POSSO PENSAR? - REAGE VOCÊ AO PECADO TARDE DEMAIS?


Costumamos ouvir a expressão: "Eu sei até aonde devo ir". Mas saber até aonde se deve ir não garante que não ultrapassaremos os limites. Por exemplo, alguém pode afirmar: "Eu namoro no escuro, atrás da minha casa, mas sei até aonde permitirei meu namorado agir." Pense bem: Namorar escondido no escuro já constituiu avançar os limites. Daí para tocar em partes íntimas e fornicar não custa nada. 

E se os dois namoradinhos têm tanta certeza que não irão fornicar, pergunto: "Por que não vão a um motel? "Ninguém" está vendo mesmo! E entre namorar no escuro, seja no quintal ou dentro de um carro e numa cama confortável, muito melhor seria o motel! Na verdade, ninguém pode confiar em seus impulsos sexuais. Por isso, fujam da fornicação. - 1 Coríntios 6:18.

Outro cristão incauto poderá também dizer: "Sair com meus amigos não-cristãos numa cervejada não me significa problema. Eu sei até aonde ir!" A Bíblia, por outro lado, adverte o cristão a evitar "más companhias" (ou más conversações). (1 Coríntios 15:33) Ir com não-cristãos a festas ou a encontros longe da família já significou ir além, pois pode influenciar servos de Deus a desenvolver os mesmos costumes dessas pessoas: contar piadas obscenas, compartilhar aventuras sexuais passadas, dentre outras práticas errôneas. Dia a Bíblia:
“Pois é de dentro do coração dos homens que procedem maus pensamentos, imoralidade sexual, furtos, homicídios, adultérios, cobiça, maldade, engano, libertinagem, inveja, blasfêmia, arrogância e insensatez. Todas essas coisas más procedem de dentro do homem e o tornam impuro.” - Marcos 7:21-23, Almeida Século 21.
Se desejamos ajudar essas pessoas, nós quem deveríamos convidá-las para ir à igreja, ou para as duas famílias tomarem um lanche e aproveitarmos, então, a oportunidade para falarmos sobre Deus. 

Todas as vezes que damos um passo além do desejo de pecar, já avançamos os limites. A Bíblia nos adverte:
"Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte." - Tiago 1:14, 15, Nova Tradução na linguagem de Hoje.
Desejos maus passam por nossas mentes. Dependerá de quão espirituais ou carnais somos para resistirmos ou não a esses desejos e focarmos nosso pensar em Deus. 

Paulo escreveu:
"As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz." (Romanos 8:6, NTLH) 
Dirão alguns: "Culpa do Diabo!" Com certeza, em certos casos, mas em muitos, culpa nossa. Não vigiamos. Pecamos porque não "confiamos no SENHOR de todo o nosso coração e nos estribamos no nosso próprio entendimento". (Provérbios 3:5) Daí, após quilômetros depois da hora certa de agir, torna-se difícil de reagir. Certamente, colher-se-á o que se plantou. (Gálatas 6:7) Diz um ditado: "Não podemos evitar que um passarinho pouse em nossas cabeças, mas podemos evitar que ele faça ninho." Deus nos ajuda a agirmos na hora certa desde que façamos a nossa parte. - Fernando Galli.