QUANDO VOCÊ NÃO CONSEGUE DORMIR

Insônia e tempo para Deus
Você já passou uma noite inteira sem dormir? Isto já sucedeu a todos nós. Preocupações, ansiedade, somatizações, má alimentação, um dia agitado - tantas podem ser as causas de uma noite em que o sono se recusa a vir. Como um cristão pode lidar com essa situação?


Longe de querer poetizar o texto, a noite está repleta de evidências da criação divina. O salmista dizia:
"Quando contemplo os teus ceus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que é o homem para que com ele te importes, e o filho do homem para que com ele te preocupes?" - Salmo 8:4, 5.

Em vez de fugir para as salas de bate-papo e perder seu tempo, ou de se entregar a horas perdidas na TV, ou ainda a simpatias e crendices, sugiro fazermos o que o salmista praticava: Contemplar os ceus e meditar na grandiosidade do Deus Todo-Poderoso, e de seu amor por nós.

E se a noite estiver chuvosa? Ler as Escrituras pode ajudar muito. O salmista meditava o dia inteiro na Palavra de Deus, e isto inclui as noites de insônia (ou dias de insônia para quem trabalha à noite). Mas além da leitura bíblica, as orações podem nos dar a tranquilidade e a certeza de estarmos sendo ouvidos nos relaxará para iniciarmos o sono. E se mesmo assim você não dormir, tome um copo de água, e ore mais. Talvez Deus esteja lhe dando uma oportunidade para tornar-se mais íntimo dEle.

Lemos em Efésios 5:15-17 para 'remirmos tempo'. A Tradução NVI verte esta expressão por "aproveitando ao máximo cada oportunidade". Se você ler o texto, perceberá que o sábio aproveita essas oportunidades, mas os tolos não.

Alguns podem orar pedindo sabedoria para Deus, para que possam lidar com as situações difíceis pelas quais atravessam. Outros poderão apenas agradecer a Deus pelas lutas e vitórias. Tais orações são oportunidades para mostrarmos quão íntimos e dependentes somos de Deus. No final delas, expresse a Deus o seu desejo de dormir.

Nas noites de insônia, alguns têm escrito num caderno as lembranças e sentimentos que podem estar impedindo o sono. Por exemplo, alguém talvez escreva: 'Medo da entrevista para um possível emprego' ou 'não consigo esquecer o que aquela pessoa me fez'. Que tal, após praticar as sugestões acima, procurar aconselhamento bíblico, pedindo ajuda para confiar mais em Deus e não tremer diante de homens? Ou quem sabe ler um livro cristão ou versículos bíblicos que fortaleçam sua dependência de Deus? E no que se refere a alguma ofensa recebida, não seria proveitoso orar e deixar que a Bíblia lhe ajude a praticar o perdão? 

Deus permite que o homem viva menos que uma Carpa Chinesa, um peixe que pode viver, segundo pesquisas, mais de 200 anos! Há a tartaruga-rajada que vive cerca de 180 anos! Mas tais animais fazem tudo por instinto. Mas a nós nos foi dada a inteligência, e com ela podemos crescer em conhecimento e sabedoria aproveitando as dificuldades da vida para nos relacionarmos mais intimamente com Deus. 

Sabe que ideia eu tive na última vez que não consegui dormir, após ter acordado às 5 da manhã? - Fernando Galli, às 5h:28min.
_________________

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)