SENTE DE LONGE O CHEIRO DA HERESIA?


Quando vamos a um restaurante, caso percebamos na comida um cheiro estranho, logo chamamos o garçom para tomar as devidas providências. A comida não deve estar boa.

Quando entramos no banheiro de certos estabelecimentos, o fedor tão forte nos incomoda até a alma. Pessoas normais apreciam aromas agradáveis e repudiam cheiros desagradáveis.

Mas há alguns indivíduos que sofrem de anosmia - a perda do olfato, ou seja, a incapacidade de sentir cheiros. Outros, ficam gripados e momentaneamente também não sentem cheiros. Há aqueles também que já se acostumaram com o cheiro, bom ou mau, de um determinado ambiente que para eles não há mais reação positiva ou negativa. Mas há aqueles bons de faro, que de longe identificam odores. Outros são especialistas, como os degustadores de vinho, que antes de os saborearem, cheiram-nos para tirarem suas primeiras impressões.

Às vezes perguntar para alguém: Que cheiro é esse? Interessante que quanto ao verbo cheirar, às vezes empregamos a expressão "isso não está me cheirando bem", significando que algo nos incomoda.

Com isso em mente, quando o assunto é distinguir uma doutrina correta de uma falsa, uma heresia - como você reage? Sente o cheiro de longe do erro ou sofre de anosmia espiritual?

Não posso acreditar que haja tantos cristãos insensíveis ao erro doutrinário, embutido nas letras de nossas músicas gospel, nas mensagens de púlpito, nos programas de rádio e de televisão e nas literaturas cristãs. Parece haver, na Igreja de Cristo, ou à margem dela, uma igreja de anões na fé, doente espiritualmente, incapaz de crescer na fé a ponto de não diferenciar o certo do errado. - Hebreus 5:14.

Quais seriam as evidências de que não se sente o cheiro mau da heresia? Dentre tantas podem-se citar:
  • Louvar a Deus com músicas de movimentos considerados como seitas ou com letras com erros teológicos;
  • Não se questionar quando líderes pregam o evolucionismo ou doutrinas estranhas à sã doutrina;
  • Não ajudar maçons na Igreja a deixarem essa organização condenável pela fé crista;
  • Tolerar imoralidade sexual com a escusa de que isso já faz parte da cultura do povo.
Assim como um pouco de fermento leveda a massa toda (1 Coríntios 5:6; Gálatas 5:9), assim também "a mosca morta faz o unguento do perfumador exalar mau cheiro". (Eclesiastes 10:1) Igreja que não discipula com a Bíblia, e de modo sério, exala esse ar perigoso de se cheirar. E esse ar vem de fora e de dentro de nossas igrejas. - Atos 20:28-31.

Que possamos reconhecer de longe o mau cheiro das heresias, evitando-as, e quando possível ajudar pessoas, em amor, a estimularem seu olfato espiritual. Que possamos auxiliá-las também, com amor e graça, a se limparem de suas heresias espirituais que se chocam com a sã doutrina. - Tito 1:9. - Fernando Galli.