PÉROLA SECTÁRIA - UM "JEOVÁ" QUE NÃO SABIA QUE ADÃO E EVA PECARIAM!

Créditos - Cartunista Braga
Dentre os ensinos mais errôneos das Testemunhas de Jeová, considero o que ensina o Deus da Bíblia como um ser que apenas sabe o futuro quando quer. Uma heresia parecida àquela ensinada por alguns teólogos e pastores que professam o Cristianismo conhecida como teísmo aberto ou teologia relacional. As TJs não chamam a crença assim, mas afirmam que o "jeová" - a quem acredidam ser o Deus Verdadeiro da Bíblia - não sabia que Adão e Eva iriam pecar. Por que pensam assim? Afirmam: Primeiro, porque se Deus soubesse que eles pecariam, não os teria criado, pois se tornaria o responsável da entrada do pecado no mundo. Segundo, Deus preferiu não saber qual seria o final da história de Adão e Eva. 

Em primeiro lugar, Deus sabe o final desde o princípio. (Isaías 46:9, 10) O texto não diz que Deus conta o final desde o princípio apenas quando Ele quer. Em 1 João 3:20 lemos que Deus "conhece todas as coisas". Não diz que conhece apenas quando quer. Em Jó 37:16 aprendemos que sobre "aquele que é perfeito em conhecimento" - Deus. Como ser perfeito em conhecimento, se Deus se recusa a conhecer alguns eventos futuros? Jesus disse sobre o Pai: "Deus, o vosso Pai, sabe do que tendes necessidade antes que lho peçais". (Mateus 6:8) Wayne Gruden, teólogo cristão, com esses textos em mente conclui:
"Nossa definição do conhecimento de Deus implica que Deus conhece tudo num "ato simples" [...] no sentido de "não dividido em partes". Isto significa que Deus está sempre plenamente consciente de tudo. Se ele quisesse dizer o número de grãos de areia da praia ou o número de estrelas do céu, não teria de contá-las rapidamente como uma espécie de computador gigantesco, nem teria de procurar lembrar-se do número por se tratar de algo em que já não pensava havia algum tempo. Antes, ele sabe de todas as coisas simultaneamente." - Teologia Sistemática - Atual e Exaustiva. Página 137. Editora Vida Nova. 2005.
Como pode um Deus Todo-Poderoso, ao criar Adão e Eva, ter dito: "Prefiro não saber o final da história". A questão é: Deus sempre sabe de todas as coisas. Deus não usa sua presciência para advinhar, descobrir, fazer uma investigação. Então, por que Deus criaria Adão e Eva se já soubesse que através de Adão entraria o pecado no mundo?

Porque Deus é soberano, e assim Ele quis, e também porque Deus determinou que da descendência de Adão e Eva surgiriam homens fieis. Criar aquele casal que pecaria foi uma grande demonstração de amor de Deus por nós, pois mesmo herdando deles o pecado, Deus no amou, permitindo a nossa existência e nossa Salvação em Cristo Jesus.

Mas e o sofrimento? Sabendo Deus que eles pecariam, não seria o culpado pelo sofrimento humano? Não! Se assim fosse, Deus teria sido o culpado de Jesus sofrer. Ou será que Deus não sabia que Jesus sofreria? Da mesma forma que Deus sabia que Adão e Eva, perfeitos, pecariam e sofreriam, Deus antes da criação do mundo já sabia e havia determinado que Jesus, perfeito, sofreria por nós. Assim, apelar pela existência do sofrimento para anular o fato de Deus sempre saber de tudo cai por terra pelo simples fato de Deus enviar Jesus para sofrer por nós. 

Todavia, as TJs contra-argumentam (clique na foto abaixo para ampliar):
Fonte da matéria - http://www.youtube.com/user/queruvimwj#p/a/u/2/OmX8t-_mp30
Comparar a capacidade que alguém tem de deixar gravando um evento esportivo para assistir depois, e decidir se desejará saber o final desde o princípio ou não, com o Deus Todo-Poderoso, que tudo sabe, é um absurdo! No caso do evento esportivo gravado, o evento já havia acontecido. E a pessoa que lhe assistiria dependeu de algo - um aparelho - para ter isso em mãos. Mas Deus não depende de nada para saber algo. Deus sabe o futuro não apenas porque é onisciente, mas porque como Criador do tempo vê toda a história da criação como presente, não passado ou futuro. Ou seja, a forma de Deus enxergar o tempo (por Ele criado) não é a mesma que a nossa. É como se disséssemos que Deus está em todos os momentos - o que para nós é impossível compreender. - Isaías 55:8, 9.

Vejamos a seguir outra maneira pela qual as TJs são enganadas a crerem neste "jeová" que nada tem a ver com o Jeová da Bíblia:
Fonte da matéria - Idem a de cima
Onde está o erro dessa declaração ao lado? Quantas vezes meu falecido pai me disse: "Agora sei que você é um menino inteligente", após ele observar minhas notas no boletim escolar! Meu pai já sabia que eu era inteligente, mas me dizia aquelas palavras para mostrar-se interessado por mim, e encorajar-me a continuar estudioso. Outras vezes, meu pai sabia que eu não iria tirar uma boa nota porque eu não havia estudado. Era o óbvio. Mas o fato de ele já saber que iria mal na prova não o impedia de ficar magoado.

O mesmo se dá com Deus, mas de maneira infinitamente superior. Deus sempre soube que Abraão o temia, do contrário teria aprendido algo conforme o desenrolar dos fatos aconteciam. Mas Deus, acomodando-se à linguagem e ao conhecimento humanos, reconhece para Abraão que tinha evidências, dentro do desenrolar dos eventos da vida de Abraão, que ele O temia. Deus já sabia desde o princípio que Abraão o temeria, mas quando Abraão deu evidências disso, Seu conhecimento foi apenas confirmado. Da mesma forma, Deus já sabia que Israel pecaria, e ainda assim se magoava em cada pecado que eles cometiam. Se a interpretação TJ estivesse certa, significaria que Deus-Pai não ficou triste quando mataram seu filho no madeiro apenas porque já sabia que isso iria acontecer, conforme as profecias indicavam (as TJs creem que Deus sabia que seu Filho morreria por nós).

Quão feliz me sinto de crer no verdadeiro Deus - realmente Soberano, Onisciente, Todo-Poderoso! Quando vejo as TJs pregando de casa em casa, medito: Será que o "jeová" delas sabe pelo menos quantas horas cada uma delas vai trabahar de casa em casa, ou será que Ele espera para descobrir isso quando elas entregam o relatório nominal e mensalmente? Ao mesmo tempo, agradeço a Deus por ter criado Adão e Eva, mesmo sabendo de antemão do pecado deles. Quão gratos nos sentimos, então, por termos sido predestinados à salvação em Cristo Jesus, como graça de Deus, antes da fundação do mundo. - Efésios 1:3, 4.

E para final de conversa, se Deus predestinou pessoas a serem salvas em Cristo Jesus desde antes da fundação do mundo, isso prova que Ele sabia que Adão e Eva pecariam. Por quê? Porque Deus sabia que precisaria salvar, mas salvar pecadores, sendo assim, já sabia que o pecado entraria no mundo e através de quem. - Fernando Galli.

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)