CRISTOLOGIA - OS PROPÓSITOS DA ENCARNAÇÃO DO VERBO


A maior demonstração de amor de Deus foi a encarnação do Verbo. Com ela, Deus graciosamente aproxima o homem de si e o salva da perdição pela fé em Jesus. Mas a encarnação serviu para outros propósitos. Uma das autoridades em Doutrina da Trindade aqui no Brasil, meu irmão Heber Carlos de Campos, em seu livro A Humilhação do Redentor - Encarnação e Sofrimento, páginas 147 a 185, com muita sapiência, elenca quinze propósitos, todos com fundamentação bíblica. Vejamos um resumo conciso.


OS PROPÓSITOS DA ENCARNAÇÃO
  1. Demonstrar a glória de Deus. - João 1:14; Lucas 2:14.
  2. Cumprir o decreto de Deus. - Gálatas 4:4; 1 Pedro 1:19, 20.
  3. Determinar o centro da história humana, cronológico (pois divide a história em duas partes, antes e depois de Cristo) e espiritual (plenitude dos tempos, de Gálatas 4:4), ou o ponto alto, central e convergente da história humana.
  4. Apontar para o clímax da criação, ou seja, Jesus é o ápice de toda da criação divina, o homem perfeito; pois Jesus é a perfeição da vida racional e moral, e porque ela dá a garantia da restauração do universo físico.
  5. Iniciar a preparação histórica do Redentor como homem. Sem a encarnação, Jesus não poderia ser mediador. - Hebreus 10:5; 1 Timóteo 2:5.
  6. Viabilizar o exercício do ofício sacerdotal.(Hebreus 2:17, 18) O sacerdote Jesus precisava ser humano, sujeito à tentação, ser fiel, tratar das coisas de Deus, deveria fazer propiciação, ser experimentado no sofrimento, ser poderoso para exercer socorro (nos sofrimentos em geral e na tentação).
  7. Tornar possível a morte do Redentor, para que pudesse haver pagamento. Sem a encarnação, o Verbo não podia morrer, porque Deus não é passível de morte. - Hebreus 2:9.
  8. Restaurar a humanidade caída, por restaurar a natureza humana, apontar para o pagamento do débito, dar fundamento para a obra regeneradora do Espírito Santo e demonstrar o amor restaurador divino pelos pecadores. - João 15:13; 1 João 4:10.
  9. Restaurar o real domínio do homem sobre a Criação. - Isaías 11:6-9; Efésios 1:10; Colossenses 1:20.
  10. Redimir aqueles que estavam para se tornar legalmente seus filhos. (Gálatas 4:4, 5) Esta redenção foi no tempo certo ("plenitude dos tempos), teve caráter apostólico porque o Filho foi enviado por Deus (Romanos 8:3; João 20:21), foi por meio da encarnação ("nascido de mulher"), por meio de humilhação ("nascido sob a lei") e que se manifestou por resgate ("para resgatar os que estavam sob a Lei").
  11. Revelar Deus aos homens, pois o Filho é a expressão exata do ser de Deus. (Hebreus 1:3) A encarnação nos revela Deus pessoalmente, daí Jesus ser chamado "Emanuel", ou "Deus conosco" (Mateus 1:23); a encarnação revela Deus assim como uma janela revela a luz. - João 1:9.
  12. Revelar o homem a si mesmo, ou seja, a encarnação revela quem somos, pois quando olhamos para Cristo, somos capacitados a ver nosso futuro, mas também nos revela o que como seríamos no lugar de Adão antes da queda. Ela nos revela como a imagem de Deus. - Colossenses 3:10.
  13. Destruir a Obra do maligno por destruir aquele que tinha o poder da morte (Hebreus 2:14) e libertar os que tinham medo da morte (Hebreus 2:15).
  14. Trazer paz aos homens na terra. - Lucas 2:14b; Efésios 2:14-16.
  15. Capacitar o homem a receber a boa vontade de Deus e os benefícios dela: a purificação, a santificação e a herança da glória.
Quando conhecemos bem essas doutrinas, heresia nenhuma nos atinge ou nos deixa em dúvida. E conhecer melhor sobre a Encarnação do Verbo aumenta a nossa gratidão por tudo o que Ele, Jesus, o nosso Deus, fez por nós. Obrigado, Senhor Jesus! - Fernando Galli.

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)