: "Antes era: "somente a carne com a sua alma - seu sangue - não deveis comer"; agora mudaram para "somente a carne com a sua vida - seu sangue - não deveis comer".
  • Gênesis 9:5: Antes era: "exigirei de volta o sangue das vossas almas"; agora mudaram para "farei uma prestação de conta do vosso sangue (lifeblood)."
  • João 10:11: Antes era: "o pastor excelente entrega a sua alma em benefício das ovelhas". Agora mudaram para "o pastor excelente entrega sua vida em benefício das ovelhas".
  • Romanos 2:9: Antes era: "tribulação e aflição sobre a alma de cada homem"; agora mudaram para "tribulação e aflição sobre cada pessoa".

Assim, são centenas de mudanças. Traduziram como nós fazemos em nossas Bíblias. Antes nos criticavam por traduzirmos de forma não uniforme porque confundia as pessoas. Agora, traduziram como nós, mas dão o sentido que querem nas notas de rodapé. Ou seja, o "jeová" dessa seita deu a eles uma "bíblia" que antes removia traduzia nephesh e psikhê de forma uniforme, mas agora o mesmo "jeová" mudou de ideia e deu a eles novas luzes na "bíblia" deles: a mesma luz que já temos há séculos: Traduzir alma de acordo com o contexto e de maneira não uniforme. Ou seja, é um "jeová" suspeito, com cara de Corpo Governante. 

Por fim, me pergunto: Como é que os apologistas virtuais TJs vão se justificar agora? Será que eles vão lançar uma enquete ou um debate para discutir os significados da palavra alma como forma de preparar o leitor deles a aceitarem as mudanças na "bíblia" deles? Veja:

Site TJ: traducaodonovomundodefendida.wordpress.com
Sim, já estão fazendo isso. - Fernando Galli.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7