MAÇONARIA E A VIDA VINDOURA

Avental Maçom*
O avental acima é usado por maçons na Loja dos Pesares. Enquanto os cristãos usam símbolos sagrados e de bom gosto para representarem seu pesar, os maçons usam uma caveira estampada. Gosto não se discute, mas se evita. Os que usam tal avental, nos funerais maçons, fazem tal cerimônia com que intenção? E esta intenção está em harmonia com a Bíblia? Poderia um cristão ser maçom e participar deste evento?

Conforme a 20a, Landmark maçônica, é necessário que o candidato a ser maçom creia numa vida futura. [1] Mas conforme as crenças maçônicas, a salvação de um maçom pode ocorrer pelo fato de ele ser maçom. Quando um deles falece, com a permissão da família, o defunto receberá no final do velório um último rito, com a seguinte finalidade, de acordo com a autoridade maçônica Henry Wilson Coil:
"A maçonaria tem um culto religioso para enterrar o corpo de um irmão falecido na terra de onde veio, e para ajudar a enviar seu espírito liberado de volta para a Grande Fonte de Luz. Muitos maçons conseguem esse vôo sem qualquer outra garantia de passagem além da sua crença na religião maçônica." [2]
Aqui está claro: Muitos voam, segundo esta "irmandade", para a Grande Fonte de Luz com o único passaporte: O de ser maçom. É óbvio que os maçons negam isso. Embora afirmem, conforme a obra Maçonaria -  Símbolo, Segredos, Significados, que este ritual "não se trata de um sacramento nem substitui o rito funerário a que pertence o Irmão" [3], fica claro que a função do rito é ajudar o "irmão" maçom a adentrar ao que chamam de Loja Celestial. Por isso que já nos foi contado por pessoas presentes em enterros de maçons que o Venerável Mestre, grau 33, postou-se atrás do defunto e, pegando em sua cabela, gritou: "Irmão, para a luz!"

Portanto, é incompatível com a fé cristã um ritual destes e, principalmente, um cristão, um crente em Jesus Cristo, seja ele o defunto o um maçom que o vela, participar disso, pois o salvo morre certo de sua salvação e se está vivo jamais, em hipótese alguma, achará que tal comemoração pela vida e serviços prestados de alguém pode ajudá-lo a ser salvo ou, pior ainda, ir para uma suposta loja celestial. O único passaporte, ou caminho, para o Pai, é Jesus Cristo (João 14:6) - Fernando Galli.
_________________

* Avental maçom. Fonte: MACnULTY, W. Kirk. Maçonaria -  Símbolo, Segredos, Significados. Página 273. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 2007.
[1] Constituição, Regulamento Geral, 39. 
[2] Coil´s Masonic Encyclopedia, 512.
[3] MACnULTY, W. Kirk. Maçonaria -  Símbolo, Segredos, Significados. Página 272. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 2007.