A ATITUDE DIFERENTE

Somos exortados biblicamente, direta e indiretamente, por meio dos exemplos, a viver neste mundo como pessoas diferentes. Não como “ETs”; mas, como pessoas de valor.

Como disse Jesus: “Vós sois o sal da terra, e a luz do mundo. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. - Mateus 5:13.

Quais seriam algumas das principais dificuldades para se viver essa diferença?

1. Querer ser diferente.
2. Saber o que é esta diferença.
3. Saber a medida desta diferença.
4. Saber o que fazer para ser diferente.
Pois bem, há alguns personagens bíblicos que realçaram bem essa diferença em seu tempo; facilitando, assim, nossa compreensão; e estimulando-nos a viver essa diferença. Daniel, associado a seus amigos adolescentes (1.8-19).

Perceba como revelaram sua diferença: (1) Desejaram. Resolveram firmemente. Tomaram uma decisão. Tornaram-se convictos. Diz o texto: “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia”, 8a. (2) Pediram. Tiveram coragem, atitude. Foram além da vontade. Diz o texto: “então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se”, 8b. O interessante é que isto, normalmente, produz o favor de Deus: “Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos”, 9. (3) Planejaram, revelando inteligência e perspicácia: “Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias”, 10-13. (4) Por fim, perseveraram. Foram fiéis ao planejamento feito. Mantiveram a palavra, o acordo assumido: “No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei”, 15.

Como consequência obtiveram o favor dos homens: “Com isto, o cozinheiro-chefe tirou dele as finas iguarias e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes”, 16. E o reconhecimento até dos inimigos: “Então, o rei falou com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei”, 19.

Às vezes temos uma vida medíocre, quando não ruim, por falta de objetivos, de objetivos bons. Muitos experimentam, ou mesmo vivem constantemente numa amarra que os impedem de evoluir; trazendo desânimo e dúvida sobre si mesmo, sobre o Senhor, sobre sua igreja, e até mesmo sobre seus relacionamentos familiares.

A questão é: Será que teriam esses problemas se estivessem engajados? Se tivessem a atitude de agir e reagir em conformidade com o ensinamento do Senhor?

Quando estamos envolvidos com o Reino, e sendo guiados pelos princípios do Senhor, não temos olhos, ouvidos e boca para aquilo que não deveria ser importante. Nossa atenção se volta para aquilo que traz glória a Deus, e edificação às pessoas.

Shoppings; vídeo games; amizadizinha murcha, sem graça; coisas que quando se olha para trás causam vergonha, seja pelos erros, pelos pecados, ou pela ausência de projetos, de ambição para o Senhor, de coisas construídas, de vidas gratas.

Podemos e devemos fazer a diferença em nosso viver, e isto depende de nossa atitude para com o que experimentamos em nosso dia-a-dia. Se, a tentação surge, a vontade de ser fiel deve prevalecer. Se, a provação aparece, a perseverança nos princípios divinos deve ser nosso culto. Se, o erro alheio, ou a agressão que machuca lhe assalta, o perdão e a compaixão devem surpreender. Se, a conversa destrutiva está na moda, é a atitude da edificação que deve reinar. Se, o desânimo alheio é evidente, é a motivação no Senhor que deve surgir como resposta.

Isto é ser sal e luz em um mundo rodeado de pecado e mediocridade.

É preciso entender que a diferença positiva se constata através da atitude. - Wagner Amaral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)