TESTEMUNHAS DE JEOVÁ INTERPRETANDO AS DUAS TESTEMUNHAS DE APOCALIPSE 11:3-12.


Há erros cometidos na interpretação de Apocalipse por determinados grupos que fazem exegetas e hermeneutas, e até apologistas, ficarem pasmos! Por exemplo, em Apocalipse 11:3-12 fala-se de duas testemunhas, que profetizariam por 1260 dias, que sai fogo de sua boca e devora todos os que tentam causar-lhes dano, durante esse período. Daí elas são mortas pela besta depois dos 1260, e ficam com seus corpos expostos durante 3,5 dias, após o que um espírito de vida vem sobre elas e lhes põe de pé. Então, são convidadas a subir aos céus. Uma das interpretações mais absurdas que já vi desta passagem pertence às Testemunhas de Jeová. Um dos livros publicados pela seita, em 1971, declara:

"Hoje em dia, os remanescentes deste restante ungido são conhecidos em todo o mundo como testemunhas de Jeová. Foram também as suas testemunhas lá em 1918. São os chamados de “minhas duas testemunhas” em Revelação 11:3." - Cumprir-se-á o Mistério de Deus, páginas 263, 264. Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados.
Mas embora ensinem que "as duas testemunhas" sejam o grupo todo daquela época de cristãos dos 144.000 vivos, ou "restante ungido" as "duas testemunhas" que realmente morreram, simbolicamnete, passaram a ser interpretadas como um grupo específico dentre esses ungidos: Os responsáveis por aquele grupo. Por exemplo, um livro lançado em 1989 afirmou:
"De 1914 a 1918, as nações estavam ocupadas com a Primeira Guerra Mundial. Ferviam sentimentos nacionalistas e, em meados do primeiro semestre de 1918, os inimigos religiosos das duas testemunhas se aproveitaram desta situação. Manobraram as instituições jurídicas do Estado para que ministros responsáveis dos Estudantes da Bíblia fossem encarcerados sob acusações falsas de sedição. Colaboradores fiéis deles ficaram atordoados. A atividade do Reino quase que parou. Era como se a obra de pregação estivesse morta. [...] Negou-se aos encarcerados acima mencionados até mesmo o direito à fiança enquanto seu caso estava sendo apelado. Ficaram publicamente expostos por tempo suficiente para se tornar mau cheiro para os habitantes “da grande cidade”." - Revelação - Seu Grandioso Clímax Está Próximo, página 167. Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados.

Conforme percebemos, as duas testemunhas mortas e depois vivificadas, na ótica atual das TJs, são os ministros responsáveis dos Estudantes da Bíblia, nome este original da seita Testemunhas de Jeová, que foram presos no período final da Primeira Guerra Mundial. Não se referem a todas as TJs, nem ao grupo de ungidos (os dos 144.000 que lá viviam em 1918), mas conforme o Livro Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus, página 653, os nomes deles são revelados, com uma foto deles, ao todo, oito homens da liderança mundial em 1918, da esquerda para a direita: "W. E. Van Amburg; J. F. Rutherford (Presidente); A. H. Macmillan; R. J. Martin; F. H. Robison; C. J. Woodworth; G. H. Fisher; G. DeCecca. Em outras palavras, as duas testemunhas mortas de Apocalipse 11:3-12 são oito! Quando as TJs me perguntam sobre a Trindade: "Como que três pessoas podem ser uma só?", eu lhes respondo perguntando: E como duas pessoas podem ser oito?

Obviamente, essa interpretação é impossível! Ela figura entre muitas outras que o Corpo Governante das TJs prepara como "alimento espiritual no tempo apropriado", conforme interpretam do texto em Mateus 24:45-47. Segundo as TJs, os 1260 dias que aquelas duas testemunhas pregam livremente, no período da Primeira Guerra Mundial, são literais, mas os 3,5 dias que ficam mortas "ou como que mortas" são simbólicos, pois ficaram presos entre julho de 1918 a março de 1919. 

Ao evangelizar as TJs, é bom questioná-las sobre suas interpretações. Mostre essa foto a elas, das duas testemunhas que são oito, e pergunte a elas: 
(1) Acha mesmo que esse relato de Apocalipse 11:3-12 já se cumpriu há 90 anos, sendo que Apocalipse fala de "ais" que se cumprirão bem antes da volta de Cristo? (2) Se a morte das duas testemunhas representa a prisão de oito líderes, que fez a obra TJ quase parar, por que ela não parou de fato? Pode a morte simbolizar o "quase" parar de algo? (3) Por que interpretar os 1260 dias como literais (período ocorrido entre 1914 e 1919, época da Primeira Guerra Mundial, e como simbólicos os 3,5 dias de morte ou prisão como simbólicos?
Essa interpretação absurda das TJs sobre as duas testemunhas obriga-as a interpretarem muito mal o que ocorre depois que as duas testemunhas são soltas da prisão, em março de 1919. A Bíblia diz que na cidade onde elas morreram, ocorreu um grande terremoto, e sete mil pessoas morreram. (Apocalipse 11:13) Qual é a interpretação TJ disso? O Corpo Governante ensina:
"O chão parecia mover-se debaixo dos líderes das igrejas tradicionais, quando esse corpo de cristãos revivificados começou a trabalhar. Um décimo da cidade deles, figurativamente 7.000 pessoas, ficaram tão profundamente abaladas, que se fala delas como sendo mortas. [...] são aqueles que acolhem as duas testemunhas restabelecidas e abandonam a pecaminosa grande cidade. Eles, como que, morrem para com a cristandade." - Revelação - Seu Grandioso Clímax Está Próximo.
Se "morrer", no caso das duas testemunhas, na ótica TJ, significa ficarem inativas, com sua obra "quase" parada, "morrer", no caso desses 7.000 mortos, vítimas do terremoto, simboliza abandonar a cristandade. Realmente, uns acabam desrespeitosamente morrendo de rir dessa interpretação. Por isso, sinto que devo ter compaixão TJs e procurar livrá-los, com todos os méritos ao Espírito Santo, de uma liderança tão incompetente em interpretar a Bíblia. - Fernando Galli.
_____________


Crédito da foto das "duas [oito]" testemunhas: Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus, página 653. Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados.

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)