SERÁ QUE TEMOS TRADIÇÕES COMO OS CATÓLICOS ROMANOS?

Depois de tanto lutarmos contra a heresia Católica Romana sobre a "A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constitu[ír]em em um só depósito sagrado da Palavra de Deus, confiado à igreja.” (Documentos do Concílio Ecumênico, Vaticano II, página 354, item 10, Editora Paulus, 2a. Edição, 2002, Bold acrescentado), percebemos no meio Cristão tradições também heréticas, produto de mentes ateológicas, as quais, igualmente às tradições católicas, contradizem as Escrituras. 

Por exemplo, se a motivação do Católico, ao depositar dinheiro aos pés de seu "santo" preferido, é barganhar com ele e Deus, para receber "graças" e "bênçãos", o mesmo tem sido observado quando nossos irmãozinhos entregam seus dízimos e ofertas pensando em bênçãos, como se isso fosse uma troca. Sem contar na tradição errônea e sem a menor base bíblica de levantar os envelopes de dízimos e ofertas para se orar por eles, como se isso melhorasse algo - atitude essa que visa privilegiar e enaltecer quem oferta em detrimento dos que não ofertaram. 

Pensemos também na tradição católica romana de se orar a um santo preferido. E não é que se vê essa mesma tendência entre os evangélicos, quando preferem orações em seu favor feitas por certos pastores, porque eles fazem uma oração mais forte, que dá mais certo? Onde está a fé desse povo? E assim como há "santos" católicos especialistas em olhos, causas urgentes, bêbados, assim também há líderes venerados (se já não adorados!), especialistas para realizar "milagres" específicos? Eu realmente creio que, se Deus quiser, Ele cura, mas que ele distribui o dom de curar câncer para uns, olhos para outros, ou o dom de eliminar vida financeiramente falida para outros, bem como a crença de haver anjos com suas especialidades de curas específicas - tudo isso completamente fora das Escrituras. 

E o que falar das tradições católicas sobre penitências e práticas de sacrifícios pessoais com a motivação de purgar pecados e receber proteção e cura divina? Errado, não é mesmo? Todavia, qual a sua motivação quando você jejua, lê a Bíblia inteira em seis meses, participa de campanhas de oração, acordar todos os dias às 4:17 da manhã para orar? De modo algum estou afirmando que orar, jejuar, ler a Bíblia demais sejam práticas errôneas, mas por que você e eu devemos fazer isso? Será que não há uma tentativa de barganha com Deus, ou é por agradecimento genuíno a Deus? 

Observe, agora, outra tradição romana sobre Maria: "“Assunta aos céus, não abandonou este múnus salvífico, mas por sua múltipla intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna. (...) Por isso, a bem-aventurda Virgem Maria é invocada na Igreja sob os títulos de advogada, auxiliadora, protetora e medianeira.” (Catecismo da Igreja Católica, página 274, Item 970, Edições Loyola, São Paulo, 1999, reimpressão de dezembro de 2004 (Citação de Lumen gentium, página 62) Que errado, não? Mas não é que para alguns evangélicos há pastores e líderes que salvam "hei hei hei, nosso "apóstolo" é nosso Rei!" "Prenderam nosso Apóstolo! Batalharão contra o Cordeiro, mas não prevalecerão!" E chegam a ponto de considerá-los como intercessores especiais, pois a oração deles é melhor que a dos outros. E pior, até mesmo tocar nesses "pastores", "bispos" "apóstolos", "vice-deuses" cura, liberta, salva, purga pecados. Que raio de suficiência de Jesus Cristo é essa? - Fernando Galli.

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS