JOVENS E ADOLESCENTES - "EU TENHO 14 ANOS E AMO ALGUÉM DE 24!"

O amor é bonito, é um sentimento divino. Deus é amor. (1 João 4:8) Já o fascínio, a paixão, é humana, passageira. Aos 14 anos, ou próximo disso, a probabilidade de ser paixão é muito grande. E mesmo que fosse amor, tal jovem não está preparado para lidar com tão grandioso sentimento e as implicações de um relacionamento sério. Por outro lado, o outro de 24 anos, se realmente estiver interessado em alguém de 14 anos, deveria ponderar melhor em como poderia resolver as carências dele(a), e não buscar num(a) jovem de 14 a solução para isso. Seria alguém incorretamente maduro(a), com outro corretamente imaturo(a).

O que se deveria fazer? Nessas situações, o jovem deve orar a Deus, e pedir que lhe dê paciência para esperar nele(a) o homem (mulher) que Ele tem para lhe fazer feliz. Deus já sabe com quem cada um vai se casar, pois Ele conta o final desde o princípio. (Isaías 46:9, 10) Então, esperar no SENHOR Deus é o correto. Antes dos 18 anos, salvo algumas exceções, parece não ser o melhor tempo de se namorar, principalmente uma pessoa de 24 anos. Por quê? Porque os cristãos devem encarar o namoro com um compromisso sério, com vista ao casamento. Observe essa frase:
"Muitos cristãos concordariam que a decisão mais importante na vida é se vamos aceitar ou rejeitar a Jesus como nosso Salvador e Senhor. A segunda decisão mais importante é a escolha de um companheiro para toda a vida."¹
Com isso em mente, qual a idade que você acharia ideal para namorar sério pensando num casamento?

Seria muito bom os pais serem consultados para ajudar e aconselhar e os pastores também, no caso de crentes. Grande parte dos problemas entre jovens e adolescentes seriam evitados se houvesse uma conversa entre eles e seus pais e líderes espirituais. Por que não faz o mesmo se estiver in love e for um jovem ainda?

Por outro lado, não se deve reprimir este sentimento (amor ou paixão). Mas dar tempo ao tempo fará bem. Encare a realidade. Que lindo seria se daqui quatro anos você e a outra pessoa começassem a namorar! A questão é: Até que ponto, agora, valeria a pena tentar satisfazer sua vontade de namorar tão jovem?

Alguns tentam se justificar nessas situações com frases do tipo: "A vida simplesmente nos prega peças". Está errado! A vida não prega peças. Ou nós mesmos pregamos peças em nós, ou outros nos pregam peças em nós, e nós agimos de forma errada e muitas vezes. Daí, dizemos: "É a vida!" Soa-me como quando meu vizinho acabou com o carro do pai dele, e quando o pai viu o carro, o filho disse: "É a vida! O carro bateu!" Ora, não foi nem a vida, e nem o carro que bateu, mas o motoristo que fez o carro bater.

Mas e se for amor? Deixe plantado no coração e espere em Deus. Se for da vontade dEle esse amor crescerá, e com certeza, no tempo dEle, haverá um lindo casal feliz. Nesse ínterim, cada um conhecerá outras pessoas e acumulará conhecimento delas, fará comparações, e saberá escolher corretamente aquele que Deus já sabia que seria escolhido.

Por fim, lembre-se: Cristão sem Bíblia é a mesma coisa que Romeu sem Julieta, avião sem asa, fogueira sem brasa e o resto da música você deve saber. Tome decisões bíblicas, com o devido apoio dos pais e líderes, enquanto você amadurece. Feliz casamento para você, e não se esqueça de me convidar. Eu espero! - Fernando Galli.
_____________

¹ COLLINS, Gary R. Aconselhamento Cristão: Edição Século 21. Página 444. Vida Nova. 2004. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS