O JESUS HETERODOXO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


Da mesma forma como os TJs ensinam que o nosso Jesus Cristo é uma criação da Cristandade, assim também temos o dever de questionar a crença TJ sobre o "Jesus" dessa organização. Vejamos as razões:

1. O Jesus da Bíblia é suficiente para salvar. Não há outro nome dado aqui na terra pelo qual devemos ser salvos. (Atos 4:12) Mas de nada valerá ter fé no "Jesus TJ" se você não pertencer à organização fundada em 1874 pelo apóstata Charles Taze Russell. Tanto que as TJs ensinam que um dos requisitos para se viver para sempre é pertencer à organização TJ. Observe:

"O terceiro requisito é estarmos associados com o instrumento usado por Deus, a Sua organização. Deus sempre usou uma organização. Por exemplo, nos dias de Noé, somente aqueles que se encontravam na arca é que sobreviveram ao Dilúvio, e, no primeiro século, apenas os que estavam associados com a congregação cristã é que tiveram o favor de Deus. (Atos 4:12) De modo similar, Jeová está usando hoje em dia apenas uma organização para realizar a Sua vontade. Para recebermos a vida eterna no Paraíso terrestre, precisaremos identificar essa organização e servir a Deus como parte dela." - A Sentinela de 15 de Setembro de 1983, página 14.
Nos dias de Noé, Deus tinha um povo, mas não uma organização religiosa. Assim também hoje, Deus tem um povo composto por todo aquele que realmente se converteu a Jesus Cristo. (João 3:16, 36) Esse povo serve a Deus de forma organizada em cada uma das igrejas que professam o Cristianismo, como forma de agradecer pela salvação em Cristo Jesus. Constituem o corpo de Cristo, não a organização terrestre de Cristo. Assim, para você ser salvo, é necessário ter fé verdadeira em Jesus e pertencer a uma igreja cristã é apenas uma consequência disso. Mas para as TJs, primeiro você pertence a sua organização e só poderá ser salvo se for membro dela e perseverar nela até o fim. Onde a Bíblia ensina isso? Em lugar nenhum. Portanto, sem desprezar as TJs, precisamos rejeitar o Jesus delas.

2. O Jesus da Bíblia é "ho kyrios mou kai ho théos mou", ou seja, o Senhor de mim e o Deus de mim. (João 20:28) Mas o "Jesus TJ" não é o Deus delas, mas um "deus" assim como criaturas são chamadas de "deus". Ou seja, não creem que Deus é triúno, mesmo sabendo que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são chamados de Deus" e Deus é um só, porque não compreendem como Deus pode ser três Pessoas ao mesmo tempo. Quem nos dera se pudéssemos explicar como Deus consegue ser triúno, algo que apenas o Espírito Santo de Deus pode compreender! (1 Coríntios 2:11. Então, preferem chamar Jesus de um "deus menor", o que é um terrível absurdo. Todos os argumentos TJs contra a doutrina da Trindade são facilmente refutados por quem conhece bem as bases de nossa fé cristã. Mesmo assim, as TJs dizem que quem ensina a Trindade é falso discípulo, joio semeado pelo diabo:

"Jesus a seguir explicou a seus discípulos o significado da ilustração. Disse que ele mesmo era o Semeador, e continuou: “Quanto à semente excelente, estes são os filhos do reino; mas o joio são os filhos do iníquo, e o inimigo que o semeou é o Diabo. A colheita é a terminação dum sistema de coisas e os ceifeiros são os anjos.” (Mateus 13:38, 39) Jesus comparou seus discípulos verdadeiros ao trigo. Mas Satanás semeou falsos discípulos, como o joio, entre esses seguidores de Jesus. Assim, como o próprio Jesus predisse, no decorrer dos séculos após sua morte surgiram falsos discípulos. Eles promoveram doutrinas apóstatas, como a Trindade — a ideia de que existem três pessoas num só Deus." - Brochura Deus Requer, página 24.

Assim, quando um tj bater em sua casa, diga a ele: "Eu creio no Jesus que é meu Deus e meu Senhor. Você é capaz de dizer agora a Jesus que ele é seu Deus e seu Senhor?" Se o tj não confessar Jesus dessa forma, e vier com argumentações malabarísticas, peça a ela, com educação, para encerrar a conversa e voltar a sua casa apenas quando estiver disposta a receber a Jesus em sua vida como seu Deus e Senhor. 

Conclusão

Quais cristãos guiados pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus devemos estar atentos aos "outros tipos de Jesus" ensinados por aí. Devemos também nos aprofundar em conhecimento da sã doutrina para que possamos convencer os contradizentes, conforme Tito 1:9. - Fernando Galli.