PERFECT LIBERTY - HISTÓRICO E CRENÇAS DO MOVIMENTO

Templo da Igreja Perfect Liberty
Antes de estudarmos as crenças da Igreja Perfect Liberty, torna-se proveitoso um breve resumo do histórico deste movimento. Chogen Miki, monge budista, abandonou a seita Obaku Zen e converteu-se a uma outra chamada Tokumitsu-Kio, fundada em 1912 por Tokumitso Kanada. Chogen teria sido curado por Tokumitso de uma tosse incurável. Chogen recebeu um novo nome, então: Tokuharo. Este, após a morte de Kanada, em suas meditações, teria recebido revelações celestiais contendo preceitos de vida.

Em 1937, o governo japonês opôs-se ao movimento e em 1937 o dissolveu, prendeuTokuharo, o qual faleceu em 1938. Mas Tokuharu tinha um filho chamado Akisada, que também teve seu nome mudado por Kanada para Tokushika. Depois de preso um bom tempo, assume a liderança da seita como Oshieoya Sama (Mestre Sagrado) e em 1946 muda o nome do movimento para Perfect Liberty (Liberdade Perfeita, em inglês); segundo a história do mivimento, o nome em inglês (e não mais em japonês) devia-se ao fato do desejo de que este grupo se expandisse por toda a terra assim como o idioma inglês.

Aqui no Brasil, o movimento tem sua sede mundial em Arujá-SP. O atual Mestre Sagrado do movimento chama-se Takahito Miki, desde 4 de fevereiro de 1983. Para os seguidores do movimento, o Mestre Sagrado (Oshieoyá Samá) não representa apenas um cargo, mas o resultado de um estava muito avançado de união com "Deus" (força impessoal). Quais são as crenças do movimento?


CRENÇAS

A Igreja Perfect Liberty possui 21 preceitos, os quais são:

1º - Vida é Arte.
2º - A vida do homem é auto-expressão.
3º - O Eu é a manifestação de Deus.
4º - Há sofrimento se não se expressar.
5º - Ao se deixar levar pela emoção, perde-se o Eu.
6º - Você existe na ausência do ego
7º - Tudo existe em relatividade.
8º - Viva radiante como o sol.
9º - Todos os homens são iguais.
10º - Felicite a si e aos outros.
11º - Faça tudo confiando em Deus.
12º - Há uma função conforme o nome.
13º - Há um caminho para o homem e um para a mulher.
14º - Tudo é e existe para a Paz Mundial.
15º - Tudo é espelho.
16º - Tudo progride e se desenvolve.
17º - Capte o ponto central.
18º - Postamo-nos sempre na bifurcação entre o bem e o mal.
19º - Faça ao perceber.
20º - Viva no estado de perfeita união material-espiritual.
21º - Viva na Verdadeira Liberdade.

Aqui percebemos a crença em "Deus", não no Deus cristão, triúno, mas numa força. Com esses poucos dados sobre a Perfect Liberty em mente, certamente que poderíamos pensar em como abordá-los.

Seja Criativo ao partilhar sobre Deus e a Bíblia

No item 11º, observamos um "gancho" para o evangelismo. Faça tudo confiando em Deus. Dois textos bíblicos podem ser usados como base para acordo mútuo:
  • "Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio." - Salmos 62:8. 
  • "Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna." - Isaías 26:4
No item 21º, fala-se dobre a verdadeira liberdade. Jesus fala sobre a verdade libertadora. Poderia ser um bom início de diálogo o texto de João 8:32: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Diga que você também crê numa Perfeita Liberdade,conhecida nas Escrituras como "liberdade gloriosa dos filhos de Deus". (Romanos 8:21) Fale sobre Jesus, que nos libertou para sermos livres de fato, e não escravos do que é mau e corrupto. - Gálatas 5:1.

No item 3º, fala-se sobre "o EU é a manifestação de Deus". Embora não concordemos que sejamos parte de Deus, não iremos ofender os que assim creem, mas com palavras amorosas, podemos explicar que quando temos verdadeira fé em Deus e no seu Filho, Jesus, a Bíblia nos ensina que Deus passa a habitar em nós. (João 14:23) Depois de mostrar isso, sugiro que você relate a seu ouvinte como este Deus maravilhoso tem lhe ajudado a viver em gratidão, prestando atenção a seus atos e palavras, a não ser teimoso e afobado, a viver em harmonia como família, a não ter pensamentos que menosprezem o próximo, por exemplo. Essas, inclusive, são algumas das instruções da Perfect Liberty para uma vida religiosa bem-sucedida.

Esses três exemplos acima provam que podemos ser graciosos com os seguidores da Perfect Liberty. Embora discordemos de seus conceitos sobre salvação, Deus, entre outros, precisamos nos tornar tudo para com todos, a fim de ganhar alguns. (1 Coríntios 9:19-22) Não será em vão o nosso empenho. - 1 Coríntios 15:58.