UM CONSELHO PARA VOCÊ VIVER MELHOR


Deus sabe o dia e a hora em que cada um morrerá. Não temos a menor dúvida disso. Tudo está escrito no seu livro. (Salmo 139:16) Mas Deus também permite escolhas individuais que determinarão como chegaremos no nosso "ultimo dia". Você quer chegar bem até lá? Então leia o seguinte conselho.

O princípio está acima do método. Por exemplo, o princípio de amar o próximo é uma regra, lei, norma. (Levítico 19:18; Mateus 22:39) Os métodos para amar o próximo são vários: Respeito, boas obras, presentes, surpresas, reconhecimento, compreensão. O princípio de evangelizar e discipular é uma regra, lei, norma, conhecida como a Grande Comissão. (Mateus 28:19, 20_ Os métodos para o evangelismo e discipulado são vários: Amizade, uso de ilustrações para se comunicar verdades bíblicas, estudos bíblicos semanais com o discípulo, orar ou ler a Bíblia juntos, e assim por diante. Mas o problema são os métodos errados para se praticar um princípio. Como assim?

Precisamos permitir que os princípios bíblicos rejam nosso agir e para alcançá-los devemos optar pelos métodos corretos, a fim de que soframos menos ou até sejamos felizes ao enfrentarmos problemas. Vou explicar melhor. Observe o quadro abaixo:


Ao se sentir só, use o princípio de não se isolar. Qual o método que você usará para não se isolar? Escolherá os errados como tornar-se amigo da pornografia? Não, pois as más amizades corrompem os bons costumes. Mas escolherá seus melhores amigos - os que guardam os preceitos de Deus (Salmo 119:63).

Quando debaixo de qualquer tipo de oposição, use o princípio de amar a pessoa que está lhe prejudicando. (Mateus 5:44) Qual método usará para demonstrar que a ama? Criticá-la e ofendê-la para que ela aprenda como não discordar dos outros? Não, pois ira gera ira. Ouça-a e expresse-se com palavras cristãs. - Tiago 1:19; Colossenses 4:6.

Seu esposo deixa a cueca suja para a esposa lavar, derruba migalhas de pão e a esposa é quem tem que varrer. Ou a mãe põe os filhos contra o pai. Devemos usar as Escrituras para repreender, corrigir, ensinar  e instruir. Mas qual o método que usaremos? O da conversa estúpida? Ou da confrontação para humilhar o próximo? Não, pois a Escrituras estão repletas de conselhos bons. (2 Timóteo 3:16) Por isso, use o método de aproximação com uma linguagem branda e com autodomínio. - Gálatas 6:1.

E se você está com muitas dívidas? Use o princípio de se pagar o que deve, pois ele está atrelado ao princípio de amar. "Não fiqueis devendo coisa alguma a ninguém, a não ser o amor de uns para com os outros", diz Romanos 13:8. Que método usar para pagar o credor? A famosa frase "devo não nego, pago quando eu puder"? Não, mas será amoroso fazer cálculos e se sacrificar para pagar a pessoa ou loja.

Sempre que escolhemos os métodos errados para resolvermos um problema ou pormos em prática um princípio, sofremos mais. E quanto mais sofremos, menos qualidade de vida teremos.

Então, os princípios estão acima dos métodos? Sim, porque são vários métodos bons que podem ser usados para se praticar os princípios. Mas os piores métodos só estragam a alegria de praticarmos os bons princípios, os cristãos.

Em outras palavras, os melhores métodos são os passos que Deus aprova que tomemos. Isto significa agir com sabedoria. Provérbios 10:8 diz: "O sábio de coração aceita os mandamentos, mas a boca do insensato o leva à ruína". Que bom que Deus usa o princípio do perdão com o método certo - Jesus! (João 3:16, 36) Se Deus usasse o método de esperar que nós pagássemos nossos pecados com boas obras, estaríamos perdidos! - Fernando Galli.