SERÁ QUE O FILME ESPÍRITA "NOSSO LAR" IMPRESSIONA VOCÊ?

A Cidade Espiritual, segundo o Filme.
Um dos filmes espíritas que mexe com a mente de cristãos desavisados chama-se NOSSO LAR. Ele narra o encontro de espíritos desencarnados num "lindo local" e como os espíritos que vão para o umbral, o inferno espírita, podem sair dali e evoluir espiritualmente para se prepararem para futuras reencarnações. E os espíritos quando desencarnam, no filme, vão para colônias próximas da terra. Será que este filme retrata o verdadeiro ensino espírita ou é mera invenção não endossada pelo Kardecismo?


Por incrível que pareça, a doutrina espírita endossa a crença acima. Ela faz parte  da tremenda ficção kardecista, que apregoa haver vida reencarnada em planetas como Marte, Saturno, Júpiter e até Netuno. Veja:
"Marte - [...] é [planeta] mais antigo e mais adiantado do que a Terra no seu ciclo vital; está também, podemos dizer, mais evolvido do que o nosso planeta, considerando-se o conjunto de condições de habitabilidade, e a duração dos períodos que medem a existência [...]." - FLAMMARION, Camille. Os Outros Mundos. Estela. Trad. de Almerindo Martins de Castro. 9a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005.
"Saturno executa a sua revolução em torno do astro-rei a uma distância de 364 milhões de léguas. Nele, o ano equivale a 30 dos terrestres e se compõe de 10.750 dias. Seu volume é 734 vezes mais considerável do que o da Terra, sem contar com os anéis gigantescos que o circunvolvem e cujo diâmetro é de mais de 70.000 léguas. Esse mundo singular, com os seus numerosos satélites, forma, por si só, um pequeno universo. A temperatura, lá, resulta principalmente do calor próprio do planeta, é constante e mais elevada do que aqui. A atmosfera revela-se muito densa e carregada de vapores. Os materiais são de densidade sete vezes mais fraca do que entre nós, sendo, provavelmente, os saturninos seres aéreos. O mundo que habitam é único no sistema e a sua configuração deve dar lugar a fenômenos de inigualável esplendor. MARCHAL, V (Padre). O Espírito Consolador, ou os nossos destinos. 5a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. - 4a efusão.
Comentário - Até aqui, observamos que ser espírita e crer nessa doutrina, que se intitula de "Ciência", significa realmente ser muito aéreo nas divagações. Que conversa fiada é essa, escrita em livros publicados em 2005, em pleno terceiro milênio, afirmando que Marte é mais evolvido (ou evoluído) e mais adiantado do que a terra, e que os saturninos seriam seres aéreos? O que os astrônomos mais respeitados diriam sobre uma doutrina dessas que se julga científica? Continuando, observemos a ficção espírita revelada em seus livros.
“Vários Espíritos que animaram pessoas conhecidas sobre a Terra, disseram estar encarnados em Júpiter, um dos mundos mais próximos da perfeição, e ficaram admirados de ver, nesse globo tão adiantado, homens que, na opinião do nosso mundo, não eram tão elevados.” - Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, página 114, nota de rodapé, 3a. Edição, Editora Boa Nova.

"Netuno - [...] Sua órbita mede sete bilhões de léguas [46.200.000.000 km] e um ano dos seus equivale a 165 anos terrestres. Segue-se daí, que, nesse mundo, uma donzela de quinze primaveras é mais velha do que Herodes e que os anciães poderiam transmitir suas reminiscências ao nosso Matusalém!" - MARCHAL, V (Padre). O Espírito Consolador, ou os nossos destinos. 5a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. - 4a efusão.
“Astros errantes, [...] os cometas serão os guias que nos ajudarão a transpor os limites do sistema ao qual pertence a Terra, para nos transportar às regiões longínquas da extensão sideral.” - Allan Kardec, A Gênese, página 190, 14a. Edição Revisada e Corrigida, Editora Ide.
Comentário - Com todo respeito aos espíritas, afirmar que os desencarnados da terra irão morar em Júpiter, um dos mundos mais próximos da perfeição, que em Netuno há donzelas habitando aquele mundo, e que nós seremos guiados por astros errantes para regiões longínquas do espaço sideral - tudo isso não passa de balela! Somente quem tem uma mente fértil, guiada por mera credulidade, pode crer nisso! Seres evoluídos quanto à inteligência e um certo grau de conhecimentos gerais irá zombar de crenças desses tipos. E zombar com razão. Nesse último texto de Allan Kardec, a letra da música "Pegar carona nessa cauda de cometa /Ver a Via Láctea estrada tão bonita / Brincar de esconde esconde numa nebulosa / Voltar pra casa nesse lindo balão azul" seria possível! Continuemos:
"[...] os planetas são mundos semelhantes à Terra e, sem dúvida, habitados, como esta [...]." - KARDEC, Allan. A Gênese: os milagres e as predições segundo o Espiritismo. Trad. de Guillon Ribeiro da 5a ed. francesa. 48a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. - cap. 5, it. 12.

"[...] As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos." - KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Trad. de Guillon Ribeiro da 3a ed. francesa rev., corrig. e modif. pelo autor em 1866. 124a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004. - cap. 3, it. 2.

"As estrelas são estações divinas que nos esperam." - XAVIER, Francisco Cândido. Dicionário da alma. Autores Diversos; [organização de] Esmeralda Campos Bittencourt. 5a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004.
Comentário - Nem a Bíblia, muito menos Jesus ensinam tal ficção. Obviamente, os espíritas dirão que "na casa do Pai", conforme Jesus disse, "há muitas moradas", e estas se referem aos supostos infinitos mundos habitados por espíritos encarnados. Mas a pergunta é: Os ouvintes de Jesus, principalmente os apóstolos, saíram pelo mundo ensinando que as estrelas ou o o céu nos esperam? Jesus jamais pretendeu ensinar que evoluiríamos em sucessivas reencarnações, conhecendo novos mundos, a não ser o céu. - Hebreus 12:22.

Espíritos na Cidade "NOSSO LAR".
Para os que admiram o filme "Nosso Lar", observe as incríveis e científicamente incorretas palavras do já referido autor espírita e padre, sobre Marte:
"Os nossos astrônomos conseguiram levantar-lhe excelente carta, onde se lhe desenham os mares, os golfos e os continentes, carta que nos dá idéia muito favorável desse mundozinho, onde as terras, cortadas por inúmeros canais, lembram um pouco Veneza. [...]" MARCHAL, V (Padre). O Espírito Consolador, ou os nossos destinos. 5a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. - 4a efusão.
Será que Marte se parece com Veneza? Vejamos:


Para quem se ilude com ficções desse tipo, terá a oportunidade de conhecer, através do filme, uma cidade que possui:
1. Pavilhão da Reencarnação - Daí, os espíritos partem para reencarnar.
2. Ministério do Auxílio - Local de preces e preparação para reencarnações terrenas. É aqui que se organizam ajudas para os habitantes do umbral (local que habitam os espíritos que não estão muito a fim de evoluir).
3. Ministério de Esclarecimento - Aqui são recebidos os espíritos com potencial enorme para o trabalho e desejo de ajudar aos outros.
4. Ministério da Comunicação - Aqui sãorecebidos espíritos com alta noção de individualidade, e são também preparadas as mensagens a serem enviadas para a terra.
5. Ministério da União Divina - Aqui só há espíritos que não precisam mais reencarnar. Já evoluíram o suficiente.
6. Ministério da Elevação - Local em que os espíritos que precisam renunciar e se humilhar vão fazer tarefas bem prolongadas.
7. Ministério da Regeneração - Aqui são recebidos os espíritos resgatados do tal de umbral e preparados para outra vida.
8. Governadoria - Local onde os seis ministérios se reúnem.
Bom divertimento no filme de ficção! E caso fique emocionado(a), estarei ch[orando] por você! - Fernando Galli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - DEZESSEIS RAZÕES PARA NÃO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS

DEBATE: BATISTA X ADVENTISTA: OS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE - INSPIRADOS POR DEUS OU NÃO? (PROFESSOR AZENILTO BRITO X FERNANDO GALLI)