AS SEITAS QUESTIONAM UMA CARICATURA DA TRINDADE


Deus proveu o cânon bíblico completo para nos ensinar verdades. Com a Bíblia completa, todos aqueles que não acreditam na verdade bíblica de que o Pai é Deus (1 Coríntios 8:5, 6), o Filho é Deus (João 1:1; 20:28) e o Espírito Santo é Deus (Atos 5:3, 4), e que só há um Deus (Deuteronômio 6:4) verdadeiro (1 João 5:20), portanto, que Deus subsiste e coexiste em Três Pessoas Distintas, NÃO SÃO CRISTÃOS.   Será que eles estariam certos em nos questionar?

Os não-cristãos sectários, bem intencionados ou não, já criaram centenas de argumentos contra a Doutrina da Trindade, mas na verdade, noventa por cento deles são contra uma caricatura da Trindade, ou seja, eles argumentam contra uma "trindade" que nenhum cristão sério jamais creria.

Por exemplo, perdem seu precioso tempo em argumentar que Jesus não é o Pai: "Se Jesus é Deus, como Jesus orava para ele mesmo?" Jamais cremos nisso! Jesus orava para o Pai. São pessoas distintas. Outros vão mais além mencionando que no batismo de Jesus houve uma clara separação entre Pai, Filho e Espírito Santo. (Mateus 3:16, 17) Evidente! É o que nós cremos há mais de 1950 anos. É o que a Igreja sempre creu!

Outros argumentos demonstram a falta de conhecimento dos sectários sobre esta Santa Doutrina: "Se Jesus é Deus e Jesus esteve no ventre de Maria, significa que um terço da Santíssima Trindade esteve por nove meses no ventre de uma mulher?" Como reagir a isto, senão com paciência do Espírito Santo? É uma pena que para a maioria dos sectários, o Deus verdadeiro está num lugar fixo nos céus espirituais, não sendo onipresente. Então, não sendo Triúno e onipresente, não pode estar sequer em dois lugares diferentes ao mesmo tempo.

Também há aqueles com suas lógicas humanas: "Como pode Deus se ter feito homem?" Mas o problema é que o "Jesus" sectário é um anjo, e se um anjo pode ter se feito homem, por que Deus não poderia se Ele é Todo-Poderoso? Ainda raciocinam: "Se Jesus é Deus e Deus não morre, como Jesus-Deus morreu por nós?" O problema é que jamais ensinamos que Deus morreu, ou que Jesus morreu como Deus. Jesus morreu como homem.

Outros sectários ainda apelam com o argumento: "A Trindade tem origem pagã". Mas nenhuma civilização creu em uma trindade, e sim em tríades, ou seja. Três deuses, como os mórmons fazem hoje com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

E há os gênios que nos pedem para desenharmos no papel como achamos ser Deus. Fazem isso para que se desenharmos uma pessoa, nos perguntem: Mas não são três? E se desenharmos três pessoas, nos perguntem: Mas não é uma? Mas, a lá Toquinho, o Cantor e Compositor, os sectários numa folha qualquer desenham um sol amarelo e colocam o "deus" deles ali.

Quanto ao Espírito Santo, as argumentações são as mais aberrantes. "Se ele é uma pessoa como pode ser derramado?" Mas o verbo derramar não é literal aqui, senão o Espírito Santo seria líquido. Ou então: "Como o espírito santo pode ser pessoa se apareceu como pomba?" Mas Ele não apareceu como pomba para falar sobre sua identidade, senão o Espírito Santo seria uma ave! Deus, cuida de mim, debaixo das suas asas, contra estes argumentos.

E para mim, o pior de todos, são os argumentos de silêncio, do tipo: "Se a trindade existe, e Jesus chama o Pai de "Deus", por que não vemos o Pai chamar o Espírito Santo de Deus?" Mas eu poderia usar um argumento de silêncio para refutar isso: Por que não vemos uma única vez Deus chamar seu espírito de força ativa, e por que não vemos uma única vez Jesus ensinar: "Eu não sou o Deus Verdadeiro"? Argumentos de silêncio nada provam.

Então como lidar com os sectários? Primeiro, saber em que cremos, mostrar a eles o porque de cremos assim, e que cremos pela fé porque a Bíblia assim ensina, e não porque conseguimos explicar Deus. 

Por fim, a "trindade" que os sectários tanto odeiam, nós também odiamos. Talvez este seja um ponto em comum para uma conversa com eles. - Fernando Galli.

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)