MINISTÉRIO CRESCENDO EM GRAÇA - A DESCULPA DE UM FALSO NOIVO À SUA AMADA!E


No decorrer da contagem regressiva para a transformação de José Luis de Jesus Miranda, eu já anunciava que ela não ocorreria. E não ocorreu mesmo. Mas como todo movimento que profetiza algo e não se cumpre, sempre há uma justificativa para o fiasco. O site do Crescendo em Graça* publicou uma explicação dos motivos pelos quais não ocorreu o que esperavam. Leia-a abaixo, juntamente com a refutação.
DESCULPA DO CRESCENDO EM GRAÇA - “Sobre minha guarda estarei, e sobre a Fortaleza afirmarei o pé, e velarei para ver o que se dirá, e que hei de responder tocante a minha queixa” (Habacuque 2: 1) Parece que o Senhor se TARDAVA em cumprir a Habacuque, a visão que ele pôs na boca do profeta para o povo; E Habacuque se queixa pela TARDANÇA. Então o Senhor responde a Habacuque dizendo: “Escreve a visão e declara-a em tabuas, para que corra o que ler nela” (Habacuque 2: 2) Hoje nós o fazemos em pagina escrita.
REFUTAÇÃO CRISTÃ - Uma desculpa típica das seitas. Quando a profecia não se cumpre, o jeito é procurar um exemplo das Escrituras parecido, em que uma ou mais pessoas esperavam por algo e não era bem assim. 

No caso do Crescendo em Graça, usam um texto em que Habacuque se queixa do cumprimento da tardança do cumprimento da profecia. Mas qualquer bom exegeta sabe que nem Deus, nem Habacuque, nem ninguém pôs uma data para o cumprimento. Assim, a sensação de tardança se dava não porque Deus pôs uma data e não se cumpriu, mas porque não pôs uma data e o povo reclamava pela demora. De fato, Deus tem o seu tempo e suas épocas, e elas jamais tardam em relação ao cronograma (ou "kairosgrama") dele. - Atos 1:6, 7.
DESCULPA DO CRESCENDO EM GRAÇA - “Ainda que a visão TARDARÁ ainda por UM tempo, mas se apressará até o fim, e não mentirá; ainda que TARDE, ESPERA-O, porque sem duvida virá, NÃO TARDARÁ (Habacuque 2: 3) Deus nos mostra que a TARDANÇA sua para cumprir uma promessa, não significa que Ele FALHOU, SENÃO QUE ELE ESTÁ apressando o cumprimento de seu PLANO.
REFUTAÇÃO CRISTÃ - Nós, sem datas de Deus para o cumprimento de suas profecias sobre a volta de Cristo e o arrebatamento, com a glorificação de toda a sua igreja, podemos achar que se tarda. Mas quando alguém anuncia que é o próprio Deus na terra, que é Jesus Cristo Homem encarnado, que põe vídeos no YOUtube todos os dias anunciando a transformação para dia 30 de junho de 2012 ou menos, mas na verdade está agora anunciando que será para o futuro, então este Deus é um deus falso, e este Jesus Cristo encarnado tem problemas sérios com o Deus Verdadeiro para resolver!

Além do mais, que Deus é este que marca a data, não se cumpre, e agora vem com a conversa de que fez isso para apressar o cumprimento? 
DESCULPA DO CRESCENDO EM GRAÇA - "A TARDANÇA do Esposo de cumprir a sua Amada a gloriosa Promessa de sua Transformação hoje, também está escrita na Bíblia; está claramente PROFETIZADA na Parábola das Dez Virgens: “E TARDANDO-SE o Esposo, cabecearam todas e dormiram” (Mateus 25: 5) TARDANDO-SE uma pessoa para cumprir uma Entrevista, é chegar depois da hora fixada para a Entrevista. Na Contagem Regressiva, o Esposo estabeleceu essa Entrevista para encontrar-se com sua Amada hoje; era necessário para cumprir a TARDANÇA profetizada do Esposo."
REFUTAÇÃO CRISTà- A tentativa até que foi boa. Todavia, na Parábola das Dez Virgens não se fala de data para o casamento do Noivo. O propósito do relato não é este, mas nos alertar para estarmos preparados para a vinda do Noivo. Também o texto de Mateus 25:1-11 nada diz sobre a Transformação, mesmo porque de acordo com as Escrituras Jesus foi o primeiro a ser "transformado" ou glorificado. O verdadeiro Jesus Cristo não necessita de transformação alguma. No caso do Crescendo em Graça, Jesus voltou como homem, casou-se duas vezes, chegou a fumar maconha antes de saber do seu chamado. Que  noivo é esse? Diferentemente do falso Cristo, o verdadeiro Jesus Cristo, desde pequeno, tinha um comportamento bem diferente. - Lucas 2:39-52.

Outro problema é comparar a tardança da transformação de Jesus Cristo com alguém atrasado para uma entrevista. Os motivos para o atraso de uma entrevista são fatores que impedem a ação tanto do entrevistado quanto do entrevistador: trânsito, esquecimento, incompetência de administrar o tempo, acidentes, etc. Mas quando é o patrão que atrasa e o candidato que chega primeiro, que credibilidade ele poderia passar para seu entrevistador? E visto que teria sido Jesus o atrasado, que tipo de Deus é esse que permite que algo lhe atrase?

Afirmar também que a parábola das Dez Virgens é uma profecia para explicar que o "deus" do Crescendo em Graça profetizou a tardança da Transformação do José Luis de Jesus Miranda é um disparate! Na parábola, o tempo de atraso do Noivo é o tempo que as cinco virgens imprudentes saem para comprar óleo. Ou seja, um tempo irrelevante, pois o objetivo do texto não é profetizar a tardança de um falso profeta, mas a irresponsabilidade de alguns que se afirmam cristãos. (Mateus 25:10) Mas no caso do Crescendo em Graça, terão que esperar quanto tempo? 

E para piorar as coisas para o Crescendo em Graça, Jesus termina a parábola afirmando: "Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia e a hora". (Mateus 25:12) Assim, é um despropósito usar essa parábola para justificar o fiasco de uma transformação não sucedida, como se fosse necessário cumprir a tardança prometida. O texto não promete uma tardança, mas diz que apenas precisamos vigiar porque não sabemos o dia e a hora. E se não sabemos o dia e a hora, como usar essa passagem para justificar o não acontecimento de algo com data marcada?
DESCULPA DO CRESCENDO EM GRAÇA - "Então, a TARDANÇA hoje do Esposo, é para que saia a luz, a atitude oculta do servo mau. Vejamos finalmente um exemplo no Antigo Testamento acerca deste mesmo fato: “Vendo o povo que Moisés TARDAVA em descer do monte, se acercaram então a Arão, e lhe disseram: “Levanta-te, faz-nos deuses que vão diante de nós; porque a Este Moisés, o varão que nos tirou da terra do Egito, não sabemos que lhe aconteceu” (Êxodo 32: 1) Haverá hoje dentro do Ministério Internacional Crecendo en Gracia muitos que dirão o mesmo do Varão que os tirou da mentira e da Apostasia?"
REFUTAÇÃO CRISTà- Moisés não marcou hora para retornar do monte. Deus tem o tempo dele, conhecido como kairós. Nada lhe atrasa. O atraso é uma sensação nossa diante dos atos de Deus. E Deus não marca datas. Ensinou Habacuque e o próprio Jesus, como homem na terra, a não estipular datas. (Habacuque 2:3; Mateus 24:36) Mas José Luis de Jesus Miranda, que se dizia "Deus" na terra, errou em fazer toda a sua igreja a esperar por uma transformação até o dia 30 de junho de 2012.

A seguir, a desculpa deles alerta para o fato de que assim como o povo passou a adorar um bezerro de ouro quando via que Moisés tardava, assim também poderá acontecer de adeptos deles apostatarem! Mero recurso para incutir o medo na mente dos seguidores.

Conclusão

Parece que tudo estava planejado. Segundo alguns apologistas, José Luis de Jesus Miranda e seus líderes criaram essa profecia para 30 de junho de 2012 ou menos para impactar as pessoas. Isso tornou o ministério conhecido. Mas eles, inclusive o falso Cristo, já sabiam que nada ocorreria, e prepararam essas desculpas para dar prosseguimento ao movimento.

Deus não faz isso com as pessoas. Ele nos deixa na expectativa, sem anunciar a data. Ele não atrasa, mas somos nós quem temos essa sensação de atraso. Deus jamais marcaria uma falsa data apenas para não cumpri-la depois. A Bíblia ensina que a Palavra de Deus não sai para não ter resultados, mas se cumpre da forma como é anunciada. Não volta a Deus vazia. - Isaías 55:10, 11. 

Quanto a nós, que continuemos na luta cristã pela verdade, para livrarmos cada vez mais pessoas dessa organização contrária ao verdadeiro Cristo Jesus. - Fernando Galli.
_____________

*O texto original da seita com suas desculpas se encontra aqui, na íntegra.

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS