COMO ENCARAMOS OS IDOSOS?


Enquanto a Bíblia ordena: "Levanta-te diante dos idosos, honra a pessoa do ancião e teme o teu Deus. Eu ou o SENHOR" (Levítico 19:32), muitas pessoas encaram os idosos da seguinte forma: "O velho é o adulto de cabelos brancos, socialmente inútil e irremediável".[2] De fato, há muitos relatos de idosos sendo maltratados pela família, através do descaso, do abandono, e até mesmo pelo desrespeito do Governo, o qual não é capaz de garantir aposentadorias e pensões justas, bem como um sistema de saúde competente para quem contribuiu com a história política, econômica e social de seu país por longos anos.

Por que honrar os idosos?

Nas línguas originais, o verbo "honrar" e o substantivo "honra" transmitem a ideia de "ser pesado", "reputação", "preço", valorização". [1] Com isso em mente, e sabendo que seremos idosos um dia, a menos que uma fatalidade ou a volta de Cristo não nos permita esse privilégio, ao encontrarmos com idosos, nas ruas, praças, templos, devemos honrá-los pelos seguintes motivos:
  • Porque é uma questão de amor e gratidão por tudo o que eles já fizeram de bom por você e por alguém;
  • Porque Deus nos ensina a honrá-los através de sua Palavra, a Bíblia, e conforme o texto de Levítico 19:32, honrá-los e colocado em paralelismo com temer ao SENHOR.
  • Porque eles têm muito que nos ensinar, pela sua sabedoria e experiência de vida.

Seria algum exagero aplicar a expressão de Jesus "brilhe a vossa luz diante dos homens" (Mateus 5:16) no modo como honramos os idosos?

Como podemos honrar os idosos?

Tudo que se aprende com a Bíblia, deve-se diminuir a brecha entre o saber e o fazer. (João 13:17) Se sabemos que precisamos honrar os idosos, temos que praticar o amor em ação. Como honrá-los?
  • Por respeitá-los como eles são;
  • Darmos a eles a devida valorização;
  • Sermos carinhosos com eles como foram um dia conosco;
  • Compreendermos os seus problemas;
  • Reconhecermos a importância deles em nossas famílias;
  • Jamais fazê-los se sentirem esquecidos;
  • Sermos uma constante surpresa na vida deles. Carlos Drummond de Andrade escreveu: "Há duas épocas na vida - infância e velhice - em que a felicidade está numa caixa de bombons."

Com essas poucas sugestões, podemos mudar o quadro de descaso para com os idosos. O cristão moldado pelo caráter de Cristo pratica naturalmente o honrar os idosos e o dar-lhes a devida valorização. Qual foi a última vez que você cumprimentou, abraçou ou beijou um idoso (não vale a sua avó)? No templo, quantas vezes ajudou um idoso, deu-lhe boas vindas, saudou-o com a paz de Cristo (ou da forma como sua igreja está acostumada)?

Conclusão

Preste atenção e reflita em Levítico 19:32, nos três verbos principais da primeira parte do texto: Levanta-te, honra e teme. "Honrar" está em paralelo com "temer" a Deus. Oremos e tenhamos atitudes humanas e cristãs para com os nossos idosos. O Antigo de Dias, nosso Deus, alegra-se muito com aqueles que se importam com os idosos - com palavras e ações. - Fernando Galli.
____________

[1] VINE, W. E. & UNGER, Merril F. & WRITE JR, WILLIAM. Dicionário VINE. Paginas 145, 146, 694, 695. Editora CPAD. 3ª. Edição. 2003.
[2] BERNANDO, Salovi. O Idoso Ativo. Página 77. Juerpe. Rio de Janeiro. 2000.