"CULTINHOS" - UMA BÊNÇÃO PARA CRIANÇAS E JUNIORES?


Certamente, as crianças devem ter seu momento e seu espaço na adoração e no louvor nas igrejas cristãs. Também precisam de professores criativos, preparados para ensinar a elas as maravilhas da Palavra de Deus. Estes "jovenzinhos" são como "Timóteos" - o presente e o futuro de nossas igrejas.

E sobre Timéteo, Paulo disse: "E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus." (2 Tmóteo 3:15) Interessante que a palavra grega usada para "infância", dirigida a Timéteo, é "bréfos", e significa uma criança recém-nascida. Os nossos "Timotinhos" precisam de instrução no lar (Deuteronômio 6:6, 7) e no templo.

Se esses cultinhos forem ocasiões para apenas retirar os filhos irriquietos da igreja, para deixar os pais mais sossegados e servirem ainda para isentar os pais de falarem de Bíblia com seus filhos, estes crescerão em estatura, mas não em sabedoria e em graça. (Veja Lucas 2:52) Não se firmarão na Palavra. Se esses cultinhos apenas ensinarem desenhos bíblicos, brincadeiras, e não houver professores capacitados para ensinar Bíblia às crianças como se deve, nossos "Timotinhos" não aprenderão "as letras sagradas".

Todavia, quando fui pregar numa igreja, observei uma professora conquistar a atenção de 200 criancinhas. Sua voz, seus gestos, sua atenção - tudo indicava o preparo dela. Não resisti e pedi para ficar no local deles, momento da EBD que antecedia a mensagem do preletor. A professora fazia a diferença. A mensagem dela era bem bíblica, numa linguagem para crianças. Todas em silêncio se sentiam envolvidas com suas palavras. Sem dúvida, tratava-se de um ensino cristão. Certamente, a igreja investiu no treinamento dela para aprimorar seu dom, por isso, sentiu-se mais capacitada para motivar os jovenzinhos."

Mas em muitos cultinhos, uma lástima! As crianças, em vez de momentos com Deus, desfrutam de momentos umas com as outras apenas.

Pais, pastores, professores e lideranças: Os pequeninos, - crianças e juniores - todos precisam aprender a gostar mais da Bíblia para que se observe neles a influência do Deus da Bíblia em suas vidas. (Salmo 119:97) Os "cultinhos" devem ser ocasião para que elas adorem a Deus na realidade delas, tendo como centro o exemplo de Jesus, que "crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens. (Lucas 2:52)". - Fernando Galli.

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS