O ÓDIO QUE VAI ALÉM DA MORTE

O amor de Deus impacta todo leitor sincero que busca a verdade. Deus é amor! (1 João 4:8) Mas o ódio opõe-se ao caráter divino e de Cristo. Não o ódio que resulta de amarmos a Deus e odiar o que é mau (Salmo 97:10), mas o ódio por pessoas. Certa vez, vi um pregador comentar palavras ouvidas por ele: "Eu tenho que amar meu irmão! Que ódio!" Na verdade, quem assim se expressa, odeia seu irmão, e segunda a Bíblia, é filho do diabo. - 1 João 3:10.

Em Amós 2:1-3 lemos sobre a irracionalidade do ódio nutrido pela nação de Moabe, que queimou os ossos do Rei de Edom (nação descendente de Esaú).


Numa guerra, o fogo destruía a pessoa e queimava até os ossos dela, dependendo de sua intensidade. Mas o texto não fala disso. Parece narrar algo praticado com os ossos enterrados do Rei de Edom, queimando-os até serem calcinados.¹ Deus reprovou terrivelmente esta prática, e prometeu destruir Moabe por isso. Era a punição do ódio que foi além da morte do que era odiado. O que aprendemos disso?

Edom não era parte do povo de Deus. Amós 1:11, 12 mostra punição de Deus contra Edom. Mesmo assim, Deus não tolerou o ódio contra um rei que não fazia a vontade de Deus. Que dizer, então, ódio contra nosso próprio irmão em Cristo?
O ódio destroi a espiritualidade de qualquer cristão. Ele não se coaduna com o amor divino. (1 Coríntios 13:1-8) Há pessoas que sentem tanto ódio de outras que seriam capazes de, com a língua, por fogo até em seus cadáveres, se isso lhes fosse possível. - Tiago 3:5, 6.
"Quero ver esse irmão longe de mim!"
"Por que uma porcaria dessas não morre?"
"O que esse cara está fazendo na igreja?"
"Quero que ele vá para os quintos dos infernos!"
"Quero de lá do ceu sorrir dele quando estiver queimando no inferno!"
"Que bom que foi excluído da igreja! Agora sim eu posso arrebentar a cara dele!"
Lembro-me de ter sentido ódio por pessoas. Que Deus me perdoe, em nome de Jesus. Todos pecamos. (Romanos 3:23) Mas como gostamos de matar e destruir pessoas com nossa língua, olhos, sonhos e até orações!
"Senhor Deus, eu oro agora, diante de tua igreja, para que faças justiça com aqueles irmãos que ..."
Ah se Deus resolvesse fazer justiça comigo - pobre de mim! Ódio é o último recurso que o insensato usa para se vingar daquele cuja sua mente se sente escrava da indelével lembrança de outro pecador e de delitos tão horríveis quanto o dele próprio. Reflitamos sobre isso! - Fernando Galli.
_____________
¹ BRUCE, F. F. Comentário Bíblico NVI, página 1248. São Paulo : Editora Vida. 2009.
Créditos da ilustração acima - http://wallpaper.apkhub.com/view/10730/burning-bones-wallpaper/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários devem contem no máximo 500 caracteres