ABIP - JEOVÁ É UM FALSO DEUS PORQUE MATA O TRIGO E O JOIO?


No folheto número 2, a ABIP* acusa o Deus YHWH (Jeová) de ser um falso deus usando a parábola de Jesus sobre o Trigo e o Joio. (Mateus 13:24-30) Para essa associação de "estudiosos", enquanto o suposto falso deus Jeová mandava matar o joio nos tempos pré-cristãos, Jesus ensinava a não separar o joio do trigo. Então, argumentam da seguinte forma:

HERESIA DA ABIP 1 - "Como poderia o Deus YHWH ser o verdadeiro Deus se Jesus ensinou a não matar o joio? Se a vontade do Pai e do Filho é a mesma, então o Pai do Filho não pode ser o falso deus Jeová do Antigo Testamento, pois Jesus na parábola do trigo e do joio não gosta de separações."**
1- Jeová mandava apedrejar os adivinhos e encantadores - Lv.20:27.
2- Jeová mandava apedrejar os feiticeiros - Ex.22:18.
3- Os homicidas eram apedrejados até a morte - Lv.24:17.
4- Quem trabalhasse no sábado morria por apedrejamento - Nm.15:32-36.
5- Quem adorasse outro Deus ou fosse idólatra era condenado à morte - Dt.13:6-10; 17:1-5.
6- Uma mulher que perdesse a virgindade fora do casamento era apedrejada - Dt.22:13-21.
7- O adultério era punido com a morte - Dt.22:22; Lv.20:10.
8- Um filho rebelde, desobediente e contumaz, era entregue pelo próprio pai para ser apedrejado, por ordem de Jeová - Dt.21:18-21.
REFUTAÇÃO CRISTÃ - Em primeiro lugar, gostaria de perguntar aos adeptos dessa seita como eles reagiriam se todos os assassinos, estupradores, pederastas, estelionatários, extorsores, pedófilos e maníacos sexuais resolvessem frequentar essa seita e praticassem ali todos os tipos de crimes encarados pelo Código Penal como hediondos? Será que a ABIP nem chamaria a polícia, para tentar separar o joio do trigo ali? E se a ABIP existisse num país onde houvesse a pena de morte, e tais pessoas agissem da mesma forma ali - manteriam sua posição de não separá-los a fim de que não fossem condenados à morte?

Outra questão é que Jesus gosta sim de separação, mas no momento certo. Na parábola do trigo e do joio, Jesus afirmou o seguinte:
"Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. O Filho do homem enviará seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino tudo que serve de tropeço, e os que praticam o mal, e os lançarão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes." - Mateus 13:40-42.
Então parece que o modo de Jesus, o Filho do Homem, castigar o "joio" é bem terrível! E ele faz isso porque Ele e o Pai são um (João 10:30). Eles são o mesmo Deus. Agem de forma bem parecida, mas de acordo com o tempo dEles, da forma como bem entendem.

Outro ponto importante que os adeptos da ABIP parecem desconhecer é que nos tempos do Antigo Testamento, enquanto a nação de Israel era uma nação, com leis, templo, Reis e Sacerdotes, as leis que Deus havia dado ali deveriam ser cumpridas. Mas quando Jesus esteve na terra, os Israelitas estavam nas mãos do Império Romano, por terem vivido apartados de Deus, desobedecendo às suas leis. Portanto, os israelitas estavam sujeito às leis romanas. Até mesmo o próprio Jesus ensinou aos discípulos dar a César o que era de César. (Mateus 22:21) Jesus foi tão leal às leis humanas que se submeteu a uma lei humana e aceitou ser crucificado. Então, o homem Jesus, de acordo com a vontade soberana do Senhor YHWH, veio para humilhar-se diante dos homens, não agir como Deus. Como depois da sua ressurreição Jesus tem todo o poder no céu e na terra (Mateus 28:18), Ele dará a devida recompensa aos que ousam ser como joio e principalmente aos que ousam chamar o Soberano Senhor YHWH de falso Deus. - Apocalipse 21:8.
HERESIA DA ABIP 2 - "Mas Jeová fazia coisa pior do que arrancar o joio sem dar chance. Ele arrancava o trigo junto com o joio. Quando Acã pecou, foram condenados com ele a mulher, os filhos e as filhas inocentes (Js.7:24-25). No caso de Datã e Abirão, que se rebelaram contra Moisés, morreram as mulheres e as crianças (Nm.16:27-33). Mas criança não é culpada."  
REFUTAÇÃO CRISTÃ - O Deus que sonda os corações certamente conhecia muito bem os corações daquelas crianças que morreram com seus pais em terríveis pecados. (Salmo 139:1) Deus sabe o final desde o princípio (Isaías 46:9, 10) e certamente sabia que tais crianças jamais seriam fiéis a Ele. Deus tem o direito de tirar a vida de quem Ele quiser. Será que na volta de Cristo Jesus poupará a vida de todas as crianças muçulmanas, budistas, xintoístas, ateias? Será que a Seita ABIP pode afirmar categoricamente que nenhuma criança será condenada na volta de Cristo?

Muitos creem que todas as crianças serão salvas, porque Jesus disse: "Deixai vir a mim as crianças e não as impeçais, porque o reino do céu é dos que são como elas." (Mateus 19:14) Sobre isso, D. A. Carson comenta:
"Dizer que dos tais é o reino dos céus não é o mesmo que declarar a salvação automática de todas as crianças, mas antes (como em 18:1-5) estabelecer sua humilde condição como um modelo para o discipulado." ¹
Assim, Jesus não disse que todas as crianças herdam o reino dos céus, mas apenas usa aquelas crianças como modelo para ensinar uma lição de humildade a seus discípulos.

Mas o que dizer de Josué 7:24, 25 e Números 16:27-33, onde se diz que filhos e crianças de homens punidos por Deus foram mortos pela intervenção de Deus? Novamente, Deus tem o direito de fazer isso por conhecer o coração de todos. Perguntamos aos adeptos da seita ABIP: Será que toda criança muçulmana, judia, budista, xintoísta, de seitas espíritas como Candomblé, Quimbanda, Umbanda, Omolocô, será salva quando Jesus retornar? Não faço a menor ideia de como responderão a esta pergunta biblicamente se Jesus disse que NINGUÉM vai ao Pai senão através do Filho. (João 14:6) Será que as crianças que não foram até Jesus serão salvas? Será que Jesus não dará a nenhuma criança não-cristã o mesmo castigo dado por YHWH no Antigo Testamento?
HERESIA DA ABIP 3 - "Mas Jeová fazia coisa ainda pior que colher trigo no meio do joio, que é colher trigo sozinho, pelo gosto de matar. Davi construiu uma tenda para a arca de Jeová, que estava na casa de Abinadabe há vinte anos. Foi posta a arca num carro novo puxado por bois, tendo à frente Aiô e Uzá, filhos de Abinadabe. No trajeto, o carro pendeu e a arca ia cair. Uzá, zeloso do seu Deus, segurou a arca para não cair. Jeová, irado, o fulminou sem apelação. Qual o pecado de Uzá? Zelo por Jeová, que arranca trigo."
REFUTAÇÃO CRISTÃ - O que a Bíblia diz - que Uzá foi morto por seu zelo ou por outro motivo? Vejamos:
"Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu por seu erro (ato de irreverência, NVI); e Uzá morreu ali junto à arca de Deus." - 2 Samuel 6:7.
O texto é claro: Deus o feriu por seu erro. E qual foi o erro dele? Tocar na arca, pois Deus havia pedido que não se tocasse em nada do que era santo. (Números 4:15, 19, 20) Em outras palavras, foi desobediência. Perguntamos aos adeptos da seita ABIP: Como Jesus tratará os desobedientes em sua volta? Com amor e carinho? Não! Serão condenados ao fogo eterno!
HERESIA DA ABIP 4 - "Mas arrancar trigo não é ainda o pior. Jeová fabrica joio para depois matar. Foi Jeová que endureceu o coração de Faraó para oprimir Israel (Ex.4:21). Depois das pragas, Faraó amolecia e chamava Moisés para soltar o povo, mas Jeová o endurecia. Pobre Faraó, que morreu com seus exércitos porque foi joio fabricado. Por onze vezes lemos que Jeová o endureceu: Ex.4:21; 7:3; 9:12,35; 10:1,20,27; 11:10; 14:4,8."
REFUTAÇÃO CRISTÃ - Os adeptos da ABIP parecem não compreender nada sobre a Soberania de Deus. Se YHWH é um deus falso, então quem o criou? Quem permitiu que YHWH atuasse da suposta maneira "errada" como fez? Não teria sido o próprio Pai de Jesus, o Criador? Então, caímos no mesmo problema. Deus faz o mal acontecer para que no final Ele seja glorificado. Jesus ensinou isso, quando disse que certa pessoa nasceu cego para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele. (João 9:1-4) Da mesma forma, Deus, que já sabia que no final, aquele Faraó não se arrependeria, fez com que ele endurecesse o coração para dar DEZ LIÇÕES do poder de Deus para os Israelitas.

O Apóstolo Paulo, imitador de Jesus Cristo, escreveu:
"Pois a Escritura diz ao faraó: Para isto mesmo te levantei: para mostrar em ti o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Portanto, ele tem misericórdia de quem quer e endurece a quem quer.Então me dirás: Por que Deus ainda se queixa? Pois, quem pode resistir à sua vontade? Mas quem és tu, ó homem, para argumentares com Deus? Por acaso a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou o oleiro não tem poder sobre o barro, para com a mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso?" - Romanos 9:17-21.
Então, a Bíblia claramente demonstra que Paulo, já seguidor e convertido a Jesus, cria que Deus endurece o coração de quem Ele quer. Se endurecer Deus o coração de alguém é criar joio, então o Deus de Paulo criava o joio? O texto diz que o vaso não tem que se queixar do oleiro pela forma como foi feito. Entender a Soberania de Deus significa acreditarmos que Deus faz tudo conforme a vontade dEle, não conforme a ABIP pensa.

Ao abordarmos os adeptos da ABIP, precisamos nos preparar com textos bíblicos no Novo Testamento, como os de João 9:1-4 e Romanos 9:17-21, para lhes mostrar como Deus decide o que bem entender por ser Soberano. - Fernando Galli.
______________________

* ABIP - Associação Bíblica Internacional de Pesquisa.
** Todas as heresias aqui estão baseadas no site da ABIP, no endereço http://www.verdadesbiblicas.com.br/?p=15.
¹ CARSON, D. A. Comentário Bíblico Vida Nova, página 1397. São Paulo-SP, Vida Nova. 2009.

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)