CATOLICISMO ROMANO - A MARIA DA BÍBLIA E AS "MARIAS" NÃO-BÍBLICAS


Se o Catolicismo Romano exagerou em seus títulos atribuídos a Maria, como advogada, co-redentora, medianeira, imaculada, RAINHA DOS CÉUS, etc, a igreja protestante e a evangélica, através de vários de seus representantes, vêm apregoando uma "maria" mulher qualquer e, ao invés de bendita, maldita entre as mulheres. Assim, católicos, vários protestantes e evangélicos têm crido em "marias NÃO-BÍBLICAS", opostas à verdadeira Maria ensinada nas Escrituras. 

De um lado, uma hiper-mega-giga-blaster-tera-power, que chega até ser ilustrada ao lado da Santíssima Trindade. De outro, uma "maria" que perde o ibope até para os piores exemplos de mulheres na história bíblica. Em algumas igrejas fala-se mais nas castas de demônios de nome "Maria-Molambo" do que de Maria, a mãe do meu Senhor, enquanto homem.

Não consigo imaginar Deus, lá da eternidade, ao predestinar aquela que seria a mãe do meu Senhor, dissesse: "Vai essa mesmo!" Evidentemente que não quero corroborar com as prerrogativas que a Igreja Católica lhe confere. Todavia, considero-a bendita. Como Maria tem sido bendita em sua vida?

Infelizmente, ao falar sobre Maria com católicos, tenho ouvido: "É a primeira vez que vejo um protestante falar bem de Maria!" E o que tenho falado?
1. Maria foi o maior exemplo de intimidade com Jesus, desde lavar o bumbum dele, até a cruz (João 19:25), e desde a cruz até hoje, no paraíso, goza da presença de Deus Pai, Filho e Espírito Santo de uma forma mais intensa do que nós.
2. Maria foi a única mulher na Bíblia mencionada como "esposa de um justo". - Mateus 1:19.
3. Maria foi a única mulher que deu à luz pelo Espírito Santo. - Mateus 1:18.
4. Maria foi a única mulher que teve garantias angelicais, portanto divinas, de que deveria ser recebida por um homem, José, como esposa. - Mateus 1:20.
5. Maria foi a única mulher que deu à luz ao homem-Deus.
6. Maria foi a única mulher chamada de bendita, assim como seu filho, por um anjo, filho este sendo Jesus. - Lucas 1:42.*
7. Maria foi a única mulher a ouvir de um anjo de Deus a expressão: "Encontraste graça diante de Deus". - Lucas 1:30.
8. Maria foi a única mulher com o privilégio de dizer "ocorra em mim a tua palavra" diante do anúncio de ser a mãe de Jesus. - Lucas 1:38.
9. Maria foi a única mulher que passou pela experiência de cumprimentar outra mulher grávida e o filho desta pular em seu ventre. - Lucas 1:41.
10. Maria foi a única mulher a ouvir de um homem de Deus sobre o ministério de seu filho de salvar pessoas. - Lucas 2:34.
11. Maria foi a única mulher mencionada por nome, que se reuniu para orar com outras e com os discípulos, após a morte de Jesus. - Atos 1:14.
Também louvo a Deus pelo exemplo de humildade de Maria. Quando contemplo a reação dela diante do anúncio de sua gravidez, pelo anjo, sou ensinado a ser humilde, maleável às mãos de Deus.

Assim, precisamos, alicerçados nas Escrituras, por de lado as "Marias não-bíblicas" - a  hiper-mega-giga-blaster-tera-power e a "maria qualquer". Precisamos estudar quem foi Maria à luz da Bíblia e o que Deus quer nos ensinar com os poucos mas riquíssimos versículos sobre ela.

Por fim, não peco, de modo algum, ao expressar a Deus, desde minha conversão, que se me fosse dado o privilégio de escolher a primeira personagem bíblica ali no paraíso, esta seria, sem dúvida, Maria. Quisera eu ter sido João, e ter ouvido de Jesus: "Eis tua mãe!" (João 19:27). - Fernando Galli.
__________

* No Antigo Testamento, um anjo do Senhor chama Jael, mulher de Éber, o queneu de "bendita entre todas as mulheres". (Juízes 5:24) No entanto, o que nos chama atenção é que tanto Maria como o fruto do seu ventre, Jesus, são na mesma sentença chamados de "bendito" (Grego: "eulogeménos", no masculino, e "eulogeméne", no feminino). 

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS