ESPIRITISMO KARDECISTA - CRIAM JÓ E JEREMIAS NA REENCAR- NAÇÃO?


Nossos queridos amigos que professam o Kardecismo e suas seitas dissidentes, no afã de promover a doutrina antibíblica da reencarnação, afirmam que Jó e Jeremias criam nessa doutrina. Para fundamentar sua tese, usam a Bíblia, nos seguintes dizeres:
"Na seara religiosa há ainda evidentes argumentos a favor da reencarnação. Vejamos o que nos diz o Velho Testamento. Em Jó, 1:21 e em Jeremias, 1:5, há dois trechos que são a pura expressão da reencarnação. Respectivamente “nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá....” e “antes de te formar no ventre materno eu te conheci...” Ora, os trechos são evidentes, apontando a existência de um ente inteligente antes de se formar o corpo carnal. Isso é reencarnação..." - http://www.ligaespirita.org.br/Artigos.asp?Id=57.
No caso de Jó 1:21, interpretam que se Ele saiu nu do ventre da mãe dele e nu voltaria para lá, evidentemente quis dizer: Nessa vida saí nu do ventre de minha mãe e na outra vida voltarei nu para aquela que for a minha mãe. Será mesmo que Jó quis dizer isso? Não! Ron Rhodes e Norman Geisler, com muita propriedade afirmam sobre essa passagem:
"Na condição de antigo livro de sabedoria hebreu, Jó acreditava que as pessoas trabalhavam "a partir do dia que saíam do ventre de sua mãe, até o dia que retornavam à mãe de todos [isto é, ao ventre da terra] (Eclesiástico 40:1, a seguir). Do mesmo modo, Jó utilizava a expressão poética "retornar para lá" [isto é: "para o ventre de minha mãe]", referindo-se à terra da qual todos nós viemos, e para a qual todos voltaremos (conforme Ec 12.7) [...] Jó não acreditava na reencarnação em um outro corpo mortal. Ele cria na ressurreição e num corpo imortal e declarou: "Porque eu sei que meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne eu verei a Deus". (Jó 19:26, 27) - GEISLER, Norman L & RHODES Ron. Resposta às Seitas. CPAD. São Paulo -SP. 2000.
Jó não está, então, falando de sua mãe literal, mas que veio nu, ou seja,  veio do pó, (pois descendeu de Adão que fora feito do pó) desnudado de suas riquezas, de seus bens, e para o pó (a terra), assim como Adão, voltaria. - Gênesis 3:19.

Por fim, o Salmo 139:13, 15 contém duas frases em paralelismo que explicam bem a relação "ventre da mãe" e "terra": "tu me teceste no seio de minha mãe" (v. 13) e "fui formado e entretecido como nas profundezas da terra" (v.15).

Por isso, CARSON afirma:
"O ventre [da] Mãe de Jó, ao qual ele irá retornar na morte, deve ser entendido como mãe-terra, de onde os seres humanos foram criados". - CARSON, D. A. Comentário Bíblico Vida Nova. Página 701. Vida Nova. São Paulo-SP. 2009.
Temos também um versículo no livro de Jó que põe fim a esta discussão. Falando da brevidade da vida e de seu sofrimento, ele comenta:
"Pois para uma árvore há esperança; mesmo quando cortada, volta a brotar, e os seus brotos deixam de existir. [...] O homem, porém, morre e se desfaz; sim, o homem entrega o seu espírito, e então onde se encontra? Como as águas de um lago se evaporam e um rio se esgota e seca, assim o homem se deita e não se levanta; não acordará nem será despertado do seu sono, até que não haja mais céu. Ah! Se tu me escondesses no Sheol, e me ocultastes até que a tua ira passasse, se me determinasses um tempo, e te lembrasses de mim! Quando o homem morre, por acaso por acaso voltará a viver? [...] Tu me chamarás e eu te responderei." - Jó 14:7-15.
Será que com as palavras acima Jó cria na reencarnação? Não sabemos quanto Jó sabia sobre a doutrina da Ressurreição, mas ao mencionar que o homem se deita (ou morre) e não se levanta (ou não será acordado do seu sono) e depois menciona que desejaria morrer (ir ao Sheol) para depois ser lembrado por Deus, o qual o chamaria - em nenhum momento Jó menciona renascer numa outra vida, mas se ele voltasse a viver, Jó seria ele mesmo!

Mas e quanto a Jeremias? Por que Deus disse a ele que "antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci"? (Jeremias 1:5) Não prova isso que Jeremias estava vivo, como espírito, preparando-se para uma nova reencarnação? O Deus Yahweh, no Antigo Testamento, no Livro de Isaías, afirma seu poder de conhecer o futuro: "Desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam". (Isaías 46:9, 10) Este é o cerne das palavras de Yahweh a Jeremias: "Desde a antiguidade, eu sabia quem serias". Os próprios espíritas definem presciência como: 
"A faculdade de pressentir as coisas porvindouras é um dos atributos da alma e se explica pela teoria da presciência [...]." A Gênese: os milagres e as predições segundo o Espiritismo. Trad. de Guillon Ribeiro da 5a ed. francesa. 48a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. cap. 17, it. 20.
Então, se admitem que uma pessoa pode pressentir um acontecimento, não fica difícil de compreender que o Todo-Poderoso Deus Criador já conhecesse Jeremias antes de ele nascer, e já houvesse predeterminado o ministério de Jeremias. 

Portanto, nem Jó, nem Jeremias, criam em vidas passadas. Nada a ver com reencarnação nos textos abordados. Que os espíritas possam compreender para a glória de quem disse: "Eu sou a ressurreição e a vida": Jesus Cristo. - João 11:25. - Fernando Galli.
___________________
 
Créditos da foto do oleiro - 
http://claudiounited.blogspot.com/2009_11_01_archive.html e
http://www.sobrearocha.com.br/wp-content/uploads/2007/06/maosdeoleiro.jpg