NÃO HÁ SALVAÇÃO FORA DA IGREJA - A MINHA!

Um papa no século XVI faleceu e ao chegar na porta do céu não conseguia abri-la. Preocupado, chamou São Pedro e perguntou se ele estava com as chaves corretas. Mas Pedro respondeu: "Sim, meu irmão, são as chaves corretas! Mas é que entrou um sujeito aqui chamado Martinho Lutero e trocou a fechadura." Esta piada é muito interessante. Por quê?

Porque a grande maioria dos católicos e protestantes-evangélicos praticantes e convictos, principalmente seus apologistas, possuem céus próprios, com portas, fechaduras, maçanetas e chaves exclusivas, e exibem no outdoor: "Não há salvação fora da nossa Igreja, a única verdadeira." Como será que Deus encara isso? 

Tenho receio de chegar ao céu e ver irmãos em Cristo em crise: "O que este padre está fazendo aqui?" ou "Nossa Lutero! Você se arrependeu no último suspiro ou entrou aqui de penetra?" ou "Mas esse camarada aqui morava no Togo, era animista e entrou aqui devido a uma centelha de fé em Jesus Cristo?" ou "Cadê o meu pastor?" ou "Karl Barth? Mas você não retrocedeu o suficiente!" ou "Como que este tal de Agostinho entrou aqui se ele que inventou o culto mariano?"

Chega! A Igreja de Jesus é baluarte da verdade, e a verdade é Cristo. (João 14:6) Meu conceito de Igreja verdadeira é cristão, e louvo a Deus por teólogos católicos que compartilham com apologistas protestantes e evangélicos da "ala moderada" conceitos como este:
"Embora na Igreja haja diferentes igrejas locais, a Igreja não é uma soma ou federação de Igrejas independentes, mas uma comunhão, formando um só corpo em Cristo e no Espírito; é uma Igreja de Igrejas (J. M. R. Tillard), Igrejas na Igreja (J. Ratzinger). Esta unidade, porém, foi desfigurada pelas divisões entre cristãos ao longo da história, constituindo um grande escândalo e uma contradição flagrante com o desejo de unidade de Jesus. [...] A verdadeira Igreja de Cristo não é a Igreja Católica [ou seja, não se identifica com ela), mas que a Igreja de Cristo "subsiste na" Católica, o que significa que existe verdadeira Igreja de Cristo para além e fora da católica." [1]
Não estou de modo algum endossando práticas da Igreja Católica Romana as quais considero desvio doutrinário, como também não endosso várias no meio Protestante e Evangélico. Apenas declaro minha insatisfação com o exclusivismo e o sectarismo religioso, e a hipocrisia religiosa que nos cerca. Não seja tolo. Nossos maiores teólogos protestantes e evangélicos sabem que entre os anos 325 e 1534, ano da reforma protestante, os salvos eram Católicos Romanos. Não vá me dizer que Deus mudou a fechadura! E muito menos me diga que entre esses anos Deus não teve igreja, porque aí é caso de internação. - Leia Mateus 28:19, 20. - Fernando Galli.
_________

[1] CODINA, Victor. "Não Extingais o Espírito" (1 Ts 5, 19) : Iniciação à Pneumatologia. Páginas 100, 101. São Paulo, SP : Paulinas, 2010.

Postagens mais visitadas deste blog

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)